Envie uma mensagem
Fale
via chat
Fale via whatsapp
BLOG

Jardim vertical: qualidade de vida e sustentabilidade

30/03/2021
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Conhecido por alguns como parede verde, essa é uma técnica de paisagismo utilizada para o desenvolvimento do jardim vertical que possibilita a integração da natureza aos ambientes urbanos, bem como à arquitetura. É uma composição incorporada para dar mais vida às áreas internas e externas nas recentes construções.

Isso porque os jardins verticais são excelentes opções para quem deseja compor um recanto verde em casa, mas não dispõe de tanto espaço para cultivar plantas. Nestes casos o jardim vertical viabiliza uma atmosfera surpreendente. Ele permite reunir diversas plantas, flores e cores em um ambiente encantador.

Nessa técnica as plantas selecionadas são cultivadas em paredes ou muros, contemplando um conjunto de vasos para formar um painel verde. Sem seguir um padrão, os jardins verticais também podem ser de tamanho diferentes de acordo com o espaço destinado a eles. Vale ressaltar que algumas espécies necessitam de uma área maior e, por isso, é importante considerar o crescimento de cada uma, designando um local propício para o seu desenvolvimento.

Principais benefícios do jardim vertical

Além de deixar os espaços coloridos, com mais vida, o jardim vertical também oferece outras vantagens a quem o escolhe como parte da decoração e paisagismo. Abaixo, destacamos algumas delas:

Mais sustentabilidade

Melhor do que reformar ou redecorar o seu lar, é entender como reaproveitar o espaço de maneira inteligente e mais saudável. Por isso, apostar no jardim vertical é a certeza de valorizar os cantinhos do imóvel, garantindo leveza ao ambiente e evitando mudanças invasivas ou estruturais no projeto. 

Temperatura amena

Não é novidade que as plantas auxiliam na redução e equilíbrio da temperatura ambiente, pois suavizam o efeito dos raios solares. Elas também agem como um filtro e uma barreira contra os ventos, reduzindo a poeira nos espaços e bloqueando a sensação de rajadas de ar quente ou frio. Isso significa temperaturas mais amenas e uma diminuição na conta de energia pela menor necessidade do ventilador ou ar-condicionado.

Isolamento acústico

Outra vantagem de apostar em um jardim vertical é a possibilidade de isolamento acústico. As plantas podem absorver ondas sonoras, seja de onde vierem. Por isso, quanto mais espécies tiver no jardim, maior será a capacidade de diminuição dos barulhos externos. Ainda que não tenham os mesmos efeitos de uma parede revestida, própria para o isolamento acústico, a vegetação minimiza significativamente a propagação de sons. 

Qualidade e umidade do ar

Por realizarem fotossíntese todos os dias, as plantas são ótimas para a limpeza e o aumento da umidade do ar onde estão presentes. É comum a melhoria da qualidade do ar, seja no interior dos ambientes, seja em áreas externas com grandes paredões verdes a céu aberto.

Gostou de conhecer alguns dos principais benefícios dos jardins verticais? Então, você vai se encantar pelos jardins mais bonitos da Zona Sul de Belo Horizonte. 

O Residencial Yard, localizado na melhor região do Carmo, é diferente de tudo que você já viu. Seus jardins são a tradução do estilo exclusivo e original Burle Marx, transformando a natureza em matéria prima para sua criação artística e integram a sofisticação da vida urbana. Conheça os seus diferenciais e prepare-se para se apaixonar!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: