Envie uma mensagem
Fale
via chat
BLOG

Bicicletas compartilhadas: a melhor opção para a mobilidade sustentável

22/04/2021
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Criada há mais de 200 anos, a bicicleta tem sido considerada uma ótima alternativa para a sociedade repensar a sua relação com o trânsito, a mobilidade urbana e as consequências do excesso de carros nas ruas, causando poluição extrema em muitas cidades do mundo.

Para reduzir os níveis de emissão de gases e conciliar as tarefas diárias ao estilo de vida sustentável, muitas pessoas já veem a bicicleta como solução, integrando-a ao dia a dia. Em alguns casos, ela já é a principal opção, substituindo o carro e aliviando o fluxo de transportes coletivos.

Iniciativas que incentivam

As pessoas já estão se habituando a um novo estilo de vida, priorizando o bem-estar e escolhendo a bicicleta como principal transporte para chegar até o trabalho, fazer pequenas compras, entre outras atividades. De forma consciente, é uma contribuição significativa para reverter um percentual de emissão de poluentes.

No entanto, ainda é preciso que a sociedade reconheça e colabore para que cada vez mais pessoas se sintam confortáveis e seguras para também participarem dessa mudança de forma sustentável. Para isso, listamos algumas possibilidades que favorecem essa transição.

1. Bicicletário
O bicicletário é o local que armazenará as bicicletas enquanto se está no trabalho, no hotel ou no condomínio. Porém, não deve ser apenas um espaço para colocar a bike, mas oferecer total suporte para que a pessoa se sinta à vontade. Em locais comerciais é sugerido incluir chuveiros para a higiene dos ciclistas, evitando que o uso de bicicleta no transporte seja impedido pela falta de uma estrutura adequada.

Instalar um bicicletário no edifício é um grande incentivo aos moradores e/ ou funcionários para que optem pela bicicleta. É uma maneira de promover um ecossistema mais saudável, afinal, uma bicicleta representa um carro a menos, melhorando o trânsito, reduzindo a poluição ambiental e estimulando uma atividade física saudável.

2. Ciclovias
Um dos principais motivos para que a população exija a implantação de ciclovias na cidade é a segurança. Ao identificar uma via de trânsito exclusiva para as bicicletas, o ciclista pode trafegar em sua própria velocidade, obedecendo às regras de trânsito e evitando acidentes com os motoristas.

Também é uma proteção adicional para os pedestres, já que não serão surpreendidos por um ciclista que circula na contramão do tráfego, além de representar uma faixa que separa a calçada da pista de circulação dos carros.

3. Bicicletas compartilhadas
Elas estão se tornando referência em mobilidade e, nada mais justo do que poder usufruir dos seus benefícios a qualquer hora do dia. Por isso, os sistemas de compartilhamento de bike estão cada vez mais presentes, seja para lazer, seja para transporte.

A consciência sobre a diminuição de carros para a redução de poluição e engarrafamentos está se consolidando e ganhando mais espaço nos grandes centros. E a possibilidade de utilizar a bicicleta compartilhada para deslocamentos pontuais ou integrá-la ao dia a dia, estimula a mudança de hábitos e proporciona uma nova perspectiva de mobilidade.

Agora, imagina poder unir parte dessas iniciativas em um prédio moderno, que estimula uma vida coletiva e compartilhada? Com o Trend você pode! Além de bicicletas compartilhadas e bicicletário, você ainda aproveita o coworking, a lavanderia coletiva e a horta compartilhada para uma rotina muito mais sustentável. Conheça-o agora mesmo!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: