Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Tudo o que você precisa saber sobre imóveis de alto padrão

11/01/2019

Investir em um imóvel de alto padrão é ter um produto diferenciado no mercado. Além da localização privilegiada desse tipo de empreendimento, apartamentos e casas de luxo têm acabamento e design criado especialmente para o projeto.

Em muitas construções, arquitetos renomados ficam incumbidos de criar o design do imóvel. Sendo assim, as unidades ganham um charme especial e ainda são totalmente funcionais.

Imóveis de alto padrão possuem um valor patrimonial elevado e quem investe nesse tipo de empreendimento tem consciência do potencial de valorização a médio e longo prazo de casas, apartamentos e lotes em condomínios de luxo.

Se você tem interesse em investir nesse segmento, este post é para você. Nele, explicaremos o conceito de imóveis de alto padrão, quais são as características desse tipo de construção, vantagens de se investir no mercado de luxo e quais cuidados devem ser tomados no momento da compra. Acompanhe!

O que é um imóvel de alto padrão?

É comum que as pessoas pensem que o preço é o principal indicativo de um imóvel de alto padrão. Mas nem sempre é assim, pois um apartamento simples, antigo, que está localizado em um local privilegiado pode ter um valor bem mais elevado do que um imóvel de luxo.

Claro que o valor de investimento é um fator importante, pois tudo que é diferenciado também tem um custo elevado. Os imóveis de alto padrão se destacam por causa de sua localização e de outras características e, ao contrário que muitos pensam, nem sempre o tamanho do imóvel é um parâmetro para que ele seja considerado de luxo.

Isso porque há apartamentos, lofts e studios bastante compactos que são vendidos por alguns milhões de reais e o principal motivo para essa valorização é justamente a região do imóvel. 

Quais as características de um imóvel de alto padrão?

Para determinar que um imóvel tem um alto padrão de qualidade, ele precisa ter algumas características específicas. Claro que não há uma regra, pois alguns empreendimentos podem ser mais modernos. Afinal, hoje em dia, as construtoras investem pesado em tecnologia, tudo para facilitar a vida dos moradores.

Então, as características que definem um imóvel de luxo podem variar de acordo com a idade do imóvel, tamanho da construtora responsável e porte da cidade. Mas quais são esses atributos e como eles influenciam a qualidade de vida dos moradores? É o que veremos nos próximos tópicos. Confira!

Localização

Uma localização privilegiada é uma das principais características de imóveis de luxo. Isso porque clientes desse segmento prezam muito por status, além de qualidade de vida e, dessa forma, estão em busca de opções que oferecem tudo que eles procuram em uma casa ou apartamento.

Os bairros voltados para esse tipo de construção próximos a praias, parques e lagoas são sempre muito visados pelos clientes que desejam investir em algo diferenciado. Outro fator importante que contribui para o alto valor de um imóvel é a segurança do local. 

Além disso, o porte da cidade interfere bastante no preço e na valorização do bem. Por exemplo: investir em um imóveis de alto padrão em BH é bem diferente de aplicar seu dinheiro em uma casa de luxo em uma cidade de interior. Isso porque, além dos valores serem diferenciados, o conceito de luxo pode mudar de acordo com o padrão de vida e renda das pessoas que moram na região.

Serviços diferenciados

Alguns condomínios de luxo oferecem aos moradores diversos mimos, pois quem compra um apartamento ou casa por um valor tão alto quer se sentir especial. Por isso, é comum que haja dentro desses espaços spas, inclusive com massagistas para atender aos moradores.

O serviço de concierge — pessoa que fica à disposição dos moradores — também é uma característica de imóveis de luxo. Nesse tipo de empreendimento, há a presença de recepcionista, portaria 24 horas e manobrista, tudo para facilitar a vida dos moradores.

Acabamento de primeira linha

Um dos principais diferenciais de imóveis de luxo é o acabamento da unidade. É isso que fascina grande parte dos clientes, pois os pisos e revestimentos são da melhor qualidade e, ainda, prezam pela elegância e bom gosto. 

As áreas comuns dos prédios também têm um acabamento diferenciado, com pisos e paredes da melhor qualidade. Pedras e madeiras nobres são muito utilizadas nesse tipo de empreendimento. É comum que em prédios de luxo também haja esculturas, vasos e quadros para deixar a área externa mais charmosa.

Elementos da natureza como árvores, flores e folhagens também são comuns, já que deixam o ambiente mais bonito e aconchegante.

Infraestrutura

Quem deseja investir em um imóvel de luxo preza muito por conforto e segurança. Por isso, esse tipo de empreendimento deve ter uma infraestrutura completa, que conte com um monitoramento interno eficiente e moderno, além de uma área de lazer completa.

Condomínios de alto padrão, em geral, não têm somente uma piscina e área para crianças, mas diversas opções de diversão para toda a família.

Arquitetura diferenciada

Muitos clientes que procuram imóveis de alto padrão estão em busca de algo exclusivo. É como acontece com roupas e acessórios de grife, pois o consumidor quer se sentir especial e único. Por isso, prédios desenhados e assinados por arquitetos renomados são bastante valorizados aos olhos de pessoas mais exigentes.

Recursos tecnológicos 

A tecnologia invadiu o setor imobiliário, e os condomínios de luxo usam e abusam dos recursos para oferecer mais conforto e praticidade aos moradores. Há construtoras que criam, até mesmo, aplicativos específicos para cada empreendimento construído pela empresa.

Esses aplicativos permitem que os moradores controlem a distância o apartamento por meio do celular ou tablet, ou seja, eles podem apagar e acender luzes, fechar janelas, ligar e desligar o ar-condicionado mesmo sem estar em casa, apenas utilizando um aparelho móvel. 

Os prédios altamente luxuosos utilizam tecnologia de ponta em toda sua infraestrutura como elevadores, portas, portões de acesso, alarmes de segurança e televisões. As áreas de acesso comum, em geral, têm internet sem fio para o uso dos moradores.

Como investir em imóveis de alto padrão?

Se você procura um investimento seguro, aplicar seu dinheiro no mercado de luxo é uma boa opção. Nesse segmento, não há preocupações em relação a flutuações no mercado financeiro ou por quebra de bancos, como acontece com outros tipos de aplicação que, se você tiver muito dinheiro investido e o banco for à falência, você perde uma boa grana.

Além de ter um imóvel diferenciado, exclusivo no mercado, você ainda conta com as chances de valorização daquele bem, que pode ser vendido depois de alguns anos por um valor maior. 

Além disso, investir em imóveis é uma excelente opção para quem deseja construir patrimônio e deixar herança para os filhos e netos. Mas como investir nesse tipo de empreendimento? A seguir, daremos algumas dicas. Vamos lá?

Invista em lotes em condomínios

Quando falamos em imóveis de luxo, não nos referimos apenas a casas e apartamentos, mas lotes também. Investir em lotes em condomínios de alto padrão em capitais e cidades nos arredores de grandes centros é uma boa escolha, que pode trazer bons rendimentos em longo prazo.

Dependendo das melhorias na infraestrutura da região mais adiante, aquele lote pode valer um bom dinheiro depois de alguns anos.

Invista em imóveis na planta

Imóveis na planta são mais baratos do que prontos, mesmo na categoria alto padrão. Sendo assim, depois de concluída a obra de um imóvel em construção, seu valor já é mais alto. Então, se você quiser vendê-lo imediatamente após a sua conclusão, já terá um bom lucro.

Além disso, imóveis na planta oferecem melhores condições de pagamento, pois a entrada pode ser paga durante o andamento da obra. 

Outro benefício de comprar um imóvel de luxo ainda na fase de obras é que você pode fazer alterações na planta, como mudar os cômodos, escolher os acabamentos, entre outras mudanças.

Invista em imóveis usados

Quando falamos em investir em imóveis de luxo, não significa que você pode aplicar seu dinheiro apenas em apartamentos e casas novas. Imóveis usados também são boa opção para quem quer entrar nesse segmento.

Claro que, no momento de adquirir um apartamento ou casa já usados, você precisa levar em consideração a idade do bem e as condições nas quais ele se encontra. Se a casa ou apartamento em que você tem interesse for bem mais antigo, o ideal é contratar um perito para fazer a avaliação de imóvel, pois, assim, você terá certeza de que está comprando o bem pelo preço que ele vale.

Invista em imóveis para alugar

Se você pensa em ganhar dinheiro com imóveis, cogite a ideia de comprar para alugar. Nesse caso, é importante fazer a escolha certa do imóvel. Por exemplo: em cidades grandes, onde se encontram muitas faculdades e universidades, é comum que jovens do país inteiro fixem moradia para estudar.

Então, se sua ideia é comprar um apartamento para locar para estudantes, precisa levar em consideração o perfil de seus clientes antes de fechar a compra.

Construa imóveis para vender ou alugar

Outra opção para quem deseja viver de rendimentos no setor imobiliário é construir para vender ou alugar. Embora pareça um pouco custoso financeiramente e também dê um pouco mais de trabalho, ao construir um imóvel você vai poder escolher o tamanho, o acabamento, a disposição dos cômodos, enfim, a construção será feita ao seu gosto.

Use a razão e não e a emoção na hora de investir

Um investidor nunca deve comprar um imóvel baseado na emoção. Isso porque sua intenção naquela compra é ganhar dinheiro, nada mais. Então, a razão é que deve ser a guia de um bom investidor nesses momentos.

Na hora de visitar um imóvel, ponha na balança todos os prós e contras daquela aquisição para ter certeza de que o investimento vale a pena.

Quais as vantagens de investir em imóveis de alto padrão?

Comprar imóveis é um tipo de investimento que sempre dá retorno e não oferece riscos. No caso de bens de luxo, nem mesmo com mudanças e instabilidade econômica há grandes alterações de preço.

Se você ainda tem dúvidas se vale a pena investir nesse segmento, elencaremos algumas vantagens que você terá ao apostar na compra de imóveis de luxo. Confira!

Alta rentabilidade e lucratividade

Imóveis populares e de médio padrão não oferecem uma boa lucratividade, visto que sua valorização não é tão alta quanto um imóvel de luxo. Por isso, quem gosta de investir para ganhar dinheiro e tem a oportunidade de adentrar esse segmento tem a possibilidade de um bom retorno.

Se você fizer uma pesquisa no site Viva Real, vai encontrar apartamentos no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, com o valor do aluguel de até R$ 20 mil reais. Claro que há imóveis com valor de locação mais em conta, mas estamos citando apartamentos grandes, com mais de 300 metros quadrados.

Então, mesmo que o investimento inicial seja alto, o retorno vale a pena. Isso porque você precisará pagar pelo imóvel apenas uma vez e terá uma renda mensalmente, desde que consiga alugar o bem.

Mercado sempre em alta

Ao contrário de outros segmentos, o mercado de luxo nunca entra em crise. De acordo com uma matéria publicada no Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), a recente crise econômica pela qual passou não atingiu o setor de imóveis de alto padrão.

Conforme o estudo, no terceiro trimestre de 2015, as vendas cresceram 32% em relação ao mesmo período de 2014. Isso porque em 2015 o mercado imobiliário se encontrava em plena crise, com imóveis encalhados em diversas partes do país.

Ainda segundo o sindicato, isso acontece porque as transações do mercado de luxo não dependem de financiamento imobiliário. Mesmo que os bancos limitem o valor da concessão de crédito em época de recessão financeira, pessoas interessadas em comprar casas e apartamentos de alto padrão têm recursos próprios para pagar a maior parte do valor do bem à vista.

Alto valor agregado

Imóveis de alto padrão são construções diferenciadas, começando pelo projeto arquitetônico que, muitas vezes, é feito por profissionais famosos e bem requisitados no mercado. Aliás, esse é um dos principais motivos da alta valorização desses imóveis: o design exclusivo, fato que chama muito a atenção de clientes mais exigentes.

Não são somente os detalhes estéticos que valorizam o bem, mas toda a infraestrutura do imóvel. Isso significa que você não está comprando apenas uma casa ou apartamento, mas design, elegância, exclusividade, conforto e bom gosto. 

Comprar um imóvel de alto padrão é um benefício que poucas pessoas têm, mas com o qual muitos sonham. Quem não quer morar em um local totalmente diferenciado e projetado pensando no bem-estar de seus moradores? Esse é um bom argumento para ser usado no momento de vender ou alugar seu imóvel, não acha?

Quando investir em imóveis de alto padrão?

Mas qual seria o momento ideal para comprar um imóvel de alto padrão? Será que há uma hora perfeita para realizar a compra? Bom, isso depende muito de seu objetivo e de como o bem será quitado.

A seguir, vamos dar algumas dicas para você descobrir se é o momento de investir em imóveis de alto padrão.

Você sabe quanto quer investir

Na categoria imóveis de alto padrão, você vai encontrar casas, apartamentos e lotes de todos os preços. Em Belo Horizonte, você encontra lofts de menos de R$ 1 milhão, bem como coberturas de mais de R$ 10 milhões. Então, antes de sair procurando uma casa ou apartamento para comprar, pense em quanto você quer e pode investir.

Caso você pense em recorrer ao financiamento imobiliário, avalie quanto seria viável financiar para não pagar uma dívida por muito tempo.

Quer fazer um investimento seguro

Se você busca fazer um investimento seguro, comprar um bem imóvel de alto padrão é uma excelente escolha. Isso porque não há risco de o bem se desvalorizar com as oscilações do mercado financeiro nem de você perder seu bem. Depois de pago e registrado em seu nome, não há como perder o imóvel.

Tem dinheiro para pagar quase todo o imóvel à vista

Imóveis de luxo custam muito dinheiro, isso todos sabem. Então, se você já tem uma boa parte para pagar a compra à vista, é sinal de que é hora de investir. Claro que você pode recorrer ao financiamento imobiliário, mas se puder pagar a maior parte em dinheiro, melhor para você.

Financiamentos bancários têm juros e, como o objetivo do investimento é ganhar dinheiro, quando você paga taxa de juros para o banco, sua margem será bem reduzida. 

Encontrou uma boa oportunidade

No mercado imobiliário, muitas vezes, aparece aquela oportunidade que só se vê em “um milhão de anos”. Então, caso aconteça de você encontrar um imóvel com um valor muito bom, não perca a oportunidade.

Claro que isso não significa comprar um bem que está sendo vendido com um valor muito abaixo do que realmente vale, mas, sim, encontrar um imóvel com um preço bacana em uma localização super privilegiada.

Imóveis na planta costumam ser boas oportunidades, pois costumam ter um valor mais baixo em relação aos prontos. 

Pesquisou bastante sobre imóveis de alto padrão

Comprar um imóvel, seja de qual padrão for, exige muita pesquisa. É preciso consultar a internet, olhar os sites de construtoras, imobiliárias e corretores Por isso, pesquise imóveis em diferentes bairros, mas dentro do valor estabelecido para a compra. 

Quando encontrar um imóvel de seu interesse, marque uma visita para ver se o local é mesmo o que aparenta nas fotos e vídeos criados para a divulgação do bem.

Além disso, antes de fechar o contrato, você precisa tirar todas as suas dúvidas com o corretor em relação ao empreendimento. 

Quais os cuidados ao investir em imóvel de alto padrão?

Mas nem tudo são flores na hora de investir em imóveis de luxo — é preciso tomar alguns cuidados. Lembre-se de que você vai fazer uma aplicação de seu dinheiro. Então, precisa ficar atento para não perder grana na transação.

Quer saber quais são os cuidados necessários para fazer a compra correta? Vamos citar alguns agora mesmo!

Fique atento à liquidez do bem

Comprar uma casa ou imóvel para morar é bem diferente de adquirir esse tipo de bem com a intenção de ganhar um dinheiro. Então, na hora de escolher uma casa, apartamento ou lote é importante observar a liquidez do bem, principalmente se você pretende comprar para vender. 

Caso contrário, corre o risco de ficar com o imóvel “encalhado” por muito tempo e vendê-lo por um preço bem menor do que vale.

Desconfie de valores muito baixos

Claro que, às vezes, aparecem boas oportunidades e aquele imóvel é vendido por um valor abaixo do mercado. Mas quando o valor é muito menor do que casa ou apartamento realmente vale, fique esperto, principalmente quando tratar diretamente com o proprietário ou comprar um bem usado.

Nesses casos, o imóvel pode esconder alguns problemas como: inadequações na infraestrutura ou em sua documentação. Nesses casos, aquele ditado que diz o “barato sai caro” casa perfeitamente com essa situação.

Verifique o valor do condomínio

Esse é um ponto muito importante na hora de comprar qualquer tipo de imóvel, mas se o bem for de alto luxo, é preciso ter mais atenção ainda. Por isso, desconfie quando o valor do condomínio estiver muito barato, principalmente, quando no local há sauna, piscina, quadras poliesportivas, spas e muitos recursos tecnológicos. 

Além disso, condomínios com valores muito altos podem ser um empecilho para vender ou alugar o imóvel.

Pergunte sobre vagas de garagem

Esse é um ponto o qual grande parte das pessoas não costuma citar, mas o número de vagas de garagem é uma questão muito séria. Muitas vezes, a quantidade de vagas é um fator decisivo para quem quer comprar ou precisa alugar um imóvel. Por isso, na hora de fazer sua pesquisa, avalie o perfil de seu futuro comprador ou locador e procure saber sobre essa questão.

Apartamentos maiores são voltados para famílias. Então, nesse caso, o ideal é que o prédio tenha no mínimo duas vagas por morador. Mas se você pensa em comprar um loft ou estúdio, que são voltados para pessoas solteiras, uma vaga pode ser o suficiente.

Fique atento à reputação da construtora

O renome da construtora responsável pelo empreendimento é muito importante, pois a negociação contratual será feita diretamente com ela — as imobiliárias são fazem a intermediação da compra e venda. 

Nesses casos, é melhor dar prioridade para uma empresa que já é especialista nesse segmento, pois ela tem expertise para construir imóveis da melhor qualidade e, ainda, entregar no prazo.

Uma construtora renomada não vai arriscar seu nome e entregar uma obra depois do prazo, o que pode acontecer em outras empresas com menos prestígio, em casos de compra de apartamento na planta.

Como você viu, comprar imóveis de alto padrão é uma excelente opção para quem deseja investir seu dinheiro em bens duráveis, de boa qualidade e, ainda, ter retorno financeiro. Mas é preciso cautela e procurar ser assessorado por profissionais de confiança. Assim, sua compra não se transforma em um problema no futuro.

Procurando imóveis de alto padrão em Belo Horizonte para fazer aquele investimento? A Construtora Sudoeste tem as melhores opções para você. Entre em contato com nossos corretores para conhecer a unidades e valores de venda!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: