Envie uma mensagem
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Conheça as principais tendências da construção civil para 2020

18/05/2020
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Conhecer as principais tendências da construção civil para 2020 permitirá que você tenha uma visão atualizada sobre essa questão. Afinal, a tecnologia já afeta nossas vidas nas mais diversas frentes e no caso da engenharia de construção isso não é diferente.

Neste post, você vai entender tudo isso a fundo e se surpreender com o impacto que as novidades tecnológicas têm no setor de construção civil. Continue a leitura e confira

Robótica

Um elemento moderno da construção civil é a robótica. Ela vai desde os chatbots, que são os robôs de atendimento utilizados para otimizar a comunicação com os clientes e interessados na compra de imóveis, até mesmo os chamados pedreiros semiautomáticos (SAM, em inglês), os quais são os robôs capazes de construir com extrema precisão.

Tanto do lado virtual quanto no aspecto prático da construção, as máquinas vêm contribuindo diretamente para mudanças significativas no setor como os chatbots e o pedreiros semiautomáticos. Para 2020, diversas empresas estão se preparando para se valer dessas vantagens e oferecer o que há de melhor à clientela.

Realidade aumentada

É nada mais que a interação entre objetos do mundo real com imagens reproduzidas pelo virtual. Para isso, é necessário algum dispositivo capaz de reproduzir essas imagens como um computador ou mesmo um smartphone, gerando essa sobreposição do virtual sobre o real.

Talvez você esteja se perguntando: o que isso tem a ver com construção civil? Tudo! Afinal, por meio desse recurso, é possível fazer cálculos mais precisos, averiguar pontos a serem corrigidos e ver detalhes do imóvel que não seriam viáveis sem esse avanço tecnológico. Diversas construtoras já utilizam esse facilitador e em 2020 continuarão se aproveitando dessa vantagem.

Sistemas de automação

Os sistemas de automação na construção civil são outro aspecto importante. Dentre os vários pontos que compõem essa questão, poderíamos destacar os prédios e residências inteligentes, que são capazes de fazer o controle automático de sistemas de segurança, eletricidade e outros quesitos mais.

Por mais que essa tecnologia tenha um custo alto para ser aplicada, a economia que gera em um segundo momento compensa bastante os esforços empreendidos. Afinal, isso significa mais economia e segurança para quem vai morar em um local construído dessa forma.

Impressão 3D

Você já viu as maravilhas que a impressão 3D é capaz de fazer? Pois bem, algo que só poderia ser imaginado por filmes de ficção científica do passado agora é realidade. A impressão de tijolos e até mesmo compartimentos mecânicos são alguns dos principais exemplos de como esse impressionante desenvolvimento tecnológico contribui para a construção civil.

Drones

Os drones também têm uma vasta contribuição ao setor de construção civil no país. Desde a fase de agrimensura até o acompanhamento da obra, essas máquinas deixaram de ser meros objetos de diversão ou restritos ao meio publicitário e cinematográfico para executar tarefas técnicas primordiais à engenharia civil.

Inclusive, as próprias empreiteiras se valem dos belos registros que os drones são capazes de fazer para criar peças de marketing e publicidade capazes de encantar qualquer um.

Projetos sustentáveis

Para muito além de uma questão mercadológica ligada à imagem da construtora junto à clientela, projetos sustentáveis significam economia de recursos e um uso mais inteligente de toda a estrutura disponível. Por meio das soluções tecnológicas, busca-se reduzir o desperdício de água e eletricidade que são tão corriqueiros em grande parte das residências brasileiras.

Além do mais, em um país tropical e extremamente ensolarado como o Brasil, não se valer de energias renováveis como a luz solar é uma grande falha, não é mesmo?

Material pré-fabricado

Em vez de contar com tijolos e outros materiais de construção em seu formato convencional que nem sempre atendem aos reais objetivos da obra, hoje é possível pré-fabricar paredes inteiras da maneira que os engenheiros precisam para atingir o resultado que buscam. Isso não só agiliza o processo de construção como contribui para um acabamento mais bem feito e estilizado.

Em obras que caminham cada vez mais para a personalização e encanto da clientela, essa alternativa tende a ser cada vez mais utilizada. Para o próximo ano, muitas construtoras vão aproveitar dessa facilidade para fazer empreendimentos ainda mais otimizados.

Redução de estoque e custos

Com mais tecnologia e otimização dos processos, há a redução do estoque necessário para construção e consequentemente um custo mais barato para a realização das obras. Claro que obter todas essas tecnologias de ponta tem um custo, porém ele vale a pena se levarmos em conta que significa maior economia a médio e longo prazo, além de processos mais inteligentes.

Não é a toa que em 2020 diversas empresas continuarão aproveitando dessas facilidades e muitas outras que ainda não começaram já estão se preparando para se atualizar. Velhos modelos significam maior trabalho, mais custos e um tempo mais demorado para conclusão de projetos. Como o relógio parece correr mais rápido e as pessoas buscam por soluções ágeis hoje em dia, saber se adequar é parte essencial para o sucesso das construtoras.

Building Information Modeling (BIM)

O Building Information Modeling (BIM) possibilita a modelagem 3D e facilita enormemente o planejamento e desenvolvimento dos projetos. Esse recurso permite ainda que a modelagem esteja disponível virtualmente e possa ser acessada pelos profissionais responsáveis pela obra onde quer que estejam.

Em um momento no qual o ambiente virtual já é predominante nas mais diversas formas de trabalho, o BIM é mais uma das ferramentas que se valem das possibilidades trazidas pelo meio digital para otimizar projetos diversos.

Como você pôde ver, a tecnologia não para de se desenvolver. Todas essas facilidades ajudam o setor a retomar o crescimento e a desenvolver obras que se superem cada vez mais. As construtoras sabem que a clientela de hoje é bem mais exigente por conta das transformações que o mercado sofreu ao longo do tempo e farão de tudo para oferecer o que há de melhor aos futuros moradores.

É nessa hora que você pode fazer o investimento certo para morar ou mesmo revender um imóvel inteligente, seguro e satisfatório.

Se gostou de conhecer as principais tendências da construção civil para 2020, assine nossa newsletter agora mesmo para continuar por dentro do nosso conteúdo.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: