Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Benefícios da automação residencial em apartamentos modernos

12/11/2018
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Com a evolução da tecnologia, a automação residencial deixa de ser algo presente apenas na ficção científica e começa a fazer parte da realidade em que vivemos. Atualmente, caso esse sistema esteja instalado, é possível controlar vários elementos de uma residência da tela de um smartphone ou por um comando de voz.

Além de proporcionar mais conforto e praticidade aos moradores de um imóvel de alto padrão, a automação é um grande diferencial para quem investe nesse segmento de mercado. Afinal, residências tecnológicas estão se tornando uma tendência, o que propicia uma maior valorização desses ativos.

Por isso, os benefícios de investir em um empreendimento planejado com automação residencial são muitos. Uma estrutura bem planejada oferecerá um sistema de áudio e vídeo de melhor qualidade, ajudará a economizar energia, oferecerá mais conforto, comodidade, e principalmente, proporcionará mais segurança para você sua família.

Portanto, leia este artigo até o final e descubra como a automação residencial beneficiará os seus investimentos no mercado imobiliário. Vamos começar?

O que é a automação residencial?

Basicamente, a automação residencial tem como objetivo utilizar a tecnologia para facilitar e automatizar algumas tarefas cotidianas que um morador tem em sua residência. Desse modo, com um simples clique é possível que ele realize tarefas pré-programas, o que lhe proporcionará conforto, praticidade, economia e segurança.

Portanto, esse sistema permite que uma pessoa controle o funcionamento dos equipamentos domésticos de qualquer lugar por meio de um smartphone ou tablet. Sendo que, para isso, basta que se tenha acesso à internet. Dessa forma, é possível controlar a temperatura da residência, as cortinas e, até mesmo, a irrigação do jardim de qualquer parte do mundo.

Assim, a residência se torna mais confortável utilizando o controle individual de aquecimento ou ar-condicionado, climatização de pisos, acionamento de lareiras, irrigação do jardim, preparação de banho e cuidados com água da piscina e banheiras. Tudo controlado por rede wireless, tornando possível que do seu escritório você prepare a temperatura da água da sua banheira e aqueça o piso dos banheiros.

O que é domótica?

É praticamente impossível falar de automação residencial sem antes entender o conceito de domótica. Ele se baseia em um termo utilizado na robótica para denominar a integração de mecanismos automáticos para executar tarefas domésticas cotidianas.

Originado na França durante a década de 1980, essa expressão é usada para intitular toda tecnologia que é desenvolvida para controlar, de maneira integrada, a iluminação, a climatização e a segurança de um ambiente.

Assim, a domótica se baseia em encontrar meios para que as pessoas consigam sanar suas necessidades com o mínimo de esforço, o que proporciona conforto e qualidade de vida.

Como a automação pode valorizar um imóvel?

Como veremos a seguir, a automação residencial proporciona diversas vantagens, que fazem com que um possível comprador ou inquilino enxergue um maior valor agregado no imóvel. Assim, o investidor tem um aumento em sua rentabilidade, pois isso aumentará o preço a ser cobrado em uma venda ou em uma locação.

Entretanto, para que esse investimento consiga trazer bons lucros, é essencial que se tenha uma visão ampla do mercado imobiliário, pois é necessário ter um bom capital para conseguir adquirir os equipamentos que automatize um imóvel.

Contudo, devido ao reaquecimento da economia, a automação residencial se torna um grande diferencial, uma vez que existe uma tendência mundial em seu uso.

Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), existe no Brasil um potencial de 1,8 milhão de residências automatizadas, sendo que apenas 300 mil contam com esse sistema instalado. Portanto, existe um grande mercado a ser explorado, o que proporciona a esse segmento um crescimento constante.

Sendo assim, é fundamental que um investidor do mercado imobiliário possua em sua carteira um imóvel automatizado. Já que isso o deixará atualizado às demandas dos consumidores e poderá ser um grande diferencial.

Quais são as vantagens de investir em automação residencial?

Como é possível perceber, a automação residencial proporciona diversas vantagens aos moradores de uma residência. Afinal, essa tecnologia oferece soluções práticas que deixam a vida das pessoas mais fáceis. Contudo, esse sistema não proporciona apenas conforto. Confira suas principais vantagens!

Praticidade no dia a dia

Sem nenhuma dúvida, a maior vantagem de um sistema de automatização residencial é a praticidade que essa tecnologia proporciona, o que garante um maior conforto para os moradores de uma residência. Desse modo, com um simples clique em um aplicativo com acesso à Internet, é possível controlar, em qualquer local do mundo, diversos elementos do imóvel.

Assim, esse sistema proporciona inúmeras possibilidades para facilitar a vida das pessoas. Imagine o quanto seria bom se, depois de um cansativo dia trabalho, ao aproximar-se de seu lar, o sistema de climatização é automaticamente acionado para que você entre em um ambiente com a temperatura ideal, independente se o clima está quente ou frio.

De mesma forma, com o sistema de automatização integrado com o GPS de um smartphone, é possível programar para que a cafeteira trabalhe ou a garagem se abra assim que o morador chegar em frente a seu lar.

Proporciona economia

Os recursos de automação geram uma considerável redução no consumo de energia e água. Uma vez que existem aplicativos que permitem ao morador um controle bem mais apurado da utilização da rede elétrica.

O sistema também pode oferecer indicadores de consumo que ajudam a controlar os gastos com energia, o que permite descobrir em quais locais está se gastando mais para que se faça uma economia de forma racional.

Além disso, é possível evitar o desperdício de recursos ao automatizar os sistemas de iluminação, de climatização e de irrigação. De modo a permitir o funcionamento desses equipamentos apenas durante o período necessário.

Para que isso seja possível, usam-se sensores que conseguem otimizar o aproveitamento da luz natural ou desativam os climatizadores quando a temperatura já está agradável.

Aumenta a segurança

Um dos mais importantes benefícios da automação é a segurança que ele oferece ao morador. Afinal, por meio da tecnologia é possível controlar remotamente os elementos de uma residência para simular que existem pessoas em uma casa vazia.

Assim, por meio da automatização, a iluminação e o equipamento de som podem ser ativados, assim como a movimentação das cortinas.

Para se ter um maior controle de quem tem acesso à residência, basta instalar leitores biométricos — como os de impressões digitais ou de íris. Outra forma é realizar um monitoramento remoto, o qual permite que o morador visualize o que está acontecendo em seu lar pelo celular. Essa solução é ótima para quem tem filhos pequenos

Por fim, caso os moradores desejem uma maior proteção quando algo grave acontecer, pode-se instalar um botão de pânico. Por meio dele é emitido um alerta silencioso que informa às autoridades policiais ou às empresas de segurança privada que a residência foi invadida.

Evita acidentes domésticos

Quando existem filhos pequenos em uma família, a segurança deles é uma das maiores preocupações dos pais. Ainda mais que, devido à curiosidade e a agitação típicas de uma criança, qualquer descuido pode se tornar um grave acidente.

Ao contar com a automatização residencial, os pais terão um grande aliado para manter a segurança de seu lar. Visto que, além do monitoramento remoto que os permitem ver o que está acontecendo em sua ausência, existem mecanismos que desativam o fogão e as torneiras.

Outra solução fornecida pela tecnologia é a restrição de acesso por trancar automaticamente portas e janelas. Com isso, as crianças não conseguem sair de casa escondidas ou ir até a cozinha sem a presença de um adulto.

Personaliza o ambiente

A iluminação é um dos pontos principais de qualquer projeto de design de interiores. Afinal, esse elemento é fundamental para proporcionar conforto aos usuários de um ambiente. Por isso, para cada tipo de cômodo, existe uma forma correta de fazer a disposição das lâmpadas.

Com o uso da automatização residencial é possível personalizar a iluminação de acordo com a ocasião. Se os moradores precisam de um ambiente mais aconchegante, é possível criá-lo com apenas alguns cliques. O mesmo ocorre quando é necessário ter uma iluminação forte para receber os amigos e familiares para uma festa.

Por conta de todos esses benefícios a Construtora Sudoeste tem investido cada vez mais na construção de empreendimentos modernos que adotam a automação residencial. É o caso, por exemplo, o projeto do Lódz Residence que oferece ao morador um sistema avançadíssimo de automação, mas com extrema usabilidade, o que permite a qualquer morador controlar um ambiente e utilizar os recursos com muita facilidade.

Caso você queira saber como é possível um imóvel proporcionar mais qualidade de vida, que tal aprender como a conscientização ambiental em projetos imobiliários é importante? Até a próxima!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: