Envie uma mensagem
Fale
via chat
Fale via whatsapp
BLOG

Lançamentos imobiliários de Belo Horizonte: saiba o que avaliar!

16/12/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

O investimento em imóveis tem se tornado uma opção cada vez mais procurada por quem deseja um negócio promissor e chances de alta rentabilidade. Trata-se de um negócio conservador e com grande margem de segurança, logo os riscos são muito pequenos, quase inexistentes.

Diante desse cenário positivo, por que não começar a investir nos lançamentos imobiliários de Belo Horizonte? Antes de tudo, é necessário saber se o negócio realmente vale a pena. Aí surge a dúvida: “O que devo avaliar para adquirir o imóvel ideal?”

Para ajudá-lo nessa tarefa, vamos apresentar os principais fatores que devem ser considerados antes de se investir em lançamentos imobiliários. Acompanhe a leitura!

Como investir em lançamentos imobiliários?

Além da compra tradicional, muitos empreendedores adquirem propriedades a fim de destiná-las para a locação. O investimento em imóveis é uma estratégia para quem visa uma renda extra por meio do recebimento de alugueis.

Trata-se de uma opção muito atraente de negócio, uma vez que os imóveis têm a tendência de sofrer uma valorização ao longo do tempo. Além disso, esse tipo de negócio oferece segurança. Afinal, em caso de eventual crise econômica ou imobiliária, ter um imóvel registrado no seu nome garante maior estabilidade — se comparado com os Fundos de Investimento Imobiliário (FII), por exemplo.

Para confirmar essa tendência, a taxa básica de juros (Selic) tem apresentado valores muito baixos, o que favorece cada vez mais pessoas a procurar por formas alternativas e conservadoras de renda.

Quais fatores devem ser considerados ao avaliar um lançamento imobiliário?

Antes de pensar em apostar as suas fichas em um determinado empreendimento, você deve analisar uma série de elementos para saber se o negócio tem chances de trazer bons lucros. Quando falamos de imóveis em Belo Horizonte essa possibilidade é bem alta. Afinal, se trata uma região bem valorizada e que apresenta muitos diferenciais. Para isso, é sempre bom ficar de olho no mercado e analisar as tendências.

Confira, a seguir, os pontos que você deve observar antes de começar a investir em um lançamento imobiliário.

Localização da propriedade

Analisar a localização do imóvel é importante para saber se ele vai sofrer valorização com o tempo, além de ter uma noção maior sobre os valores de venda e locação que são praticados na região. Assim, fica mais fácil adequar a sua situação financeira com a realidade do bairro onde se situa o imóvel.

O ideal é visitar as ruas no entorno do imóvel em turnos diferentes para conhecer melhor o bairro e como é a movimentação por lá. Assim, você vai saber se há trânsito e se o local é seguro, por exemplo. Além disso, uma dica muito importante é avaliar a existência de comércio próximo nos arredores — shoppings, supermercados, bares, farmácias etc.

Não se esqueça de verificar se existem casas noturnas e clubes bem perto do local. Esse tipo de estabelecimento costuma ser barulhento e pode perturbar os moradores, principalmente se funcionarem até a madrugada.

Preço final

O valor do imóvel é calculado partindo-se de vários elementos — localização, estrutura, metragem, diferenciais etc. Essa mensuração é feita com base em registros, observação do mercado, documentos técnicos e fotografias. Tudo isso deve ser feito para se chegar a um valor justo e coerente com a realidade.

A vistoria é um dos procedimentos mais conhecidos e que tem mais importância durante essa fase. Afinal, nada mais eficiente que conhecer o imóvel e analisar as suas estruturas bem de perto — revestimento, acabamento etc.

Além disso, fazer a comparação de preços com outros imóveis também é uma maneira eficiente de se chegar a um valor final próximo da realidade. Afinal, propriedades bem parecidas podem servir como um padrão para se chegar ao valor do metro quadrado da região.

Diferenciais no imóvel

Quem não deseja morar em um imóvel com conforto e praticidade? Quanto mais opções a propriedade apresentar, maior será o seu valor — varanda, suítes, número de quartos, piscina, sauna, quadra de esportes, academia, lavanderia, portaria 24h etc. Afinal, manter a continuidade de alguns tipos de serviço não é tão barato quanto parece.

Apesar disso, esses empreendimentos costumam ser bastante procurados por indivíduos interessados em investir em imóveis. Tratam-se de diferenciais muito desejados por novos compradores. Portanto, o ideal é avaliar as funcionalidades que você deseja para o seu imóvel antes de fazer a busca das propriedades disponíveis no mercado.

Materiais de qualidade

A qualidade da estrutura do imóvel é um dos principais elementos que devem ser observados. A existência de problemas no acabamento e revestimento pode ser sinal de utilização de material de construção de baixa qualidade ou, então, uma propriedade antiga.

De qualquer forma, as chances de necessidade de reforma são muito altas — fato que vai demandar mais despesas. Afinal, apenas maquiar os defeitos com pinturas e o uso de rebocos não é uma prática muito recomendada. Portanto, o ideal é verificar logo que possível a ocorrência de rachaduras, mofo, vazamentos, infiltrações e outros tipos de avarias que existem no imóvel.

Além disso, analise a situação dos pisos, azulejos e paredes de cerâmica. Se eles estiverem levantados ou ocos, pode ser sinal de vazamentos e outros problemas. Da mesma forma, imóveis e revestimentos feitos de madeira exigem cuidados redobrados para evitar o surgimento de cupins.

Planta do empreendimento

A compra de imóvel na planta tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos, impulsionada pelas boas condições no pagamento e a possibilidade de financiamento. Além disso, se trata de um investimento bastante promissor.

É bastante comum comprar o bem por uma determinada quantia e, no momento de entrega das chaves, ele apresentar um valor muito maior que o anteriormente previsto. No entanto, é importante saber como avaliar de maneira correta. Até porque nem todo imóvel na planta é sinônimo de negócio vantajoso.

Quais são as vantagens de investir em lançamentos de imóveis?

Confira as principais vantagens:

  • bom custo-benefício;
  • mais tempo para planejar;
  • menor burocracia;
  • alta rentabilidade.

Se você deseja investir em um negócio vantajoso e promissor, devia começar a avaliar os fatores que foram mencionados acima. Existem diversos lançamentos imobiliários de Belo Horizonte que trazem conforto, segurança e requinte. Que tal começar a se planejar?

Está em busca de um empreendimento próspero para investir? Entre em contato com a Construtora Sudoeste e conheça as nossas opções de lançamentos imobiliários de Belo Horizonte!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: