Envie uma mensagem
Fale
via chat
BLOG

Conheça 6 dicas eficazes para manter a organização na cozinha

08/09/2021
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Se antes da pandemia, com a rotina agitada e repleta de compromissos, era comum notar um acúmulo de afazeres, o home office intensificou esse cenário em alguns lares. Agora, é necessário solucionar questões de trabalho, escola e convivência junto às tarefas domésticas.

Pensando em otimizar o seu tempo, selecionamos 6 dicas para manter a organização da sua cozinha em dia. Assim, você direciona a energia ao que demanda mais concentração e, ao poupar tempo, desfruta da companhia daqueles que ama, com a consciência tranquila e harmonia sob medida. Vamos lá?!

#1 – Avalie e descarte o que não usa
Nada melhor do que começar a organização da cozinha pelo início. Por isso, a nossa primeira dica é sobre avaliar os alimentos e utensílios que mantém. São todos necessários? Essa é uma das perguntas que deve se fazer para entender se todas as panelas são essenciais ou se pode diminuir a quantidade de acessórios que se acumulam na cozinha.

Outro ponto importante é se desfazer dos itens que estão danificados, como copos lascados ou taças trincadas, potes sem tampa, panelas sem cabo e outros objetos que não têm conserto. Para o que não será usado, mas está em boas condições, a sugestão é reunir tudo para doar.

#2 – Faça a separação dos utensílios
Agora que você já descartou o que está sem utilidade, é hora de separar os objetos de acordo com recorrência de uso. A dica é ter em mente quais são os copos, taças, pratos e acessórios que você utiliza para receber visitas, por exemplo. Desse modo, a distribuição acontecerá conforme a necessidade e evita desarrumar o que não será usado.

Ou seja, quando receber visitas, saberá exatamente onde encontrar os refratários de petisco e as taças para o vinho que acompanhará. Ou ainda, localizará rapidamente em qual prateleira está o utensílio ideal para fazer aquela torta especial para surpreender na sobremesa.

#3 – Mantenha os objetos mais usados à mão
Da mesma forma que vimos, na dica #2, que manter os utensílios próprios para determinadas ocasiões facilita a rotina, é fundamental deixar os objetos usados diariamente sempre à mão.

Portanto, deixe-os sempre na linha do olhar para localizar rapidamente o que precisará. O ideal é que você consiga enxergar tudo o que tem dentro do armário, posicionando os maiores atrás. Para o armário de copos, por exemplo, é indicado que as taças fiquem atrás. No caso dos temperos, o ideal é que a garrafa de azeite fique atrás dos moedores de pimenta.

#4 – Saiba quais temperos você tem
Imagine que a sua panela já está no fogo, mas você sente falta de um sabor que só aquele tempero tem. Ao abrir o armário, acaba se perdendo na quantidade de embalagens abertas ou frascos sem indicação de conteúdo. Até você olhar cada um, a sua refeição já queimou e foi desperdiçada.

Para evitar que isso aconteça, a dica é investir em um porta-temperos, de vidro ou plástico, fáceis de etiquetar. Ao nomear cada tempero, você garante mais praticidade na hora de cozinhar e não confunde as especiarias que forem semelhantes.

#5 – Usando ganchos e prateleiras
Se você seguiu as primeiras dicas, já sabe quais são os utensílios que estão sempre em uso e quais serão guardados para uso específico. Com essa visão, pode apostar em prateleiras resistentes que abrigarão eletrodomésticos e panelas maiores.

Para xícaras e itens de uso diário, é recomendado investir em ganchos de diversos tamanhos que deixarão os itens sempre à mão. Vale ressaltar que canecas maiores deverão ficar nas prateleiras, evitando incidentes.

#6 – Tudo organizado, mas como manter?
Agora que você já colocou em prática todas as dicas, a dúvida é uma só: se uso a cozinha todos os dias, como manter organizado? Em casos de cozinha americana espaçosa, com bancada em U, balcão e opção de fechamento, como alguns apartamentos do Tree, a sugestão é deixar o espaço o mais livre possível.

Ao observar a bancada livre, a sensação é de que o ambiente está organizado. O ideal é deixar somente o essencial para o dia a dia da sua família. Isso significa atenção ao que de fato é usado e, sobretudo, manter o hábito de devolver aos respectivos lugares o que foi retirado, para que essa organização se estenda por um longo tempo. 

Gostou das dicas? Então acompanhe nossas publicações, com o compartilhamento de conteúdos sobre esse e muitos outros assuntos. Se tiver em busca de um empreendimento completo, conheça nossas opções disponíveis


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: