Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Como vender apartamento de alto padrão? Entenda!

06/03/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Apesar das incertezas e dos resquícios da crise econômica pela qual o Brasil passou nos últimos anos, o mercado imobiliário de luxo parece ter sofrido poucos impactos e continua crescendo. Assim, ele permanece como um ramo muito disputado e lucrativo ao mesmo tempo.

Nesse sentido, para conseguir bons resultados ao vender apartamento de alto padrão, é importante compreender o perfil do comprador e estar atento a uma série de fatores. Até porque a maioria dos clientes é muito exigente e costuma fazer negócios desse tipo com frequência.

Afinal, como proceder para vender apartamentos de alto padrão? Pensando nisso, vamos abordar neste artigo as principais questões práticas envolvendo a negociação de imóveis de luxo e como eles podem ser uma excelente opção de investimento. Confira!

Qual é o público do mercado de luxo?

Você sabe para quem os imóveis de alto padrão são destinados? Não basta saber que os compradores e vendedores de imóveis de luxo são pessoas com condição econômica alta e estável.

São pessoas com carreiras sólidas e de sucesso que conhecem bem o mercado ao seu redor e estão por dentro das grandes tendências. Isso significa que elas gostam de coisas refinadas, prezam pela qualidade e não hesitam em pagar grandes valores por propriedades elegantes e arrojadas. Por isso, é fundamental conhecer as preferências desse público antes de qualquer coisa.

Como vender apartamento de alto padrão?

Vamos apresentar a seguir algumas dicas de como é possível realizar a venda de um imóvel de luxo com eficiência, segurança e praticidade.

Deixe toda a documentação em ordem

A burocracia pode comprometer a agilidade e eficiência do negócio. Por isso, uma das primeiras atitudes é preparar toda a documentação que será objeto da negociação. Essa medida traz rapidez e praticidade ao momento de assinar o contrato. Por isso, preste atenção a toda a papelada que será necessária e separe tudo com antecedência.

Muitos compradores potenciais interessados em adquirir o imóvel podem simplesmente desistir do negócio e recuar na decisão da compra devido à demora para reunir os documentos ou problemas com a sua regularidade.

O ideal é obter a matrícula atualizada desse bem no cartório de Registro de Imóveis competente antes mesmo de anunciar a sua venda. Esse ato comprova, por exemplo, a propriedade regular do imóvel e informa a inexistência de qualquer tipo de ônus recaindo sobre ele — como hipoteca ou penhora.

Além disso, é essencial requerer a certidão atual do IPTU comprovando que não há débitos, bem como uma declaração de ausência de débitos condominiais se for o caso. O que queremos dizer é que todas as irregularidades e pendências devem ser resolvidas antes de o imóvel ser objeto de contrato de compra e venda.

Utilize meios de divulgação que atingirão o público-alvo

Antes de tudo, é importante entender que o mercado imobiliário de imóveis de alto padrão é diferente dos demais. Nele, não costuma haver placas anunciando a venda nem anúncios em meios de comunicação — essas atitudes são consideradas formas de desvalorização do imóvel.

Desse modo, os anúncios de vendas de apartamentos de alto padrão são publicados em portais e sites específicos. Ainda assim, a melhor maneira de divulgá-los é por meio do contato pessoal com corretores ou imobiliárias.

A maioria dos clientes que realizam transações de imóveis de luxo busca atendimento exclusivo, personalizado e de qualidade. Por isso, eles preferem ser atendidos por profissionais especializados no ramo em vez de “perderem tempo” fazendo tudo sozinhos.

Em vista de tudo isso, esteja atento à estratégia de marketing a ser adotada. Conheça o perfil do público-alvo antes. Além disso, quando for divulgar o imóvel, destaque as qualidades que serão os grandes diferenciais para a clientela, como serviços exclusivos, câmeras de segurança, porteiro virtual, quantidade de cômodos, automação residencial, opções de lazer, academia, etc.

Ofereça um atendimento personalizado

Como dissemos, pessoas interessadas em adquirir um imóvel de alto padrão desejam um atendimento diferenciado e personalizado — fator que influencia diretamente a decisão de compra. Além disso, elas querem contar com um profissional competente e confiável.

Nesse momento, é importante selecionar e enviar materiais personalizados e de qualidade. Por isso, um corretor ou alguém especializado no mercado imobiliário pode fazer toda a diferença. Mas, antes disso, busque entender as necessidades e conhecer as preferências do potencial comprador.

Aposte em uma rede de contatos ampla

Manter uma rede de contatos profissionais é uma medida de networking importante para quem atua no mercado imobiliário. Desse modo, é possível conhecer profissionais corretores que trabalham em várias regiões e receber dicas, bem como profissionais que atuam em áreas similares — arquitetos e decoradores, por exemplo —, que podem indicar mais clientes.

Portanto, construir uma rede de contatos é uma excelente maneira de ter sucesso na venda de imóveis de luxo.

Tenha atenção ao pós-venda

Engana-se quem pensa que a venda se encerra depois de assinar o contrato e entregar as chaves. A etapa de pós-venda é um diferencial que pode conquistar ainda mais o comprador — aumentando as chances de fidelização do cliente, o fechamento de novos negócios no futuro e até mesmo a indicação para outros interessados.

Ligar para o comprador e perguntar se ele está feliz com o negócio é uma maneira de demonstrar que se importa com a satisfação da outra parte. Além disso, uma boa ideia é fazer um evento de inauguração do apartamento alguns dias depois da celebração do contrato. Caso queira manter um vínculo mais contínuo e próximo, é possível enviar mensagens em datas comemorativas, por exemplo.

O mercado imobiliário de luxo nunca esteve tão aquecido. Para aproveitar isso, quem deseja vender apartamento de alto padrão deve escolher uma construtora de confiança e conceituada no ramo para proceder à negociação do bem com rapidez e segurança. Infelizmente, muitas pessoas menosprezam os serviços dessas empresas. Isso é um grave erro que pode causar prejuízos e comprometer o sucesso do negócio.

Deseja comprar ou vender residências de luxo, mas não sabe com quem contar? A Construtora Sudoeste é uma empresa imobiliária com foco em imóveis de alto padrão na região de Belo Horizonte. Entre em contato conosco. Nós vamos ajudá-lo durante esse processo.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: