Envie uma mensagem
Fale
via chat
Fale via whatsapp
BLOG

Casa ou apartamento? Descubra qual a melhor opção para investir

11/11/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

O mercado imobiliário tem apresentado resultados bastante positivos nos últimos anos, impulsionado principalmente pela melhora da economia e pela alta procura de investidores.

Nesse sentido, a aquisição de uma casa ou apartamento próprio é um investimento alto e promissor, mas que exige organização e planejamento financeiro. Esse momento costuma ser cercado de incertezas por parte dos compradores que ficam em dúvida sobre qual imóvel é o mais vantajoso e adequado.

É aí que entra a importância de avaliar, com cuidado, os principais pontos que cada tipo de imóvel tem a oferecer, a fim de decidir pela opção que melhor se encaixa no perfil e objetivo do cliente.

Está em dúvida entre escolher uma casa ou apartamento? Este artigo apresentará os principais fatores que devem ser avaliados antes da compra e também quais são as vantagens de investir em um apartamento. Ficou interessado no assunto? Acompanhe a leitura.

O que deve ser avaliado antes de escolher um imóvel

Confira os elementos que devem ser levados em consideração antes de adquirir um imóvel.

Localização

A localização do imóvel é um dos fatores mais importantes no momento da escolha do imóvel e, portanto, merece atenção redobrada. Portanto, avalie com cautela o bairro onde você quer morar. De fato, isso dependerá também do seu gosto pessoal: perto do litoral ou interior? Bairros de alto padrão ou classe média? E por aí vai. De uma maneira geral, você deve avaliar se é um local tranquilo, seguro e com uma vizinhança agradável.

Acessibilidade

O quesito acessibilidade se refere ao nível de dificuldade no deslocamento até o local do imóvel — transporte público próximo, vias de acesso rápido, estradas e ruas asfaltadas, bairros perto do centro etc. Afinal, um grande tempo de locomoção pode acabar atrapalhando a rotina do morador e fazer com que ele perca até mesmo horas do dia preso em engarrafamentos.

Conforto para a família

O imóvel deve proporcionar uma sensação de bem-estar e trazer conforto para os moradores. Você pode comprar uma poltrona ou um sofá confortável para colocar no ambiente e até mesmo instalar uma rede. Faça do local o mais aconchegante possível, de forma que você consiga relaxar e recarregar as energias.

Nesse caso, tanto as casas quanto apartamentos costumam oferecer esse tipo de conforto. Prédios com sacadas são ideais para moradores que gostam de apreciar uma vista da cidade, ver o pôr do sol e esquecer a rotina estressante.

Iluminação

Um ambiente que recebe uma boa iluminação natural costuma ser muito procurado por quem está interessado em adquirir um imóvel. Além de clarear os cômodos e proporcionar uma sensação de ambiente saudável, os raios solares trazem mais vitalidade, ânimo e disposição para os moradores.

Ventilação

Um lar sadio e arejado costuma ter uma circulação de ar bastante eficiente. Portanto, analise o número do tamanho das janelas, basculantes e portas. Por sua vez, evite ambientes cercados de paredes, pois o ar costuma ser parado e não pode ser renovado com tanta frequência. Apartamentos com varandas são uma ótima opção nesse sentido.

Vagas de garagem

Atualmente, ter um carro se tornou uma verdadeira necessidade, principalmente em grandes centros urbanos. De fato, a maioria dos indivíduos interessados em adquirir um imóvel tem um automóvel e querem mantê-lo bem conservado e cuidado.

Por isso, eles querem um imóvel com vaga de garagem coberta de forma a proteger o veículo e evitar que ele se deteriore com facilidade — estacionar o carro em uma vaga particular mantém a pintura por mais tempo, preserva o painel, evita furtos e demais danos.

Vantagens de se investir em apartamento

Confira, a seguir, os motivos pelos quais você deveria adquirir um apartamento.

Maior potencial de valorização

O apartamento apresenta grandes chances de valorização ao longo do tempo. Esse tipo de imóvel costuma ser bastante solicitado no mercado imobiliário por consumidores interessados em investimentos nessa modalidade de bem. Portanto, um apartamento com varanda e que reúne as características mencionadas acima, com certeza, renderá um negócio promissor — conforto, ventilação, iluminação, acessibilidade etc.

Segurança

O alto nível de criminalidade, principalmente nos centros urbanos, tem feito com que os moradores busquem imóveis que ofereçam, pelo menos, algum tipo de segurança. Nesse sentido, os apartamentos costumam apresentar portaria 24 horas, câmeras de vigilância, alarmes, cerca elétrica, sistema de identificação de visitantes etc. Todos esses artefatos são essenciais para evitar assaltos e repelir criminosos.

Espaço para lazer

Apartamentos costumam ter vários ambientes compartilhados para propiciar maior lazer e interatividade aos moradores — é uma maneira de relaxar e deixar a mente espairecer um pouco. Portanto, os condomínios que oferecem academia, quadra de esportes, pista de corrida, salão de jogos, piscina, sauna e outros ambientes são os mais procurados pelos interessados em imóveis e tendem a ser muito valorizados.

Vista da cidade

Os apartamentos com varanda são a tendência que veio para ficar. A busca por imóveis que apresentam esse diferencial é muito grande. Quem não quer apreciar a vista panorâmica da cidade e relaxar contemplando o cenário?

Essa característica acaba trazendo uma sensação de comodidade, bem-estar e felicidade para os moradores. Além disso, se trata de um cômodo que oferece praticidade — ele pode comportar rede para descansar, montar um pequeno jardim, receber os amigos e confraternizar, servir como local de leitura, entre outros.

Economia

As despesas de moradores que vivem em apartamentos/condomínios, geralmente, são inferiores em relação a quem mora em uma casa. Apesar de eles terem que arcar com o pagamento da taxa condominial mensal, os valores são repartidos entre todos os moradores, o que acaba não causando muito impacto no bolso do morador. Em troca, ele tem academia, piscina, sala de jogos, quadra de esportes e tudo mais à sua disposição.

Estrutura mais conservada

Os apartamentos costumam ter uma estrutura mais moderna, nova e conservada. Desse modo, as chances de ter que desembolsar altos valores com reforma são bem pequenas — pintura, revestimento, manutenção de elevadores, troca de fiação elétrica, sistema hidráulico etc.

Você deseja adquirir um imóvel, mas tem dúvidas se investe em uma casa ou apartamento? O ideal é pesquisar com cautela as opções disponíveis no mercado e escolher aquela que mais se encaixa no seu perfil. Nesses casos, contar com o apoio de uma construtora de qualidade pode fazer toda a diferença na sua escolha!

Quer adquirir um imóvel, mas não sabe qual é a melhor opção para investir? Entre em contato com a Construtora Sudoeste e agende uma consulta!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: