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Descubra como o relacionamento pós-venda ajuda a fidelizar clientes

30/04/2020
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Relacionamento pós venda*

Engana-se quem pensa que uma negociação bem-sucedida para na aquisição do produto pelo cliente. Pelo contrário: uma boa estratégia inclui prestar atenção no relacionamento pós-venda. A conclusão da compra não quer dizer que o relacionamento entre a marca e o consumidor chegou ao fim. Ela vai além da captação, transformação em leads e conversão em clientes.

Afinal, fidelizar os clientes é tão importante quanto buscar novos, especialmente dentro do mercado imobiliário. Que tal melhorar os resultados do seu negócio? Neste post, vamos mostrar como desenvolver um bom relacionamento pós-venda com os clientes e quais são os benefícios que isso gera. Continue a leitura e confira todos os detalhes!

O que é relacionamento pós-venda?

Trata-se de em um conjunto de estratégias que devem ser colocadas em prática para cultivar um vínculo forte e manter a satisfação dos clientes mesmo após a concretização de um negócio imobiliário. Isso acontece por meio da transmissão de confiança e credibilidade na marca.

Os principais objetivos são manter o encantamento dos consumidores, influenciar o fechamento de novas compras no futuro, oferecer suporte para solucionar dúvidas e prestar o apoio necessário e fortalecer a imagem e a reputação do empreendimento. Trata-se de uma medida fundamental para conquistar novos clientes e fidelizá-los, mantendo a competitividade no mercado.

Como funciona?

As ações que buscam melhorar o relacionamento pós-venda entre a empresa e os clientes têm crescido bastante nos últimos tempos. Os negócios estão cada vez mais cientes da significância de acompanhar os consumidores mesmo após a conclusão da compra.

A fase de pós-venda envolve entrar em contato com o consumidor alguns dias após a negociação a fim de conhecer o nível de satisfação da experiência de compra, além de utilizar estratégias que promovam a personalização do atendimento. A partir daí, é possível saber os pontos que apresentam falhas e devem ser melhorados.

É uma maneira de demonstrar que se preocupa com o bem-estar e a opinião daqueles que optam pelo seu negócio. Afinal, é comum que, mesmo após a confirmação da transação, o cliente se sinta insatisfeito com a compra ou com a qualidade do atendimento oferecido pelo suporte. Também é uma chance de pedir autorização para entrar em contato novamente no caso de algum lançamento imobiliário, como um condomínio residencial.

Qual é a importância do pós-venda para as empresas?

Confira, a seguir, as principais vantagens de investir em boas práticas de relacionamento pós-venda para melhorar os resultados da empresa.

Melhora na satisfação do cliente

A melhora no contentamento dos clientes requer que algumas medidas sejam colocas em práticas. Um dos maiores exemplos é oferecer aos consumidores um bom canal de suporte, composto por profissionais bem-treinados para atender ao público. Desse modo, eles poderão tirar dúvidas e resolver problemas relacionados à aquisição do produto ou serviço.

Aumento da fidelização

A conquista e fidelização do consumidor deve ser um dos maiores focos da empresa. Isso pode ser alcançado por meio de boas práticas de relacionamento no pós-venda, afinal o esforço para manter um vínculo de proximidade entre a marca e o cliente demonstra que há preocupação com seus consumidores mesmo após a conclusão da negociação. Esse cuidado faz com que o cliente se sinta valorizado e gera mais confiança e credibilidade ao negócio.

Recomendação dos serviços

Clientes satisfeitos e fidelizados atuam como verdadeiros propagadores da sua marca. Isso significa que eles passam a ver a empresa com bons olhos e sabem que poderão contar com ela caso seja necessário. Assim, poderão recomendar os seus serviços para amigos e familiares — e nada melhor do que o “marketing boca a boca” para expandir o alcance no mercado, não é mesmo?

Aumento no número de vendas

Fortalecer o vínculo com o cliente durante a fase de pós-venda é uma estratégia muito útil para aumentar o volume de negociações tanto pelo próprio consumidor quanto por pessoas que chegaram até a sua empresa por recomendação. Afinal, ele se sente mais próximo e à vontade em negociar com a sua marca. Como já mencionamos, trata-se de uma maneira de melhorar o nível de satisfação e conquistar a fidelização do cliente.

Crescimento do ticket-médio

O ticket-médio é um forte indicador da performance de vendas. Esse índice é calculado tendo como base o preço dos produtos comercializados e o número das vendas realizadas. Nesse sentido, quanto mais fidelizados forem os clientes, maiores são as chances de obter um ticket-médio maior.

Economia de recursos

A fidelização dos clientes é uma alternativa mais econômica de garantir as vendas. Afinal, é muito mais barato manter os consumidores antigos do que captar novos. Isso significa, inclusive, o aumento do valor do ROI (Return over Investment, ou Retorno sobre Investimento).

Realização de ações inovadoras

O relacionamento pós-venda pode ser feito por meio de medidas inovadoras, como a criação de ações sustentáveis, a concessão de prêmios para clientes que respondem a questionários e pesquisas de satisfação, a criação de programas de fidelidade para consumidores antigos e assíduos, engajamento com o público etc.

Como se dá o relacionamento pós-venda no mercado imobiliário?

O relacionamento pós-venda no mercado imobiliário é uma das maneiras mais importantes para garantir o contentamento do cliente com a recente aquisição mesmo após a entrega das chaves do imóvel. Essa estratégia pode ser colocada em prática de diversas formas.

Uma das mais comuns é entrar em contato com ele e perguntar se ele está satisfeito com a negociação. Você também pode enviar e-mails e fazer chamadas telefônicas para reforçar o comprometimento. Além disso, se coloque sempre à disposição, caso ele necessite de algum auxílio.

Verifique também se o imóvel corresponde às expectativas que ele tinha e se tem alguma dúvida com relação a algum procedimento burocrático, por exemplo. Você ainda pode contatá-lo para comunicar a realização de alguma promoção ou lançamento imobiliário, bem como para felicitá-lo em datas comemorativas, como aniversário e Natal.

Como você pôde perceber, o relacionamento pós-venda é uma excelente oportunidade para criar um vínculo mais forte com os consumidores e render bons resultados no mercado imobiliário. Então, que tal passar esse conhecimento adiante? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam a importância de colocar essas ações em prática!


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