Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Imóveis para investimento: como ser bem sucedido no mercado?

19/12/2018

Nos dias de hoje, em que a economia não está muito equilibrada, as pessoas têm buscado inúmeras maneiras de ganhar dinheiro — justamente como uma forma de garantir uma aposentadoria tranquila e um futuro seguro. Nesse cenário, a busca por imóveis para investimento tem aumentado bastante. 

Para quem já se considera um investidor, o universo imobiliário é uma boa opção para diversificar o rol trabalhado. Por outro lado, investidores iniciantes podem ter grandes lucros com os imóveis para investimento. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e veja como ser bem-sucedido nesse importante mercado!

O que é preciso considerar antes de investir em imóveis?

Antes de arregaçar as mangas e partir para a parte prática, é preciso planejamento e conhecimento sobre o mercado imobiliário. Por isso, tenha paciência, programe os seus próximos passos e diminua a probabilidade de erros quando iniciar os seus investimentos. 

Confira alguns itens necessários para quem deseja atuar na área.

Adquirir conhecimento sobre o mercado

Conhecer o universo no qual você deseja ingressar é essencial antes de desembolsar um valor para investir em um novo empreendimento. Isso porque um bom investidor deve entender o mercado imobiliário para, com esse conhecimento, tomar decisões mais acertadas. 

Comprar imóveis em épocas de crise, por exemplo, é uma ótima atitude para garantir altos lucros: como a procura é baixa, os preços tendem a cair consideravelmente. Buscar proprietários que estejam endividados ou com certa urgência para vender o seu imóvel também vale a pena, justamente pelo aumento do poder de barganha. 

Por isso, seja proativo, realize cursos sobre o tema e não tenha medo de perguntar. Busque informações sobre novos empreendimentos, sobre bairros em desenvolvimento e, também, circule pelo mercado e conquiste um networking de qualidade. 

Verificar a localização em que o empreendimento foi construído

O investidor imobiliário deve, sempre, estar atento às regiões em crescimento no local em que deseja injetar o seu dinheiro. Utilize um mapa e anote as características de cada bairro: qual é o mais procurado por famílias, qual região comporta um grande número de estabelecimentos comerciais, onde tem mais infraestrutura de lazer, e por aí vai.

Esse fator auxilia a escolha dos melhores imóveis para investir, relacionando-o diretamente ao valor que pode ser cobrado em uma possível locação ou em uma revenda futura. Ou seja, não aposte todas as suas fichas em locais distantes dos centros comerciais e com pouca possibilidade de crescimento. 

Definir o tipo de imóvel

Existem diversos nichos no universo imobiliário. Por isso, recomenda-se a definição do tipo de imóvel para investimento, como forma de assegurar um bom trabalho e maior entendimento sobre as normas desse setor.

Por exemplo, o investimento em terrenos propicia altos retornos, embora possa demorar um pouco mais. Imóveis de aluguel garantem lucro rápido, mas contam com uma alta troca de inquilinos, enquanto os imóveis comerciais tendem a ser locados por períodos mais longos. Vale, nesse momento, conhecer o mercado para definir o melhor setor para investir.

Por que buscar imóveis para investimento?

Você está na dúvida sobre investir no mercado imobiliário? Veja, a seguir, importantes vantagens que essa aplicação pode significar e comece a planejar o ingresso nesse universo agora mesmo! Vamos lá. 

Facilidade de pagamento

Hoje em dia, com uma infinidade de financiamentos imobiliários e créditos para esse ramo, a compra de um imóvel pode ser feita de forma tranquila — independentemente da sua renda mensal. 

Como os bancos garantem o pagamento de inúmeros imóveis, é possível realizar financiamentos a partir das características de cada comprador. Por isso, as condições do contrato não são fixas: as parcelas podem ser aumentadas ou diminuídas, assim como o prazo para o pagamento e os requisitos para o solicitante do financiamento. 

Para tanto, as instituições financiadoras requerem garantias para assegurar a quitação da dívida. Comprove a sua renda, demonstre ser um bom pagador, entregue os documentos solicitados e consiga um financiamento imobiliário. 

Segurança patrimonial 

A posse de um imóvel significa segurança e estabilidade, considerando que, em condições normais, ele não pode ser tomado do proprietário. Da mesma forma, mesmo com uma economia instável, os preços para aluguel não sofrem tanta alteração — diferentemente da operação de venda. 

Isso significa que o investidor imobiliário pode contar com uma boa segurança patrimonial. Há casos, por exemplo, de pessoas que ingressaram nesse setor para garantir uma boa aposentadoria ou, mesmo, como uma forma de assegurar uma renda mensal constante. 

Preservação do valor investido

Por conta do crescente desenvolvimento dos bairros e das cidades pelo Brasil afora, quem busca imóveis para investimento paga um determinado valor em sua compra e, em pouco tempo, já pode verificar a valorização dessa operação. 

Mesmo em casos raros em que a casa, apartamento ou imóvel comercial sofre pouca valorização, a tendência de mercado é que haja a preservação do valor investido. Ou seja, o investidor não garante lucro logo nesse primeiro momento, mas não sofre com prejuízos no bolso. 

Liberdade de direcionar o investimento

Como já mencionado neste artigo, a opção de investir em imóveis para aluguel — tanto empreendimentos residenciais como estabelecimentos comerciais — fornece ótimos lucros pela alta procura: como é mais fácil alugar uma casa do que, efetivamente, comprar um imóvel, o investidor pode (e deve) aproveitar essa maré constante.

Por outro lado, se a ideia for vender todos os empreendimentos em seu nome para viver viajando ou por conta da mudança para outro país, é possível direcionar esse investimento para a operação da venda.

Como o mercado imobiliário sentiu um reaquecimento em 2018, a tendência é que o próximo ano mantenha esse ritmo: uma ótima notícia para os investidores e, também, para quem deseja iniciar a atuação nesse setor. 

Buscar imóveis para investimento é uma ótima opção para quem deseja diversificar as suas aplicações ou, mesmo, tentar a vida de uma forma diferente. Garanta uma boa atuação a partir das nossas dicas, escolha empreendimentos de qualidade e se aventure com segurança nesse universo!

Gostou das informações trazidas neste post? Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em responder a sua solicitação!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: