Envie uma mensagem
Fale
via chat
Fale via whatsapp
BLOG

Co-living: Entenda o que é esta nova tendência em moradia compartilhada

11/02/2021
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Co-living: Entenda o que é esta nova tendência em moradia compartilhada

Coliving é um conceito de moradia compartilhada entre pessoas que buscam senso de comunidade, economia e um estilo de vida sustentável.

Este estilo pode lembrar as vilas compartilhadas (cortiços), condomínios e repúblicas, mas existem algumas diferenças que caracterizam esse conceito.

Os espaços de coliving são projetados e administrados por empresas especializadas em compartilhamento de moradias, e tem se tornado cada vez mais presente em grandes centros urbanos e grandes capitais.

Além dos grupos que se reúnem para alugar e comprar um espaço em coliving, há também construtoras e incorporadoras se unindo e investindo neste novo conceito de moradia. Alguns empreendimentos imobiliários já se inspiram no conceito de coliving para criar apartamentos de todos os tamanhos, com áreas em comum, como cozinha, lavanderia e até mesmo coworking, tudo pensado na experiência máxima do morador para que tenha sentimento de pertencimento e aconchego em um lar que pode abranger seu espaço de trabalho e lazer.

Mas afinal, para quem o coliving é indicado?

O coliving é indicado para todas as pessoas que buscam um estilo de vida mais econômico, prático e completo, além da troca de experiências e convivência em comunidade.

A grosso modo, jovens, autônomos e nômades digitais se interessam mais por este estilo de moradia compartilhada pela comodidade oferecida. Mas também existem famílias e idosos que estão cada vez mais dispostos a reduzir custos e apostar em colivings.

O manifesto coliving, criado pela Coliving.org, resume bem os principais fundamentos desse movimento:

  • Comunidade em harmonia com a individualidade
  • Aproximação de pessoas e troca de experiências
  • Consumo pensado na colaboração
  • Projeção compartilhada de residências
  • Economia de recursos naturais
  • Divisão de decisões e tarefas

É possível notar que todas as bases do coliving se aproximam dos ideais de reaproveitamento e consumo consciente. Isso se assemelha bastante à cultura da economia colaborativa, uma tendência que ganha cada vez mais força.

Quais são as vantagens de se morar em um Coliving?

A primeira grande vantagem de um coliving é a economia colaborativa de recursos.

  •  Além da principal economia financeira, quem opta por um coliving gera economia e sustentabilidade de água e luz, já que é comum que alguns empreendimentos sejam construídos com materiais de baixo impacto ambiental como placas solares e sistemas de reaproveitamento de água.
  • Dentro da otimização do tempo, as tarefas em áreas comuns do coliving são compartilhadas, o que gera uma otimização de tempo como por exemplo: se um morador chega mais tarde ou precisa se ausentar por alguns dias, por exemplo, o compartilhamento das atividades diárias garante a manutenção da casa.

  • Os empreendimentos de coliving costumam ser construídos em áreas centrais e bem localizadas. Sendo uma ótima solução para quem quer reduzir o tempo de trajeto até o trabalho e ter mais qualidade de vida.

 

  • Comunidade com as mesmas afinidades. A convivência em um coliving costuma ser harmônica e rica em troca de experiências. Os espaços são projetados para fomentar a socialização e colaboração dos condôminos, cujos espaços possuem recursos tecnológicos e mobiliários  para prover lazer completo, happy hours e sentimento de pertencimento.

 

Além disso, tenho mais uma novidade: com a moradia compartilhada, você não passará por nenhum procedimento burocrático de locação de um imovel! Os colivings possuem processo de locação 100% digital e seguro, garantindo total agilidade na locação do seu espaço, e também dispões de app’s que fazem a gestão do condomínio tornando a comunicação fluida e transparente para todos os condôminos.

Agora, queremos saber de você: já se imaginou participante de um empreendimento de coliving? Já viveu alguma experiência semelhante? Tem interesse em saber um pouco mais sobre? Então fale agora com um de nossos especialistas, pois já vem novidade Sudoeste em breve nesta temática. Inovando para encantar sempre.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: