Envie uma mensagem
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Condomínio inteligente é uma excelente alternativa para investimento!

10/04/2020
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

A automação residencial é um fenômeno que tem revolucionado moradias, especialmente diante de uma rotina tão corrida das pessoas e com tantas tarefas a serem executadas. Essa tendência é só o começo de uma nova era tecnológica cada vez mais inovadora e prática.

O conceito de condomínio inteligente veio para ficar dentro do mercado imobiliário. Atualmente, é possível investir em várias possibilidades de ferramentas integradas a um único sistema, como computadores e smartphones.

Ficou curioso? Este artigo vai abordar como a automação residencial em um condomínio inteligente pode trazer mais autonomia e praticidade para a rotina dos moradores em imóveis de alto padrão. Veja na sequência!

O que é um condomínio inteligente?

Um condomínio inteligente consiste no empreendimento planejado para fornecer segurança e conforto para os moradores mediante o uso de soluções planejadas ainda na fase de obras.

Essas ferramentas automatizadas proporcionam facilidades para o dia a dia e um melhor aproveitamento da área construída. Alguns exemplos básicos de condomínio inteligente são o investimento em redes de fibra óptica para a instalação de internet de alta velocidade, sistemas de aproveitamento da luz solar e automações residencias que permitem controlar, automatizar e programar tarefas remotamente através da comunicação.

Quais são os atributos dos condomínios inteligentes?

Os condomínios inteligentes são marcados pela presença de recursos tecnológicos. Conheça, a seguir, as principais características desse tipo de empreendimento!

Identificação biométrica

O acesso da portaria é controlado por um dispositivo que reconhece a pessoa por meio de leitura da sua face, de biometria, de impressão digital ou de íris dos olhos. Somente a partir da exata identificação é que o indivíduo será liberado para transitar nas dependências do condomínio.

Trata-se de uma maneira de garantir mais segurança ao local e evitar a entrada de pessoas suspeitas e não identificadas. Além disso, é uma maneira de evitar o uso de chaves, uma vez que esses objetos podem ser furtados ou perdidos pelos moradores e, com isso, cair em mãos erradas.

Porteiro eletrônico

O interfone com atendimento remoto, também conhecido como porteiro eletrônico, é tendência no que se refere a condomínios inteligentes. Ele atua por intermédio de câmeras integradas que ficam acopladas na portaria e nas demais dependências do condomínio. Com isso, os profissionais podem ser terceirizados e não precisam permanecer fisicamente no prédio. Ainda assim, eles conseguem identificar claramente os visitantes.

Esses visitantes podem, inclusive, ser atendidos pelos próprios moradores, mesmo que estejam foram de casa. Isso porque o sistema pode ser instalado no smartphone ou tablet do indivíduo.

Câmeras de segurança

As câmeras de vigilância já estão presentes na maioria dos estabelecimentos comerciais, e essa tendência vem sendo utilizada cada vez mais em condomínios residenciais, especialmente em cidades grandes e com alto nível de violência. O intuito é aumentar a segurança dos moradores, monitorar o ambiente e coibir a prática de delitos e demais ações planejadas por criminosos.

Automação da gestão condominial

O síndico reúne muitas responsabilidades para si. Nesse sentido, os mecanismos automatizados ajudam a efetuar a gestão condominial de uma forma mais prática e ágil. Esse sistema pode ser utilizado para planejar o pagamento das despesas gerais e a remuneração dos empregados, marcar reuniões e assembleias, elaborar memorandos contendo avisos aos moradores, entre diversas outras funções.

Controle de iluminação da casa

O uso de lâmpadas de LED contribui para reduzir os gastos, uma vez que elas são mais econômicas e duráveis. Além disso, a instalação de sensores de presença humana traz mais comodidade e praticidade aos moradores.

Sistema de som ambiente

Existem tecnologias que possibilitam que o rádio ou o tocador de som seja ligado com apenas um comando, como o bater de palmas ou um clique. O morador também pode controlar a intensidade do volume e escolher a programação musical que achar mais conveniente para cada momento.

Sistema de irrigação de jardim

É possível manter o jardim bem cuidado mesmo que os moradores tenham uma rotina bem agitada. Existem sistemas de irrigação automatizados para gramados que são acionados em horários previamente determinados pelo usuário. Outra vantagem importante é que esse mecanismo evita o desperdício de água, pois o sistema é desligado em poucos minutos.

Acionamento do ar-condicionado

O ar-condicionado pode ser ligado mesmo sem controle remoto, caso o morador esteja em outro cômodo e até mesmo distante de sua residência. Essa tecnologia permite que o aparelho seja acionado remotamente. É uma forma de garantir que o ambiente já esteja em uma temperatura confortável quando o morador chega em casa.

Automação de água e energia

Outro investimento vantajoso em um condomínio inteligente é em sensores de presença. Eles evitam o desperdício de luz e de água, por exemplo, principalmente quando alguém se esquece de desligar os interruptores. Esse cuidado traz mais economia para o bolso dos moradores. Outras boas ideias são a instalação de torneiras automáticas com sensores e a instalação de painéis solares, tecnologia muito útil para economizar e evitar o desperdício de energia elétrica.

Quais são os diferenciais desse tipo de investimento?

Conheça alguns fatores que fazem com que o condomínio inteligente seja tão desejado pela maioria das pessoas que busca conforto e usabilidade em suas residências:

  • reduz os gastos dos moradores;
  • leva a cultura da sustentabilidade a sério;
  • integra os espaços por meio da tecnologia;
  • promove segurança reforçada mediante o uso de sistemas automatizados;
  • realiza a automação da gestão condominial;
  • faz uso de aplicativos específicos para o condomínio.

Quais são as maiores vantagens desse tipo de tecnologia?

Confira as vantagens de viver em um condomínio inteligente:

  • potencial de valorização;
  • custos de manutenção menores;
  • qualidade de vida;
  • praticidade;
  • segurança;
  • economia;
  • privacidade;
  • comodidade.

Como você pode perceber, a automatização de dispositivos já chegou também ao condomínio residencial, e isso é algo muito positivo. Esse sistema inteligente possibilita a criação e a programação de sistemas contendo inteligência artificial que podem se ajustar perfeitamente ao cotidiano dos moradores e trazer mais praticidade ao ambiente.

Você achou este artigo interessante? Então, que tal espalhar esse conhecimento com seus amigos? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam as vantagens de viver em um condomínio inteligente!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: