Envie uma mensagem
Fale
via chat
Fale via whatsapp
BLOG

Saiba por que investir em construções sustentáveis

05/08/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Hoje em dia, se fala muito em construções sustentáveis, inclusive, construtoras que projetam seus empreendimentos dentro desse conceito ganham pontos na opinião do consumidor. Isso, porque, a preocupação com o meio ambiente e com a preservação dos recursos naturais é um tema mundial e, por essa razão, as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de cuidar melhor de nosso planeta.

Além de preservarem o meio ambiente, as construções sustentáveis ainda trazem economia para os moradores e são projetadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post!

O que são construções sustentáveis?

Construções sustentáveis são aquelas que visam edificar empreendimentos imobiliários em harmonia com o meio ambiente. Isso significa que: empresas que trabalham com esse conceito planejam construções de forma que causem o mínimo impacto negativo na natureza.

Desse modo, os projetos são planejados para que os recursos sejam utilizados da melhor maneira possível, principalmente os bens naturais. Uma construção sustentável também utiliza materiais recicláveis e menos nocivos ao meio ambiente, como madeira de reflorestamento e tijolo adobe.

No mais, uma construção baseada nesse conceito utiliza a água com sabedoria e ainda projeta casas para que elas aproveitem águas da chuva e recebam o máximo de iluminação solar, tudo para que haja economia de recursos naturais.

Quais são os diferenciais de uma construção sustentável?

Há muitos aspectos que distinguem uma construção sustentável de outros tipos de empreendimentos. O conforto e a qualidade de vida dos moradores é uma das premissas desse tipo de construção, além da economia que o projeto visa proporcionar para quem adquire casas e apartamentos construídos dentro do conceito de sustentabilidade.

Alguns são requisitos básicos, como ter um sistema de captação de água e aproveitamento da luz e ventilação natural, há outros aspectos que oferecem um diferencial para venda de construções sustentáveis. A seguir, vamos citar os principais deles. Veja lá!

Tomadas para carros elétricos

Não é apenas a construção civil que está em busca de reduzir os impactos negativos ao meio ambiente, mas a indústria automotiva também. Aliás, essa é uma das principais responsáveis pela poluição nas cidades. Por isso, a busca por alternativas limpas para abastecimentos dos veículos vem crescendo nos últimos anos.

Dessa forma, a frota de carros elétricos no país está aumentando, — segundo reportagem do Estadão, em 2018, houve um crescimento de 50% de carros elétricos e híbridos no Brasil.

Nesse cenário, os condomínios devem se adaptar à nova realidade e oferecer aos moradores tomadas para carregar a bateria desse tipo de veículo. A vantagem de oferecer essa tecnologia para os moradores é que existem sistemas inteligentes, que distribuem o custo da energia apenas entre os usuários que empregam energia utilizada pelos proprietários dos veículos movidos à eletricidade.

Hortas comunitárias

Outro diferencial de construções sustentáveis é a presença de uma horta comunitária no condomínio. Hoje em dia, todos sabem da importância de uma alimentação saudável e de como os agrotóxicos prejudicam nossa saúde a longo prazo. Além disso, as pessoas estão mais conscientes em relação aos prejuízos que os produtos químicos causam no meio ambiente.

Por isso, pessoas conscientes procuram consumir alimentos que foram produzidos com o mínimo uso de agrotóxico. Nesse cenário, construtoras que oferecem uma horta comunitária aos moradores têm um diferencial.

A horta pode ser criada em canteiros ou em vasos e, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário um espaço muito grande para plantas, verduras e hortaliças. Mas é fundamental que elas tenham contato direto com a luz.

Possibilidade de compartilhamento de bicicletas

O excesso de carros nas grandes cidades é um problema de mobilidade urbana e, por isso, os muitos municípios estão em busca de formas de transporte alternativo. Com um número menor de carros nas ruas, o trânsito flui melhor, as pessoas ficam menos estressadas e o meio ambiente ainda agradece.

Uma boa saída encontrada por alguns países na Europa e certos estados brasileiros é incentivar o compartilhamento de bicicletas. Mas o que isso tem a ver com construções sustentáveis? Os condomínios podem “entrar nessa onda” e oferecer o serviço de compartilhamento de bikes para os moradores.

Nesse caso, as bikes ficam disponíveis na garagem para serem utilizadas pelos moradores que trabalham próximo à sua residência.

Uso de fontes de energia sustentáveis

As usinas hidrelétricas e termelétricas geram um grande impacto negativo no meio ambiente. Para entrar no conceito de sustentabilidade, uma obra deve diminuir esse tipo de degradação, oferecendo fontes alternativas de geração de energia, além de projetar a obra de forma que ela aproveite o máximo de iluminação solar.

Economia na conta de água

Condomínios sustentáveis fazem uso de água captada pela chuva e contam com sistemas de reaproveitamento. A água da chuva pode ser utilizada para lavar as áreas comuns ou na descarga de sanitários.

Outras soluções como torneiras automáticas com temporizador e uso de descarga de duplo acionamento também são diferenciais de construções sustentáveis. Esse tipo de descarga evita o desperdício, pois libera apenas 6 litros de água — bem menos do que os 14 liberados por descargas convencionais.

Taxa de condomínio reduzida

Uma construção sustentável visa levar economia para os moradores, o que é percebido na taxa de condomínio, que é mais barata do que em empreendimentos comuns. Isso porque os principais custos em prédios não sustentáveis são relacionados à água e eletricidade. Além disso, as taxas de manutenção são menores, pois os materiais ecologicamente corretos oferecem uma durabilidade muito boa.

Onde encontrar construções sustentáveis em Belo Horizonte?

Se você gostou do modelo de construção sustentável e está a procura desse tipo de empreendimento, a Construtora Sudoeste é especialista em obras sustentáveis. Veja quais são eles!

Condomínio Lódz

Localizado no bairro Funcionários, o Lódz foi projetado para oferecer conforto e praticidade aos seus moradores, além de economia, claro. Os elevadores funcionam com reaproveitamento de energia e a água tem um sistema de aquecimento a gás.

Condomínio Vibe

O Vibe está no coração da Savassi, um dos bairros mais valorizados de BH. Além da localização privilegiada, os moradores ainda podem contar com carregadores para carros elétricos, que é um diferencial de construções sustentáveis.

Condomínio Trend

Localizado no Lourdes, o Trend também oferece diferenciais baseados no conceito de sustentabilidade, como o carregador de carros elétricos.

Além de todo o conforto e praticidade, as construções sustentáveis geram economia e ainda custam menos para o consumidor do que obras planejadas fora desse conceito. Por isso, vale muito a pena investir em um apartamento que foi planejado e construído dentro do modelo de sustentabilidade.

Gostou do post e quer saber mais informações sobre os empreendimentos da Construtora Sudoeste? Entre em contato com um de nossos corretores! Teremos prazer em atendê-lo!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: