Envie uma mensagem
Fale
via chat
BLOG

Por que escolher um carro elétrico e viver com mais sustentabilidade?

05/04/2021
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Considerados uma alternativa mais sustentável, os carros elétricos ganham cada vez mais destaque. Isso porque, diferentemente dos veículos comuns, movidos a recursos naturais não renováveis como petróleo, gás e carvão, os carros elétricos não emitem gases poluentes e, por isso, são menos nocivos ao meio ambiente.

É fundamental também entender como é o funcionamento do carro elétrico e como esse processo o difere dos carros tradicionais, grandes responsáveis pelos impactos ambientais. Dessa forma, integrar essa nova alternativa à sua rotina será muito mais relevante e positivo.

Como os carros elétricos funcionam?
Como já mencionado, os carros elétricos se diferenciam dos convencionais em diversas características. Uma delas é o modo de funcionamento que, no caso deles, é a partir de uma corrente elétrica e não pela queima de combustível fóssil. Para que isso aconteça, o seu mecanismo depende de quatro componentes básicos:

>> Bateria: recarregável, armazena a energia elétrica necessária para o funcionamento do carro.

>> Inversor: é o responsável por converter a corrente elétrica contínua em corrente alternada, que é levada ao motor de indução.

>> Motor de indução: é acionado pela eletricidade e faz tudo funcionar para que o carro se movimente de maneira segura.

>> Sistema de recuperação de energia: sem queima de combustíveis, o motor sofre menos atrito e reaproveita a energia que seria desperdiçada em forma de calor com uma freada, como acontece nos carros comuns. 

Quais são os tipos de carro elétrico existentes?
Que todo carro elétrico funciona por meio de eletricidade, todo mundo sabe. Mas existem diferentes tipos que também podem incluir o uso de combustíveis, em ações específicas do veículo.

São eles:
>> Plug-in electric: são modelos 100% elétricos, que adquirem sua energia quando carregados.

>> Plug-in hybrid: estes são considerados carros híbridos, ou seja, funcionam tanto com eletricidade quanto com combustível. Neste caso, se a energia elétrica acabar, é possível trocar pela gasolina.

>> Hybrid electric: são veículos predominantemente movidos a combustível, mas que também funcionam com energia elétrica. Porém, ao contrário dos modelos plug-in hybrid, não é possível carregá-los em uma fonte. A bateria é recarregada exclusivamente pelo sistema de recuperação de energia.

 

E como carregar a bateria de um carro elétrico?
Atualmente, o mais indicado é carregar a bateria por meio de uma tomada residencial de 120V a 220V. Além disso, há no mercado os aparelhos Wallbox que são carregadores de parede. Ou ainda, eletropostos especializados e dedicados aos carregamentos rápidos.

Vale lembrar que a quilometragem que o veículo pode fazer a cada recarga varia de acordo com o modelo do carro e depende da capacidade da bateria (kWh). Em geral, uma recarga dura de 200 km a 350 km.

E por falar em tomada residencial, o Be Savassi está à frente e é um dos poucos empreendimentos residenciais a oferecer esse diferencial. Só uma construtora que está atenta às tendências e prioriza a inovação para apresentar um residencial completo e sustentável, no melhor da Savassi, né?! Então, conheça o Be agora mesmo e garanta o seu!

 

 


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: