Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Como fazer a avaliação de imóveis de maneira eficiente?

19/11/2018

Quando se está à procura de uma casa para comprar, um dos passos mais importantes é saber fazer uma boa avaliação de imóveis. Afinal, é essencial ter conhecimento do estado do bem e também dos benefícios que ele oferece.

Se você é uma dessas pessoas que está na busca por um lar e não sabe como fazer uma avaliação, continue aqui e veja quais são os principais pontos a serem observados, bem como algumas dicas que ajudarão a escolher um imóvel!

O que considerar em uma avaliação de imóveis?

Estado do imóvel

É muito importante que a primeira coisa a ser avaliada seja o estado em que o imóvel se encontra. Se ele não estiver em boas condições, já pode ser descartado como opção de compra.

Quando uma casa ou um apartamento não estão adequados, é necessário fazer reformas. Assim, encarar o pagamento de um bem e ainda arcar com a reforma e os reparos pode acabar gerando transtornos, preocupações e problemas para o morador.

Portanto, avalie bem todos os detalhes do imóvel. Verifique se as instalações hidráulicas funcionam e se a parte elétrica está de acordo.

Sobre as paredes, verifique se elas estão bem revestidas e se há trincas, fissuras ou pintura descascada. O mesmo se aplica aos revestimentos de piso e rejuntes — muitas vezes, eles podem estar danificados, o que representa um futuro problema.

Estrutura do condomínio

Outro ponto importante a ser observado é a estrutura que o condomínio oferece, seja ele um edifício com apartamentos ou um condomínio fechado com várias casas.

Confira o tamanho do apartamento ou da casa e veja se está de acordo com o que foi planejado em planta. Um imóvel ideal é aquele que atende a todos os itens que você considera indispensáveis para viver com conforto e qualidade, mas que tem uma tarifa de condomínio adequada.

Portanto, fique atento aos espaços e às áreas de uso comum que o condomínio vai oferecer. Verifique se há câmeras de segurança, lâmpadas de emergência, portaria com guarita e seguranças, entre outros aspectos.

Condições da vizinhança

De nada adianta morar em um lugar perfeito se ele está mal localizado. Sendo assim, é importante conferir muito bem a região ou o bairro em que o imóvel está localizado.

Avalie a segurança do local, procure saber sobre a existência de um serviço de policiamento ostensivo nas ruas e também de delegacias nas proximidades. Esses serviços trazem mais tranquilidade para moradores e proprietários.

Faça uma análise sobre as condições da iluminação pública do local, mesmo que seja em um condomínio fechado. Verifique se são feitas manutenções da iluminação das vias e se o serviço está em dia.

Quais áreas mais agregam valor a um imóvel?

Agora que você já viu o que considerar na hora de fazer a avaliação do seu imóvel, chegou a hora de saber quais áreas e espaços agregam valor à sua propriedade e como isso pode influenciar sua compra.

Áreas de lazer

As áreas de lazer têm grande valor na aquisição de um imóvel. Mesmo que o preço seja maior em relação a propriedades mais simples, contar com esse espaço pode oferecer muitas vantagens.

Existem condomínios que oferecem, em sua estrutura, um espaço gourmet com churrasqueira, salão de festas, quadra para jogos, piscina, sauna, academia, entre outros. A qualidade de vida de um morador desse local é muito boa, pois ele pode desfrutar de todos esses espaços com a família para se divertir e descansar.

Áreas de uso comum

As áreas de uso comum agregam muito valor para um condomínio. Os condomínios fechados de casas ou apartamentos sempre investem muito na qualidade de vida dos moradores, prezando pela mobilidade, conforto e tranquilidade das pessoas.

Sendo assim, é muito bom ter no condomínio uma praça ou jardim para poder passear com os cães, andar com as crianças e respirar ar puro da natureza. As vias de acesso em boas condições também são pontos positivos nesse aspecto.

Vagas de garagem

Por fim, a disponibilidade de vagas de garagem também deve ser considerada na hora de agregar valor ao imóvel, principalmente se for em um edifício.

As pessoas sempre buscam um local — coberto e espaçoso — em que é possível guardar o veículo em segurança. Portanto, verifique se o imóvel conta com uma ou mais garagens. Afina, famílias modernas têm mais de um carro.

Então, o que fazer para escolher um bom imóvel?

Faça pesquisas

Um passo muito importante na hora de saber como escolher um bom imóvel é fazer muitas pesquisas. Agora que você já sabe como avaliar e quais espaços agregam valor, ficou mais fácil pensar em como realizar essas pesquisas, não é mesmo?

Portanto, corra atrás, procure por locais que tenham o seu perfil de morador, pesquise os preços oferecidos e verifique se eles estão compatíveis com o mercado imobiliário.

Faça questão de visitar vários lugares para poder comparar as opções não só do imóvel, mas também da vizinhança. É essencial buscar muitas opções para escolher a melhor de todas.

Conte com o auxílio de especialistas

Muitas pessoas não sabem o que fazer na hora de procurar um imóvel. Assim, é de suma importância entrar em contato com especialistas que possam ajudar nessa questão.

Entre em contato com uma construtora ou imobiliária, as quais têm muita experiência no ramo e vão te mostrar os melhores imóveis de acordo com aquilo que você deseja e que esteja dentro do seu orçamento.

Elas vão auxiliar em toda a negociação com o vendedor. Toda a parte burocrática — e isso inclui a documentação que geralmente causa dor de cabeça nas pessoas — também fica por conta delas.

Depois de tudo o que você viu aqui, ficou bem mais fácil avaliar seu imóvel, levando em consideração todos os seus aspectos e também os espaços que agregam valor ao local.

E então, gostou de aprender sobre como fazer uma avaliação de imóveis? As dicas aqui apresentadas vão ajudá-lo quando decidir adquirir seu imóvel? Então, que tal continuar a receber posts como este? Para isso, siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter!