Envie uma mensagem
Fale
via chat
BLOG

Ser sustentável gera mais qualidade de vida

15/04/2021
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

À medida em que a sociedade se conscientiza sobre a importância de repensar o consumo, a maneira como lida com os recursos naturais não renováveis e sobre sua responsabilidade diante do que acontece com o meio ambiente, a transformação de hábitos começa. 

Essa transformação começa com a análise das escolhas que são feitas na alimentação, moradia, mobilidade urbana, lazer, higiene pessoal, moda, entre tantas outras. Cada uma delas tem impacto no ambiente em que todos estão inseridos e reflete nas mudanças climáticas, na extinção de algumas espécies ou surgimento de novas doenças, no aumento da temperatura dos oceanos, entre outras consequências na natureza.

Além de colaborar para a redução desses impactos, essas transformações favorecem as relações entre comunidade e espaço, preservando o meio ambiente e garantindo mais qualidade de vida para si e todo o seu entorno.

Abaixo, listamos 4 iniciativas simples, mas de grande relevância para quem deseja viver com mais bem-estar. A partir delas, você também pode começar a mudança necessária para um estilo de vida mais sustentável.

#1. (Re)Pense o consumo
Reduzir, reutilizar e reciclar: os três pilares principais de um movimento que tem grande impacto em diversos níveis da sociedade. Para muitos, é um conceito conhecido, mas nunca ultrapassado.

Repensar os hábitos de compra é essencial porque tudo o que é consumido tem a chamada “pegada ecológica”, ou seja, um registro desde os materiais usados em seu desenvolvimento, passando pela emissão de poluição na fabricação, até chegar às embalagens que se amontoam em aterros sanitários e oceanos.

#2. Evite o plástico
Como já se sabe, o plástico leva muitas décadas para iniciar sua decomposição e, ainda assim, não desaparece. Por isso, milhares de aves marinhas, tartarugas, focas e outros mamíferos são vítimas e morrem após a ingestão ou por ficarem presos em plástico. Para essa realidade começar a mudar, é possível reduzir os resíduos de plástico com alguns passos:

> Optar pelo uso de sacolas reutilizáveis ao fazer compras;
> Extinguir garrafas de água, sacos e canudos descartáveis da sua rotina;
> Evitar produtos feitos ou embalados em plástico sempre que possível;
> Reciclar ao máximo os itens plásticos, oferecendo um novo destino a eles.

#3. Atente-se à conservação da sua casa
Muitas pessoas se preocupam com o bom funcionamento do carro, investindo em combustível de qualidade para manter sua eficiência, mas poucas pensam em como está a situação energética da casa ou do apartamento. E isso normalmente se deve ao fato de algumas pessoas desconhecerem as possibilidades de economia dentro desse contexto.

O mais indicado para esses casos é observar o consumo energético, optando por aparelhos eletrodomésticos de baixo consumo, por exemplo. Também é possível avaliar o isolamento termoacústico da residência, bem como a ventilação por meio de janelas, deixando os ambientes arejados. Além disso, é recomendável escolher uma iluminação mais eficiente, garantindo muito mais economia de energia e, consequentemente, menor impacto ambiental.

#4. Seja consciente ao usar a água
Pode parecer repetitivo, mas ainda é necessário reforçar que a água é um dos recursos naturais essenciais para a vida humana. Para compreender isso, basta pensar nos transtornos gerados por um dia sem água.

Seu consumo consciente é fundamental e pode ser implementado em pequenos gestos diários que muitas vezes passam despercebidos. Encurtar o tempo no banho, consertar vazamentos, reaproveitar a água que cozinhou alimentos para regar plantas e escolher equipamento com baixo fluxo de água são ótimas escolhas.

A boa notícia é que você também pode unir essas iniciativas à opção de moradia consciente, que promove uma percepção mais coletiva e colaborativa. Conheça o Trend, um empreendimento surpreendentemente completo, com lavanderia compartilhada, sensor de presença, tomadas para carro elétrico e muitos outros diferenciais sob medida para quem busca um estilo de vida moderno, prático e sustentável.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: