Envie uma mensagem
Fale
via chat
Fale via whatsapp
BLOG

Guia completo sobre como é morar na Zona Sul de BH

18/11/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Belo Horizonte é uma cidade próspera e que exala beleza e qualidade de vida para os seus moradores. A capital mineira é, sem dúvidas, um dos locais com o maior índice de IDH do país.

De fato, morar na zona sul de Belo Horizonte é um sonho de muitas pessoas que buscam viver em um ambiente de alto padrão, seguro, familiar e com todos os atrativos que uma grande cidade tem a oferecer.

A região sul é muito bem localizada e também bem famosa por abrigar os melhores bairros da cidade. Não é à toa que ela vem sendo cada vez mais valorizada e procurada por investidores imobiliários. Além disso, é uma parte bastante tradicional de BH e foi uma das primeiras áreas a serem habitadas em todo o Estado.

Está buscando investir em um imóvel? Quer saber como é morar na zona sul da capital mineira? Este artigo vai trazer as principais informações sobre essa região tão desejada. Confira!

Como é morar na zona sul de Belo Horizonte?

Belo Horizonte é uma grande metrópole brasileira que abriga mais de 2 milhões de pessoas, espalhadas em 9 regiões administrativas. A região apresenta uma excelente infraestrutura, uma forte economia e inúmeras oportunidades de emprego, assim como toda cidade grande.

A região sul de BH reúne tradição, modernidade e infraestrutura em um só lugar. Apesar de ser uma área moderna e inovadora, ela também reserva um ar de cidade do interior.

A tranquilidade é o ponto forte da capital mineira. É possível ter contato direto com a natureza por meio da visitação em diversos parques e áreas de preservação espalhados pela cidade. Talvez esse seja o maior motivo que tem levado cada vez mais pessoas a procurar essa região para fixar residência.

Quais os principais bairros da Zona Sul de BH?

A qualidade de vida do morador de Belo Horizonte está diretamente ligada com a localização do imóvel onde ele vai residir. Por isso, esse é um dos elementos mais importantes a serem considerados no momento de avaliação da casa ou apartamento ideal. Além disso, esse fator exerce influência para a posterior valorização da propriedade.

Você vai conhecer, a seguir, os melhores bairros da Zona Sul de BH. Confira.

Buritis

Buritis é considerado um bairro de classe média e classe média alta. É uma das regiões mais desejadas por pessoas que deseja comprar imóveis na zona sul da capital. A tranquilidade, comodidade e proximidade com os centros comerciais fazem desse local um ótimo investimento.

O bairro abriga o grande Shopping Paragem, situado na sua principal via de acesso, a Avenida Mário Werneck. O estabelecimento tem muitas opções de lojas, praça de alimentação e cinema. Além disso, Buritis também contém o maior parque urbano da capital mineira, o Parque Aggeo Pio Sobrinho. Se você busca sossego, segurança e qualidade de via, esse é o local ideal!

Santa Efigênia

Santa Efigênia é um bairro predominantemente residencial e um dos mais tradicionais da região sul de BH. O ar calmo e seguro das ruas fazem da região uma das mais requisitadas por moradores de alto padrão aquisitivo.

O local apresenta muitas opções de cultura e lazer, como a arborizada Praça Floriano Peixoto, Boulevard Shopping e os teatros Marília e da Maçonaria. Além disso, ali também se localizam diversas instituições de saúde, como os principais hospitais públicos de Minas Gerais, o Hospital Semper, o Hospital São Lucas e a Santa Casa.

Savassi

Savassi é um bairro tipicamente boêmio e muito conhecido quando o assunto é vida noturna e badalação. Há uma grande concentração de bares e restaurantes no local. Além disso, há muita variedade de opções culturais, como livrarias, museus e praças.

No entanto, o bairro também apresenta outros encantos. As ruas arborizadas e tranquilas compõem um lindo cenário e que também serve de local ideal para receber muitos eventos culturais. A Praça da Savassi (Praça Diogo de Vasconcelos) é um dos pontos mais famosos da região e recebe exposições e manifestações artísticas frequentemente.

Savassi é o bairro ideal para quem trabalha no centro da cidade. Ambas as regiões estão próximas e o deslocamento entre elas pode ser feito em poucos minutos — essa facilidade também ocorre em regiões mais nobres da zona centro-sul.

Funcionários

O bairro Funcionários apresenta uma excelente localização, entre o Centro e o Savassi. A região tem uma infraestrutura bastante desenvolvida, com ruas pavimentadas, largas e arborizadas. Há muitos estabelecimentos comerciais no local.

A Praça da Liberdade é um local muito procurado para quem pratica atividade física, como caminhada e corrida. Além disso, a praça também serve de base para sediar eventos culturais e artísticos.

Os principais pontos de lazer e cultura localizados no bairro são o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Centro Cultural Banco do Brasil e o Palácio da Liberdade.

Cidade Jardim

Cidade Jardim é um bairro residencial que nasceu de um projeto arquitetônico que tinha a intenção de receber moradores com alto poder aquisitivo durante as décadas de 40 e 50. A ótima localização é um dos seus pontos fortes.

O clima forte de interior e a calmaria dos ambientes tornam a região o local perfeito para moradores que buscam se desligar um pouco do agito da metrópole mineira. Existem várias instituições de ensino pelo bairro, como o Colégio Loyola, o Colégio São Paulo, a Escola Maria Clara Machado e a Faculdade Pitágoras.

Lourdes

O bairro de Lourdes é um dos mais modernos e luxuosos de Belo Horizonte. É um dos melhores locais pra moradores com um alto poder financeiro. Existem muitas mansões e condomínios modernos pelas ruas da região.

Apesar de ser um bairro predominantemente residencial, há muitas opções de lojas de grife, estabelecimentos de alto padrão e o famoso Shopping Diamond Mall. Além disso, existem pontos turísticos, como a tradicional Basílica de Nossa Senhora de Lourdes e a sede administrativa do Clube Atlético Mineiro.

A boa localização do bairro permite acessar rapidamente as atrações de bairros vizinhos — Santo Agostinho, Funcionários, Savassi e Centro. As principais vias de acesso são a Avenida João Pinheiro, Avenida do Contorno, Avenida Olegário Maciel e rua Gonçalves Dias.

Belvedere

Belvedere apresenta belas construções arquitetônicas e é marcado por um traçado urbano muito bem delineado. O bairro de alto padrão vem recebendo cada vez mais investimentos no ramo imobiliário

Existem vários condomínios de luxo e opções de lazer ao ar livre, como a Praça da Lagoa Seca e a Praça Ney Werneck. Também existe um shopping no bairro, como o BH Shopping e os centros comerciais Belvedere Mall e BH2 Mall.

Santo Agostinho

Santo Agostinho é um bairro nobre, seguro, bem arborizado e com construções de luxo. Mansões e condomínios modernos são bem comuns pela região, é possível apreciar alguns dos mais importantes edifícios da cidade. Fica próximo ao centro, no entanto, é uma região bem tranquila e sossegada. Existem muitos jardins e parques pelo local.

O bairro abriga o grande shopping Diamond Mall. Além disso, ele também reúne outras atrações, como a Assembleia Legislativa, Praça Carlos Chagas, Igreja Nossa Senhora de Fátima, o Edifício JK, o Colégio Santo Agostinho, Clube Atlético Mineiro e o Banco Central de Minas Gerais.

Luxemburgo

O recente crescimento imobiliário de Luxemburgo é marcado por construções modernas e imponentes, com mansões de luxo e empreendimentos de altíssimo padrão. O Parque Mosteiro Tom Jobim é a principal opção de lazer com uma vegetação nativa e extensa área verde. Também há muitos estabelecimentos, como o Centro comercial Woods, o comércio da Rua Guaicuí, além de restaurantes, bares, escolas e cursos.

Anchieta

Anchieta é um bairro marcado pela localização privilegiada, com fácil acesso para as demais regiões da cidade, graças às avenidas Dos Bandeirantes e Afonso Pena. O ponto forte é a segurança, alta qualidade de vida e o ritmo tranquilo. A grande arborização é a marca registrada da região.

Os moradores do bairro podem desfrutar do contato direto com a natureza. É possível se deslocar facilmente até o Parque Municipal Julien Rien, uma área de preservação que abriga jardins, diversos exemplares de plantas e espécies animais.

Quais as principais vantagens de se morar na zona sul da capital mineira?

Viver na região sul de BH é um sonho de muitas pessoas. Conheça as vantagens de morar nesse local.

Acesso facilitado aos principais pontos da cidade

A região sul de BH realmente apresenta uma localização privilegiada. É possível chegar rapidamente aos outros pontos da cidade, graças às inúmeras avenidas e ruas que ligam as regiões, como a Avenida Afonso Pena, a Avenida do Contorno, Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida dos Bandeirantes etc. Assim, por exemplo, você pode viver na zona sul e se locomover até o Centro em cerca de 3 km.

Proximidade de variados tipos de comércio e lazer

Os moradores do sul de BH encontram praticidade e comodidade, pois existem muitas alternativas de comércio no entorno da região — supermercados, agências bancárias, academias de ginástica, clínicas, consultórios médicos, entre outros estabelecimentos.

Os shoppings também são ótimas opções de lazer, com muitas lojas modernas, salas de cinema, teatros e parques externos. Os principais são o Diamond Mall, o Pátio Savassi, BH Shopping e o Anchieta Garden Shopping.

Apesar de tranquila, a região sul de BH também é marcada pela movimentação. O bairro Savassi é o principal exemplo nesse sentido. O seu ritmo intenso e bastante agitado se dá graças às diversas lojas, barzinhos, casas de shows e muitas opções gastronômicas.

Ótimas instituições de educação

O sul de BH também não decepciona quando se trata de ensino de qualidade. A região abriga muitas instituições de educação renomadas, tanto de ensino fundamental e médio quanto superior.

As entidades que mais se destacam nesse meio e são líderes nos resultados do Enem são os tradicionais Colégio Santo Antônio e o Colégio Santo Agostinho, que têm formado gerações de alunos ao longo de sua existência.

O alto nível da educação também se faz presente em outros colégios particulares, como o Imaculada Conceição, Claretiano, Santa Dorotéia, Instituto Metodista Izabela Hendrix, Instituto Tarcísio Bisinotto, Colégio Bernoulli etc.

A região sul também é destaque quando o assunto é o ensino superior. As universidades mais prestigiadas do Brasil se encontram na região: são a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais).

Muitas opções gastronômicas

A região sul de BH reúne o melhor da culinária mineira, com restaurantes luxuosos e cardápios com grande variedade de receitas. Também é possível encontrar bares e lanchonetes espalhados por toda a cidade.

De fato, a culinária mineira é famosa por todo o Brasil. As principais opções gastronômicas são o pão de queijo, leitão à pururuca, o feijão-tropeiro, queijo etc. Esses pratos típicos costumam ser servidos em restaurantes e bares e botecos por toda a região. Além disso, a capital mineira sedia diversos festivais gastronômicos, como o Comida Di Buteco e o Circuito Aproxima.

Proximidade de parques naturais e praças de lazer

Manter o contato próximo com a natureza é algo cada vez mais difícil em grandes cidades, porém, isso é possível em BH. Esse é um dos pontos positivos que tornam a cidade tão atraente para os moradores.

A capital mineira apresenta bairros arborizados e muitos parques com mata preservada e vegetação nativa. Além disso, as cidades vizinhas são rodeadas por belezas naturais, como grutas, cachoeiras, a Serra do Cipó, Serra de Macacos etc.

De fato, morar próximo a áreas de lazer faz bem para a saúde física e mental dos moradores. A zona sul de BH é uma região de referência quando o assunto é parques e praças arborizados — o ambiente ideal para relaxar a mente e praticar atividades físicas com regularidade.

A Praça da Savassi (Praça Diogo de Vasconcelos) é uma ótima opção para corrida e caminhada. Assim como a Praça Carlos Chagas (Praça da Assembleia) com lindos jardins — cuja obra de paisagismo é assinada pelo famoso arquiteto Roberto Burle Marx.

Por sua vez, a Praça da Liberdade contém fontes de água, vegetação verde e pista de caminhada. Ainda, há alternativas, como a Praça da Lagoa Seca, o Parque Municipal Mata das Borboletas, o Parque Mosteiro Tom Jobim.

Por último, e não menos importante, o Parque Municipal Julien Rien consiste em um amplo espaço de preservação da mata nativa, além de servir como o habitat de espécies animais e vegetais.

Amplo acesso à saúde

A região sul de Belo Horizonte tem uma boa oferta de hospitais de alta qualidade e conta com uma infraestrutura bastante desenvolvida. Existem diversas instituições de saúde pela região, como o Hospital de Minas Gerais, o Hospital das Clínicas o Hospital Semper, O Hospital Sofia Feldman, o Hospital São Lucas e a Santa Casa.

Segurança eficiente

A segurança na zona sul de Belo Horizonte é um elemento que deve ser observado. A região apresenta índices baixos de violência, se comparada com o restante da cidade. De fato, toda grande aglomeração urbana apresenta seus problemas e taxas de criminalidade.

No entanto, a região sul é considerada um lugar seguro e muito bem estruturado para o morador viver com tranquilidade e paz. Muitos condomínios e mansões na região também apresentam mecanismos de proteção, como câmeras, alarme, portaria 24 horas, vigilantes etc.

Alta qualidade de vida para os moradores

A qualidade de vida envolve vários elementos, como opções de lazer, segurança, custo de vida, educação e outros pontos. O fato é que a região sul de BH é um dos melhores locais para se morar em todo o estado mineiro.

Além disso, o custo de vida é proporcional aos benefícios obtidos. E se comparado com outras grandes capitais, como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, o custo-benefício vale muito a pena.

A região sul oferece também muitas alternativas de lazer para os moradores. Afinal, quem não gosta de sair para passear, assistir a filmes e peças de teatro e participar de eventos culturais?

A zona sul abriga museus e construções de caráter histórico de alta relevância, como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Existe muita variedade nos diversos shoppings centers, centros comerciais e feiras de artesanato, como a Feira da Afonso Pena.

Além disso, a vida noturna costuma ser bem agitada em alguns pontos específicos da zona sul, como no bairro Savassi, que traz todas as atrações que já mencionamos.

Por que comprar apartamento na zona sul é um investimento?

A compra de imóveis é um investimento que costuma ser vantajoso, principalmente a médio e longo prazo. De fato, a região sul de BH vem atraindo cada vez mais o interesse de investidores interessados em injetar recursos financeiros para a construção de novos empreendimentos pela área. Logo, a tendência de as propriedades sofrerem uma valorização é muito grande.

Além disso, o mercado imobiliário pela região é bastante dinâmico e versátil. Os lançamentos de imóveis são uma realidade constante pela área. Existem casas e apartamentos de alto padrão para todos os estilos e gosto dos clientes. Com certeza, um deles vai se encaixar perfeitamente de acordo com a sua personalidade!

O que considerar ao comprar um apartamento?

A região de BH contém muitas opções vantajosas para a compra do seu imóvel. É normal você ficar confuso e em dúvida sobre o assunto. Pensando nisso, vamos passar algumas dicas para você fechar um negócio vantajoso e de alto potencial.

Conheça alguns critérios que devem ser levados em consideração antes de optar por um apartamento.

Tamanho

A metragem do imóvel é um fator determinante para a estipulação do seu valor de venda. Além disso, quanto mais amplo e mais bem dividido for o espaço, maior será o conforto e a comodidade para os moradores. Portanto, opte por ambientes espaçosos e que passem uma sensação de liberdade e prazer.

Condições estruturais

A estrutura do imóvel deve estar em perfeitas condições para a moradia imediata. De qualquer forma, antes de qualquer decisão, verifique a pintura, fiação elétrica, sistema hidráulico, iluminação e o revestimento e acabamento dos ambientes.

Portanto, fique atento aos sinais: infiltrações, vazamentos, mofo. Propriedades antigas podem apresentar falhas e avarias na sua construção, o que vai demandar reformas e reparos — e requer mais despesas.

Serviços e comércio próximos

Observe se há um comércio local próximo à sua residência — shoppings, supermercados, farmácias, hospitais, academias, clínicas, centros de estética etc. Do mesmo modo, verifique se esses estabelecimentos atendem às suas necessidades, ou seja, se oferecem os produtos e serviços que você e sua família precisam para o dia a dia.

Esse elemento conta muito para uma vida confortável e prática. Afinal, ninguém quer perder tempo com o deslocamento até lojas para comprar itens que precisa, não é mesmo?

Vizinhança

O tipo de vizinhança influencia diretamente na sua qualidade de vida. Já parou para pensar nisso? Som alto, obras e conversas em tom elevado são as principais reclamações de moradores. Além disso, os bairros boêmios e com vida noturna bem ativa costumam ser mais agitados, o que pode ser um incômodo para os moradores.

Portanto, converse com os seus futuros vizinhos e busque conhecê-los melhor. Da mesma forma, você pode fazer perguntas sobre a região e explorar melhor as áreas próximas.

Compare com demais opções

Antes de sair fechando o contrato e adquirindo o primeiro imóvel que aparecer na sua frente, analise outras opções disponíveis no mercado. Uma boa ideia é buscar propriedades que estão anunciadas para venda em sites e plataformas especializadas nesse ramo.

Assim, você pode escolher o imóvel que mais lhe agrada, conforme as suas preferências pessoais e de acordo com as funcionalidades e serviços oferecidos pela propriedade — varanda, suítes, metragem, quantidade de quartos, número de vagas de garagem, piscina, sauna etc.

Como você pôde notar, morar na zona sul de Belo Horizonte é o sonho de muitas pessoas que estão em busca de qualidade de vida e tranquilidade. A região é considerada uma das melhores áreas para investir em um imóvel de qualidade.

Porém, antes disso, é importante buscar o auxílio de uma construtora em Belo Horizonte. Contar com o apoio de profissionais especializados no ramo imobiliário fará toda a diferença para você fechar um negócio próspero e vantajoso.

Está em busca de um investimento imobiliário promissor? Entre em contato com a Construtora Sudoeste e conheça as nossas opções disponíveis!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: