Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Guia completo: saiba como escolher uma construtora em Belo Horizonte

08/08/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Escolher uma construtora em Belo Horizonte para comprar um imóvel não é tão simples quanto parece. Apesar de você ter várias opções, é importante analisar alguns critérios, pois a compra de uma casa ou apartamento é uma decisão muito séria e que envolve um custo muito alto.

Além do valor de um investimento imobiliário ser alto, se o cliente ficar insatisfeito com a compra não será tão simples resolver o problema. Diferente do que acontece quando compramos uma peça de roupa ou um par de sapatos e encontramos um defeito, na aquisição de um imóvel, não dá simplesmente para voltar na empresa e pedir para trocar o bem por outro.

No mais, se você não fizer uma boa pesquisa antes de escolher uma construtora, pode encontrar outros problemas como irregularidades na obra ou a construção sofrer muitos atrasos. Esses fatores podem gerar prejuízos financeiros para você, que é um investidor imobiliário e pretende ter lucros com a venda ou locação do imóvel.

Para ajudar você a fazer a escolha certa e não ter problemas na hora de comprar uma casa, terreno ou apartamento, preparamos este guia. Nele, você encontra critérios que devem ser levados em conta na hora de escolher uma construtora em BH, além de outras dicas importantes sobre o assunto. Confira!

7 critérios para escolher uma construtora em Belo Horizonte

Para escolher uma boa construtora é preciso pesquisar bastante antes. Por isso, resista à tentação de fechar com a primeira empresa com a qual você entrar em contato. Mesmo que ela tenha nome e seja reconhecida no mercado, é necessário que você procure o máximo de informações sobre a companhia, pois isso evita surpresas desagradáveis no futuro.

A seguir, vamos citar alguns critérios muito importantes que devem ser levados em conta no momento de escolher a incorporadora responsável pela construção do empreendimento de seu interesse. Vamos lá?

1. Histórico de qualidade da construtora

O histórico dos empreendimentos entregues por uma construtora diz muito sobre a qualidade das obras entregues por ela. Então, quando estiver pesquisando uma construtora em Belo Horizonte, busque informações sobre obras já entregues e pesquise sobre a qualidade dos materiais utilizados.

Uma boa dica para fazer esse tipo de pesquisa é buscar opinião de clientes na internet mesmo. Páginas no Facebook e sites como Reclame Aqui são excelentes ferramentas para recolher informações preciosas sobre a companhia e sobre a qualidade dos serviços prestados.

Além disso, é necessário conhecer o passado da construtora em relação a empreendimentos entregues para saber se ela costuma cumprir com os prazos de entrega. No mais, você deve levar em consideração a reputação da empresa no mercado belo-horizontino.

2. Planta do imóvel

Se você pretende comprar um imóvel na planta, antes de escolher a construtora responsável pelo empreendimento, é preciso analisar a planta do imóvel. Isso porque você deve saber onde vai pisar no futuro. Além disso, com a planta você já consegue ter uma ideia da valorização daquele bem ao longo dos anos.

3. Política de juros

Embora a maior parte dos financiamentos imobiliários sejam feitos por bancos, é comum que construtoras ofereçam esse benefício para seus clientes. Mesmo que o imóvel seja financiado com recursos de bancos, quando o bem é comprado na planta, uma boa parte do valor é paga diretamente à construtora.

Para não ter surpresas depois da assinatura do contrato, o ideal é que você procure conhecer a política de juros da empresa, pois, assim, você evita dores de cabeça no futuro. É preciso saber se a companhia ou o banco responsável pelo financiamento cobram juros sobre o valor já pago depois da entrega das chaves.

Você precisa se informar também sobre as condições de pagamento. Isso porque é normal que as construtoras fixem um valor mensal, mas incluam uma parcela mais alta, que é paga uma vez por ano. Não assine o contrato sem saber qual o valor da parcela anual, senão você corre o risco de não ter esse dinheiro em mãos quando for a hora de pagar.

4. Saúde financeira da empresa

O fato de uma construtora ser famosa não significa que sua saúde financeira está em dia. A empresa pode ter várias dívidas e até mesmo, processos na justiça, o que vai atrapalhar o andamento da obra e comprometer o prazo de entrega do empreendimento. 

Analisar a saúde financeira da empresa é um fator ainda mais importante em casos de compra de apartamento planta ou de financiamento do bem com o banco. 

Empresas do ramo de construção civil lidam com um montante de dinheiro muito alto e erros administrativos e contábeis podem levar a companhia à falência. Por isso, é importante conferir os ativos e passivos da incorporadora e verificar se há histórico de constantes atrasos nas obras.

Buscar informações sobre dívidas com fornecedores também é uma boa forma de verificar se o financeiro da empresa está organizado.

5. Prêmios e certificações de melhor construtora

Esse é um critério importante que serve como parâmetro de qualidade para uma empresa. Prêmios e certificações são atestados de que a construtora se preocupa com a satisfação de seus clientes e com a qualidade dos serviços oferecidos.

Quando uma construtora recebe prêmios e certificações significa que ela atingiu o nível de excelência em relação aos produtos com os quais trabalha. Para conseguir um certificado ISO 9001, por exemplo, a empresa passa por uma análise rigorosa dos processos produtivos.

Então, se ela obtém esse tipo de certificação, tenha certeza de que a construtora é uma empresa séria e idônea.

6. Projeto de incorporação

Uma boa construtora não trabalha de forma irregular, por isso, ao pesquisar por empresas, verifique se elas têm os documentos necessários para dar início à construção do empreendimento. Você consegue essas informações na prefeitura municipal de sua cidade, pois são dados públicos, que ficam acessíveis para qualquer cidadão. 

Quando a construção do empreendimento é autorizada pelo município, faz-se uma nota no Cartório de Registro de Imóveis da cidade. 

7. Locais onde a empresa atende

Há construtoras em Belo Horizonte que são especialistas em imóveis de alto padrão, outras no segmento Minha Casa Minha Vida, já outras em apartamentos de médio padrão. Também têm aquelas que investem em mais de um padrão, como médio e alto.

Se você busca uma empresa especialista em determinado segmento, o ideal é escolher aquela que tem foco no produto que você deseja comprar. Isso porque, quanto mais especializada em um segmento é a companhia, melhores são seus produtos e esse fator também se aplica no mercado imobiliário.

8. Possibilidade de financiamento coletivo

Você já ouviu falar em crowdfunding imobiliário? É uma forma de financiamento coletivo, na qual vários investidores interessados em um determinado empreendimento realizam aplicações para que seja viável a construção de um imóvel. Com o valor arrecadado, a incorporadora consegue dar andamento na obra, o que, até então, não era possível.

Claro que esse não é um requisito obrigatório que deve ser analisado na hora de escolher uma construtora em Belo Horizonte. Mas se você tem interesse nesse tipo de investimento, deve avaliar se a empresa trabalha nesses moldes, já que esse tipo de aplicação rende um bom retorno financeiro e, por isso, é uma boa opção para quem gosta de investir no mercado imobiliário.

Checklist: entenda o que analisar nos apartamentos das construtoras em Belo Horizonte

Agora que você entendeu quais critérios devem ser avaliados na hora de escolher uma construtora em Belo Horizonte, está na hora de aprender o que deve ser analisado na hora de comprar um apartamento na cidade. Esse ponto é importante porque, mesmo que a empresa seja a melhor, se você não fizer um checklist do que deseja no imóvel que vai adquirir, corre o risco de ficar insatisfeito depois de fechar o contrato.

Para ajudar você a não errar na escolha, fizemos uma lista do que deve ser observados nos apartamentos em BH antes de fechar o negócio.

Localização do imóvel

Parece clichê falar em localização, mas esse é um fator muito importante, pois influencia em 25% no valor do bem. Para você que é investidor, a localização é ainda mais importante, pois ela vai determinar seu lucro na venda ou locação do apartamento e a liquidez do bem.

É muito mais fácil negociar um imóvel localizado em uma área privilegiada, que é próxima aos principais pontos da cidade, do que um apartamento em um bairro afastado, sem infraestrutura.

Segurança

O fator segurança também é fundamental na hora de fechar a compra de um apartamento. Não estamos nos referindo somente à segurança do bairro, mas, principalmente, à do condomínio. Ao visitar o imóvel, verifique como você é recebido na portaria e qual o grau de dificuldade de uma pessoa que não é moradora do local ter acesso ao prédio.

Cheque também o nível de criminalidade no bairro e nas regiões próximas. Procure informações sobre postos policiais nas redondezas, pois locais sem patrulhamento costumam ter uma taxa de criminalidade mais alta.

Vagas na garagem

Esse é um quesito muito importante, pois dependendo do perfil de cliente para o qual você deseja vender ou alugar seu imóvel, 1 ou 2 vagas podem não ser o suficientes. Além do número de vagas, você deve observar se elas são marcadas, qual o tamanho do carro que cabe em cada vaga e outras características que podem ser importantes para seus clientes.

Lembre-se de que clientes que compram e alugam imóveis de alto padrão são exigentes e observam todos os detalhes do apartamento antes de fechar o negócio.

Área de lazer

A área de lazer também tem um forte poder de influência na valorização de um imóvel. Mesmo em apartamentos de alto padrão é comum encontrarmos áreas de lazer pequenas, com apenas uma piscina e nada voltado para crianças. Então, antes de comprar um imóvel, pense no perfil do cliente para o qual você deseja vender aquele bem.

Pessoas que têm filhos pequenos ou adolescentes podem gostar de ter um espaço para se divertir com as crianças aos finais de semana. Além disso, uma área de lazer é fundamental para quem gosta de receber os amigos ou a família em ocasiões especiais.

Incidência de luz solar

Há pessoas que preferem comprar um apartamento que tenha uma boa incidência de luz solar durante o dia, porque isso interfere no conforto térmico do imóvel, além de gerar uma boa economia de energia para os moradores. No mais, em apartamentos que recebem luz do sol abundante, a presença de ácaro e mofo é bem menor.

A luz natural deixa o apartamento ainda mais bonito e alegre, pois ajuda no desenvolvimento de plantas — caso o morador goste de tê-las dentro de casa. O sol beneficia, também, nossa saúde física e mental.

Apesar de o custo de um apartamento com face para o sol ser mais alto, ele também será mais valorizado pelos clientes.

Tamanho do imóvel

A metragem do apartamento influencia muito no seu preço de venda. Então, antes de fechar negócio, confira o tamanho do imóvel e se a distribuição dos cômodos é satisfatória. Isso porque é comum vermos apartamentos com um bom tamanho com quartos pequenos, o que pode ser um ponto negativo para casais que têm mais de 1 criança em casa.

O importante é que a divisão de cômodos esteja bem feita e áreas comuns como cozinha e banheiro tenham um espaço adequado, capaz de acomodar e oferecer conforto para a família que vai morar no local.

Acabamento

A qualidade do acabamento é um fator muito observado pelos clientes, pois quem compra uma casa nova nem sempre quer ter gastos com reforma. Além da qualidade da tinta e do estado da pintura, é importante analisar a qualidade dos pisos e revestimentos. Materiais ruins se degradam com mais facilidade, gerando transtornos e custos para o proprietário.

No mais, pisos mal colocados, mesmo que sejam de boa qualidade, tendem a se soltar com mais facilidade. As peças do banheiro, forro e reboco também devem ser analisados, pois, assim, você evita dores de cabeça no futuro.

Estrutura

Problemas de estrutura são mais difíceis de serem identificados, principalmente para quem é leigo no assunto. Nesse caso, você pode pedir ajuda de um profissional quando a vistoria do imóvel for feita. É preciso observar se há rachaduras, infiltrações e problemas elétricos ou hidráulicos.

A estrutura do condomínio também deve ser levada em conta, pois o morador vai utilizar as áreas comuns e, por isso, tudo deve estar em perfeito funcionamento.

Condomínio

O valor do condomínio é um fator de decisão na hora da compra ou locação de um imóvel. Mesmo que haja muitos benefícios, nem sempre as pessoas estão dispostas a pagar um preço muito alto para manter o prédio. Por isso, antes de fechar a compra, verifique qual o valor a ser pago mensalmente e quais benefícios estão inclusos na taxa mensal de condomínio.

Analisar essa questão ainda é mais importante quando seu cliente vai comprar o apartamento financiado. Dependendo do valor das parcelas e da taxa de condomínio, o cliente pode ter dificuldade em manter o pagamento mensal ou, até mesmo, ter uma queda em sua qualidade de vida por causa dos altos custos de manutenção do prédio.

Vista do apartamento

Essa é uma questão que nem sempre é vista com muita importância na hora de comprar um apartamento para investir. Mas BH é uma cidade grande, com muitos prédios e estabelecimentos comerciais. Então, quando você estiver pensando em investir em um imóvel que tenha vista para um ponto turístico da cidade ou para uma área de preservação ambiental, leve esse ponto em consideração na hora de fechar o contrato.

O cliente pode gostar de chegar em casa e observar uma bela vista. Uma boa paisagem faz bem para quem está cansado do trabalho ou da rotina de estudos.

Recursos tecnológicos

É cada vez mais comuns construtoras investirem em recursos tecnológicos para facilitar a vida dos moradores. Uma empresa séria e moderna, que está preocupada com o bem-estar, segurança e conforto de seus clientes se preocupa em oferecer soluções em tecnologia para facilitar a vida de quem mora em uma cidade grande como Belo Horizonte e tem uma rotina corrida.

Alguns recursos como acesso ao condomínio por biometria não só facilitam a vida do morador como, também, oferecem mais segurança para todos que residem no local.

Recursos sustentáveis

O tema sustentabilidade já não é novidade na construção civil e, por isso, antes de comprar um apartamento, é bom observar se ele foi construído dentro desse conceito. Isso porque, além de contribuir com a conservação do meio ambiente, um imóvel sustentável ainda oferece economia para seus moradores.

Apartamentos sustentáveis são imóveis inteligentes, pois foram projetados para utilizar recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente. A captação e reaproveitamento de água são características comuns desse tipo de empreendimento. A presença de painéis solares para a distribuição de energia é outra característica de um apartamento sustentável.

A vantagem desse tipo de obra é que, além de reduzir os custos de moradia dos futuros donos, o preço de compra também é mais baixo do que o valor dos imóveis não sustentáveis. Isso acontece devido ao uso de madeira reflorestada e tijolos de adobe, que têm um custo mais baixo, além de outros materiais ecologicamente corretos.

Essa economia na hora da compra pode ser repassada ao seu cliente, o que vai ajudar você a vender o apartamento mais rápido.

Preço

Esse é um dos fatores mais importantes na hora de fechar um negócio no ramo imobiliário. Você precisa analisar o preço do apartamento até mesmo antes de marcar uma visita, pois deve avaliar se o valor está dentro do seu orçamento. 

Comprar um apartamento para investir é bem diferente de adquirir o bem para morar, pois sua intenção é ter lucros com a venda ou locação, certo? Então você precisa encontrar um bem que esteja dentro do valor que pode aplicar. 

Além disso, é preciso avaliar se o apartamento está dentro do que o mercado considera justo. Para tirar suas dúvidas, procure se informar sobre o valor de imóveis do mesmo padrão na região, pois isso serve como parâmetro para saber se você não está pagando mais caro em sua aquisição.

Saiba analisar os preços das construtoras em Belo Horizonte

Agora você já sabe o que deve analisar para escolher uma boa construtora em Belo Horizonte e o que analisar antes de comprar um apartamento. Mas você entende como analisar os preços cobrados pelas incorporadoras? Bom, não há um padrão para que uma companhia precifique seu produto, mas há fatores que influenciam diretamente no valor de uma casa ou apartamento. Veja quais são eles:

  • localização: a localização do imóvel é um fator que representa 25% do valor do bem;

  • segurança: influencia em 15% no valor do apartamento;

  • vaga na garagem: representa também 15% no valor do imóvel;

  • área de lazer: 10% do valor do imóvel se deve à área de lazer. Quanto mais completa, mais eleva o valor do bem;

  • elevador: valoriza o imóvel em 9%;

  • face para o sol: essa característica tem um poder de influência de 7% na valorização do apartamento;

  • andar: tem poder de influência de 6%;

  • varanda: esse quesito influencia em 5% no valor do bem;

  • vista: representa 4% do preço do bem;

  • infraestrutura e tecnologia: também influencia em 4% o valor do apartamento.

Como você pôde ver, cada característica de um apartamento influencia diretamente em seu valor para venda. Por isso, antes de fechar negócio é preciso observar se o preço final do bem condiz com os benefícios que ele oferece ao cliente. 

Vale ressaltar que imóveis prontos sempre têm um valor mais alto do que os apartamentos na planta. Outros quesitos como metragem também são fatores que influenciam no valor final da venda do bem.

Bom, essas foram nossas dicas para você escolher uma boa construtora em Belo Horizonte. Vale ressaltar que a Construtora Sudoeste está presente na cidade há quase 30 anos e é especialista em imóveis de alto padrão. A empresa tem empreendimentos nos melhores bairros de BH e preza muito pela qualidade dos seus produtos e pela satisfação de seus clientes. 

Gostou do post e quer conhecer melhor os empreendimentos da Construtora Sudoeste? Então entre em contato conosco agora mesmo e fale com um de nossos corretores!                                                                                                                                                   

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: