Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Livros sobre investimentos: conheça os essenciais para todo investidor

29/10/2018

Obter lucros a partir do dinheiro acumulado é um sonho para muitos brasileiros. Seja para trabalhar menos ou melhorar seu padrão de vida, essas pessoas certamente precisam de uma mentalidade de investidor. Para conquistar isso, a leitura de livros sobre investimentos é indispensável.

Ler sobre o tema funciona como uma introdução ao universo e, mesmo que já tenha experiência na área, o leitor obtém benefícios. Essa prática ajuda a fixar conceitos, bem como treina a mente para reconhecer situações e saber como agir diante delas.

Além disso, também é possível reviver a história de nomes consagrados na área, o que resulta em um preparo maior para lidar com situações importantes. Preparamos este post especialmente para apresentar alguns livros que serão bastante úteis para quem quer afiar sua mentalidade de investidor. Então, siga conosco e melhore seus negócios!

1. Max Gunther — Axiomas de Zurique

Best seller de Max, o livro traz para o papel alguns conceitos intuitivos de banqueiros de origem suíça. Ele conviveu com esses banqueiros desde sua juventude em Nova Iorque, pois o seu pai era também tinha essa profissão.

O grupo de investidores próximos de Max fez fortuna em diversas frentes após a Segunda Guerra Mundial. Esse convívio levou o autor a perceber inúmeras regras valiosas não formalizadas, as quais eram usadas para gestão de risco.

A expressão “axiomas de Zurique”, segundo o autor, foi cunhada por esses investidores suíços em Wall Street. Ela designa o conjunto de regras que passaram a ser criadas quando começaram a se questionar sobre o que os levava a tomar determinadas ações.

É um dos livros sobre investimentos de origem mais prática. Os 12 axiomas principais e os 16 secundários citados pelo autor são resultado dos anos de experiência de diversos investidores.

2. Philip Arthur Fisher — Ações comuns, lucros extraordinários

O famoso livro sobre investimentos traz uma boa análise sobre o mundo da bolsa de valores. São tratados temas desde o funcionamento básico da bolsa até como escolher a ação mais indicada para compra.

Esse exemplar foi escrito em 1958, mas o seu conteúdo continua atual. Sua metodologia — conhecida como Scuttle Buttin — mostra o que deve ser feito para lucrar com ações a longo prazo. A análise envolve 15 perguntas sobre a empresa para perceber se ela terá um bom futuro.

Como é possível presumir, Fisher não busca o lucro por meio de valorizações rápidas. A ideia é ter ações de um empreendimento inovador e sólido por anos. Essa técnica é usada por investidores renomados até os dias de hoje.

3. Robert Kiyosaki e Sharon Lechter — Pai rico, pai pobre

Com milhões de cópias vendidas pelo mundo, esse é o livro sobre investimentos mais popular das últimas duas décadas. As informações são transmitidas a partir da demonstração das diferenças entre o pensamento do pai rico e do pai pobre.

O primeiro mostra o caminho para o sucesso financeiro, enquanto o segundo tem a mentalidade das pessoas comuns. O ponto central da obra está na aquisição de bens que geram receita para seu dono e o objetivo final seria obter toda a renda necessária por meio de seus ativos.

O autor propõe que a cada dia devemos decidir o nosso futuro financeiro ou adquirir ativos, ou passivos. O livro ficou tão popular com suas dicas que se tornou uma série.

4. George S. Clason — O homem mais rico da Babilônia

O clássico foi lançado em 1926, mas o autor já publicava antes suas histórias sob a forma de panfleto. Esse livro sobre investimentos mostra resoluções de problemas financeiros com o uso de parábolas ambientadas na antiga Babilônia.

Seu texto é incrivelmente didático e suas dicas ajudam a formar uma base de conhecimentos financeiros sólida. Na história contada, o rei babilônio convoca o homem com as melhores finanças do reino. Eram tempos difíceis e grande parte da população não conseguia pagar o que devia.

Então, esse homem tem o dever de lecionar a 100 homens como devem agir para criar uma fortuna.

5. T. Harv Eker — Os segredos da mente milionária

O título é fortemente indicado a quem tem problemas com suas finanças. Esse livro sobre investimentos busca atuar na raiz dos problemas: a forma de pensar. O autor canadense enumera 17 pontos diferentes entre a forma de pensar de milionários e de pessoas comuns.

O conhecimento foi adquirido pelo autor em suas diversas tentativas frustradas de empreender. Entre os estudos de suas falhas, Eker traçou essa teoria e finalmente obteve sucesso em seus negócios.

6. Benjamin Graham — O investidor inteligente

Esse clássico livro sobre investimentos foi lançado em 1949 e sobreviveu muito bem ao tempo. Tem um autor consagrado, com inúmeros discípulos no mercado financeiro. O livro mostra como fazer uma boa análise fundamentalista no mercado de ações.

Ao observar o histórico de resultados da empresa, é possível perceber se o seu valor de mercado é compatível. No caso de bons resultados e baixo valor de mercado, a compra de ações é indicada, visto que elas tendem a se valorizar.

Os comentários de Jason Sweig foram feitos em 2003 e estão presentes nas edições brasileiras. Essas adições atualizam o livro e facilitam a absorção de conceitos mais complexos.

7. Mark Tier — Investimentos: Os segredos de George Soros e Warren Buffett

Soros e Buffett construíram fortunas por meio de investimentos ao longo dos anos. Suas formas de investir são muito distintas. Enquanto o primeiro busca lucros grandes em operações rápidas, o segundo prefere lucrar a longo prazo com o crescimento de empresas. Warren Buffett segue a mentalidade de Philip Fisher e Benjamin Graham.

Um livro sobre investimentos que trata desses dois casos tão bem-sucedidos merece ser lido. O autor mostra quais as estratégias que ambos usam para aumentar se patrimônio com investimentos. São mostrados 23 hábitos compartilhados pelos investidores e que são muito indicados a quem quer melhorar seus rendimentos.

A nossa lista servirá principalmente para quem deseja começar a aprender com livros sobre investimentos. Porém, não se acomode. Busque por novos títulos, pois a bibliografia disponível no mercado é bastante ampla. Mesmo investidores com muita experiência conseguirão encontrar um livro ao seu nível.

Gostou do nosso conteúdo? Então nos siga nas redes sociais. Estamos presentes no FacebookTwitterInstagramLinkedIn e Youtube!