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Home staging: vantagens e 5 dicas essenciais para fazer

09/09/2019
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Ainda que as projeções acerca do mercado imobiliário sejam favoráveis, muitos investidores temem não conseguir vender seus imóveis depois de prontos. Para evitar isso, saiba que a técnica denominada como home staging pode reduzir o tempo de venda pela metade.

O método aplicado nos mercados imobiliários de luxo da Europa e dos Estados Unidos consiste em deixar o imóvel mais atrativo e relevante na hora de anunciar ou receber as visitas. Nesse contexto, separamos 5 dicas para você tornar seu imóvel irresistível aos olhos de qualquer comprador.

Quer saber como vender seu apartamento de luxo rapidamente? Então, acompanhe a leitura do texto. 

1. Organize os espaços

O home staging não só é extremamente eficiente como potencializador de vendas, mas também é muito simples de ser implementado. Uma das aplicações dessa técnica consiste em organizar os cômodos da casa. Esse item é fundamental e se desdobra em dois aspectos.

O primeiro ponto a ser considerado refere-se à organização dos cômodos da casa. Tapetes devem estar alinhados, os brinquedos da criançada não podem estar jogados pela casa, as ferramentas precisam estar em um local próprio. Essas pequenas práticas são fundamentais, sobretudo, nas situações em que o potencial comprador fará uma visita ao imóvel.

O segundo, por sua vez, complementa o primeiro. Isto é, não basta só jogar a bagunça para dentro dos armários. É preciso acondicioná-los em locais de maneira contextualizada e principalmente ordenada. Conferir a ideia de organização demonstra que o imóvel é bastante funcional.

Por isso, quando for organizar a propriedade, nada de jogar tudo para dentro dos armários. Já pensou se o potencial comprador resolve abrir o armário da sua cozinha e depara-se com um espaço completamente desorganizado?

Há uma série de livros e vídeos na web que abordam maneiras para organizar a casa. Basta pesquisar e aplicar aquela de que mais gosta.

2. Corrija pequenas falhas estruturais e de acabamento

A técnica nasceu nos Estados Unidos e tem o objetivo de tornar o imóvel mais atraente aos olhos do comprador. Por isso, é fundamental que, antes de anunciar a venda, sejam promovidos reparos no sentido de corrigir pequenas falhas estruturais e de acabamento.

Rachaduras, descascados na pintura, sinais de mofo e afins precisam ser reparados por meio de técnicas específicas e, se for o caso, com ajuda de um profissional. A mentalidade que deve ser adotada é a de que o interessado precisa ter sensações prazerosas quando estiver no imóvel. 

Por isso, se os seus imóveis forem usados, considere a possibilidade de dispor de alguns recursos orçamentários para sanar essas falhas. Porém, encare essa iniciativa como um investimento, pois é muito provável que, por meio disso, o resultado seja atingido muito antes do esperado.

3. Crie um local neutro

A home staging nada mais é do que a aplicação de alguns conceitos de marketing com foco na experiência do potencial comprador. Isso significa que o ambiente deve estar decorado levando em conta o perfil do cliente do mercado imobiliário.

Caso esteja pensando em vender um conjunto de apartamentos de luxo, o interior desse empreendimento deve apresentar combinações de cores, texturas e acabamentos que permitam ao potencial comprador imaginar-se morando naquele local. Para que isso ocorra, é necessário que fotografias e quaisquer outros acessórios sejam suprimidos dos ambientes.

Além disso, o investidor pode contratar os serviços de um profissional especializado no emprego dessa técnica. Optar por essa solução provavelmente agregará mais valor ao apartamento e aumentará as chances de sucesso.

Isto posto, não perca de vista que o foco deve ser totalmente voltado em proporcionar uma experiência incrível ao cliente. Se for preciso, contrate ajuda profissional. Essa estratégia certamente viabilizará resultados bastante expressivos nas suas vendas.

4. Promova a sensação de amplitude e aconchego

Especialistas têm dado destaque crescente às técnicas que agregam valor ao imóvel. Para tal, acabamentos, texturas, mobiliário e as fontes de iluminação são combinados para criar uma experiência arquitetônica equilibrada e alinhada às expectativas dos clientes. O quarto do casal, por exemplo, pode ter uma convergência de luzes quentes e luzes frias. Isso promove a sensação de aconchego e bem-estar aos usuários.

O posicionamento da luz e da luminária, a temperatura da lâmpada, os spots, fita de LED fazem grande diferença ao ambiente. O home office, por exemplo, é um local em que a iluminação precisa estar disposta de maneira a criar um espaço inspirador e ao mesmo tempo confortável.

Uma área pequena pode ganhar amplitude com o emprego de espelhos. Conforme o efeito desejado, o espelho pode ser posicionado na própria parede, que remete a algo mais clássico, ao passo que encostado na parede, algo despojado. Além disso, procure manter janelas abertas, principalmente, se o imóvel tiver uma vista voltada para um bosque ou uma praça. 

5. Destaque as soluções em automação presentes no imóvel

Tendo em vista que o perfil do consumidor de apartamentos de luxo tem faixa etária de aproximadamente 30 a 40 anos, denominada como geração Y, dar um destaque sutil às soluções em automação será um diferencial.

Iluminação, vídeo e comunicação podem ser monitorados remotamente graças às soluções de integração de sistemas. Para uma geração que é multitarefa, poder programar a temperatura do ambiente, antes mesmo de chegar em casa, certamente promove uma sensação enorme de bem-estar.

A possibilidade de monitorar as dependências da casa enquanto trabalha, costuma ser uma possibilidade que agrega valor ao imóvel. Por isso, esse aspecto precisa ser destacado no momento em que o cliente visitar o local. Embora o foco do home staging seja voltado a estimular aspectos sensoriais do cliente, é valido colocar em evidência as soluções em segurança residencial disponíveis.

Se o potencial comprador do seu empreendimento pertencer a geração Y, você não vai errar em mostrar, sutilmente, algumas das soluções em automação residencial que estão disponíveis no imóvel.

Assim, como destacamos ao longo do texto, o home staging é uma técnica que  se aplicada corretamente impacta de forma determinante as vendas imobiliárias. Para tal, basta apenas que você siga nossas dicas. Tenha a certeza de que, ao empregar esse método, seu resultado em vendas será simplesmente incrível.

Que tal aprofundar um pouquinho mais seus conhecimentos? Leia também o texto sobre os sete indicadores de investimentos que você deve acompanhar.

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