Envie uma mensagem
Fale
via chat
Fale via whatsapp
BLOG

Os 6 diferenciais do Bairro Santo Agostinho em BH

23/03/2020
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

O investimento na compra de imóveis é algo que deve ser feito de forma criteriosa, analisando o potencial de valorização e a qualidade de vida da região. Pensando nisso, decidimos fazer um post para apresentar o bairro Santo Agostinho em BH, pois ele oferece condições muito atrativas. Ainda não sabe como é morar na Zona Sul de BH?

Descubra a partir de agora a localização exata do Santo Agostinho, a história da região e, claro, os motivos que fazem do bairro uma boa alternativa de investimento em moradia!

Onde fica localizado o bairro Santo Agostinho?

O Santo Agostinho é considerado um bairro de classe média-alta a alta e fica localizado na Zona Sul da capital mineira. Em forma de triângulo, ele é cercado por outros bairros importantes, como Prado, Gutierrez, Lourdes, Barro Preto, Savassi, Funcionários e Cidade Jardim, ficando a uma rotatória do centro de Belo horizonte.

Sua localização é estratégica por não ficar tão longe do centro e, ao mesmo tempo, conseguir reunir condições necessárias para oferecer uma moradia com qualidade de vida. Hoje, o Santo Agostinho é considerado um dos melhores bairros para morar em Belo Horizonte.

Qual é a história da região?

Em 1930, após a construção do Colégio Santo Agostinho, o bairro ganhou esse nome e foi delimitado pelas avenidas Contorno, Olegário Maciel e Amazonas, formando uma espécie de triângulo com uma rotatória na ponta.

Devido à proximidade com o centro, o Santo Agostinho adquiriu características urbanas, acumulando edifícios residenciais, comerciais e governamentais ao longo de sua história. Alguns destaques são o prédio do Crea, a Assembleia Legislativa e a sede estadual do Banco Central.

Mesmo assim, o bairro mantém um clima nostálgico, com casas e prédios sem muros altos, remetendo à época em que não precisávamos nos preocupar tanto com a proteção contra invasões domiciliares.

Quais as vantagens de morar no bairro Santo Agostinho em BH?

Se você busca um bom lugar para morar ou investir, Santo Agostinho é o bairro ideal. Abaixo, listamos 6 razões que comprovam isso. Acompanhe!

1. Tem instituições de ensino tradicionais

O Colégio Santo Agostinho é uma das instituições de ensino mais tradicionais da região e responsável pelo nome do bairro. Ele tem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) nos serviços educacionais oferecidos, que vão do nível infantil ao médio.

Se precisar de um curso técnico ou superior, o morador do bairro pode encontrar a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), faculdades particulares e escolas técnicas nos bairros vizinhos.

2. Permite fácil acesso às regiões vizinhas

Uma das avenidas que contorna o bairro Santo Agostinho, a do Contorno, circula toda a região central de Belo horizonte, dando acesso aos bairros mais importantes da cidade sem que o morador precise encarar o trânsito pesado do centro para chegar até eles. Assim, fica mais fácil trafegar pela região, não importa se de carro, de bicicleta ou de ônibus.

Além disso, a Avenida do Contorno dá acesso direto à BR-356, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro e a outros municípios do interior mineiro. Por essa facilidade na mobilidade, o bairro Santo Agostinho tem uma localização considerada estratégica para o comércio e os moradores.

3. Tem excelente infraestrutura

O Santo Agostinho faz parte do conjunto de bairros que forma a capital mineira. Isso faz com que ele ganhe atenção por parte do prefeito e do governador do estado com relação aos investimentos em melhorias.

Hoje, o bairro tem uma das melhores infraestruturas urbanas de Belo Horizonte, o que é motivo de orgulho para os moradores. As ruas e avenidas são asfaltadas, bem sinalizadas e iluminadas à noite.

Além disso, há sinal de Wi-Fi, coleta de lixo domiciliar regular, distribuição de energia, água tratada, hospital, clínicas médicas, delegacia, rondas policiais frequentes e transporte público. Tudo funcionando bem e de forma ininterrupta.

Com relação ao comércio, existem agências bancárias, lotéricas, farmácias, padarias, lojas de roupas e muito mais. Se a pessoa preferir, pode concentrar as suas compras em um único local, visitando o shopping Diamond Mall. Ele tem 3 andares e mais de 200 lojas.

4. Conta com ótimas opções de lazer

Se o futuro morador gostar de caminhar ou praticar outras atividades físicas ao ar livre, pode visitar a Praça da Assembleia. Também chamada de Praça Carlos Chagas, o local passou por reformulações para oferecer mais lazer e segurança aos moradores. Há atividades culturais na praça, como oficinas e apresentações de peças teatrais e artes marciais.

Quem tem animais de estimação vai adorar o bairro, pois ele é “pet friendly”. No parque Rosinha Cadar, por exemplo, é comum vermos as pessoas passeando com os seus bichinhos. Isso porque o local oferece espaço apropriado para os animais domesticados se divertirem.

Aos que gostam de almoçar fora e/ou aproveitar a noite, o Santo Agostinho tem uma grande variedade de bares e restaurantes. A culinária local é de boa qualidade e com preços acessíveis. Em muitos deles, você pode ir a pé de tão perto que fica.

5. Oferece qualidade de vida

Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano, os níveis de saúde, educação, longevidade, segurança e qualidade de vida do Santo Agostinho são considerados bons e acima da média para a região, o que faz o bairro ser destaque no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Belo Horizonte.

Grande parte dessa característica foi obtida devido aos investimentos da iniciativa público-privada em espaços de convivência e arborização, que ajudam a equilibrar a temperatura do local mesmo nos períodos mais quentes do dia e do ano. Consequentemente, o ar fica mais puro e fresco.

6. Possibilita a valorização

O bairro Santo Agostinho é nobre, tradicional e muito charmoso. Além disso, sua população apresenta um perfil mais maduro, o que resulta em boas convivências e mais tranquilidade na região.

Todos esses fatores fazem com que a procura por imóveis aumente no bairro, elevando os preços das unidades. Como os moradores se esforçam para manter essas características, podemos dizer que é um bom lugar para morar ou investir.

Como você pôde perceber, o bairro Santo Agostinho em BH concentra imóveis de alto padrão e tem qualidades que o diferenciam dos outros na região. Você deve considerá-lo ao investir em um imóvel que reúna qualidade de vida e valorização no médio e longo prazos.

Vamos começar? Entre em contato com a Construtora Sudoeste agora mesmo e cadastre-se para o nosso lançamento neste bairro.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: