Envie uma mensagem
Fale
via chat
Fale via whatsapp
BLOG

Aprenda a fazer os melhores investimentos imobiliários

27/07/2018
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Os investimentos imobiliários são excelentes opções para quem deseja aplicar seu dinheiro e obter rentabilidade tanto em curto quanto em longo e médio prazo. Imóveis são aplicações seguras, fator que atrai aqueles investidores mais conservadores, que que preferem não correr riscos.

O mercado imobiliário tem diversas opções de investimento, que vão desde imóveis populares a produtos de alto luxo. Então, não há necessidade de ser uma pessoa muito endinheirada para investir nesse mercado, pois existem opções para todos os perfis de investidores.

Claro que há outros diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado, como as ações na bolsa de valores, os títulos de renda fixa, os CDB’s (Cerificados de Depósito Bancário), os títulos públicos, a caderneta de poupança, entre outros.

Cada tipo de investimento tem lá seus benefícios, mas o mercado imobiliário ainda é uma das melhores opções. E isso se deve a diversos fatores, que citaremos posteriormente. Quer saber como fazer excelentes aplicações no setor de imóveis? Então, continue a leitura deste post.

Nele, vamos explicar por que investir nesse mercado, quais as vantagens e o que avaliar antes de fazer seus investimentos no setor. Confira!

Por que devo investir em imóveis?

O mercado imobiliário experimentou uma crise em 2015, quando o Brasil passou por uma turbulência política que afetou negativamente a economia no pais. Nesse cenário, o setor de imóveis também foi afetado, pois houve um aumento significativo nas taxas de desemprego, o que reduziu o poder de compra da população.

Como esse fato ainda é um pouco recente, talvez algumas pessoas ainda tenham receio de investir, pois não se sentem seguras em relação à economia. Contudo, comprar imóveis é um investimento bastante seguro e, mesmo em tempos de crise, ainda é uma boa opção para aplicar seu dinheiro.

Trouxemos alguns bons motivos para você fazer investimentos imobiliários logo a seguir.

O MERCADO OFERECE BOAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO

Se você tem o costume de observar o mercado imobiliário, com certeza já percebeu que sempre aparecem boas oportunidades de negócio. É bastante comum que as imobiliárias e construtoras sempre tenham produtos com valores muito bons e com excelentes formas de pagamento.

Aproveitar uma oportunidade dessas é certeza de um bom retorno, mesmo que seja em longo prazo. E isso pode acontecer com imóveis na planta, prontos, lotes, usados e, até mesmo, de alto padrão.

E voltando ao assunto de turbulência econômica, essa é a melhor época para investir, pois quando as construtoras têm muitos imóveis à venda, a possibilidade de fazer uma compra com um valor acessível é muito maior.

Então, o investidor tem a oportunidade de comprar um imóvel em uma área bem localizadae, quando a economia mostra sinais de aquecimento, os preços voltam a subir. Dessa forma, ele pode ser vendido por um valor bem maior do que quando foi adquirido, oferecendo um bom retorno financeiro.

IMÓVEIS OFERECEM FACILIDADE DE NEGOCIAÇÃO

O setor de construção civil passou muitos anos em alta produtividade. Isso significa que muitas casas, apartamentos e salas comerciais foram construídos ou ainda estão em obra. Então, o que as construtoras mais querem é vender esses produtos já prontos para lançar novos empreendimentos.

Por isso, elas oferecem facilidades de negociação. Algumas empresas têm, até mesmo, financiamento próprio para a compra de imóveis prontos. Claro que, talvez, o prazo não seja tão longo quanto o que é oferecido por instituições bancárias, mas se você deseja comprar o bem em menos tempo, vale a pena considerar essa opção.

Porém, não são somente as imobiliárias e construtoras que estão dispostas a negociar os valores e formas de pagamento, mas os proprietários também. E se você tem um bom valor para a entrada ou vai pagar o imóvel à vista, tem mais poder de negociação ainda.

Em caso de pagamento à vista, você ainda pode conseguir um bom imóvel com um preço vantajoso ou ter acesso a uma oferta especial.

HÁ DIVERSAS OPÇÕES DE INVESTIMENTO NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Quem deseja investir em imóveis tem a disposição uma boa variedade de unidades disponíveis. Dos pequenos apartamentos aos bens de alto luxo. É possível encontrar casas, apartamentos, flats e salas comerciais em diversas regiões diferentes e para todos os bolsos.

Então, aproveite para pesquisar as melhores construtoras. Com certeza, você encontrará uma opção que atende às suas necessidades e desejos, sem apertar seu orçamento pessoal e familiar.

OS INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS SÃO UMA OPÇÃO DE DIVERSIFICAÇÃO PARA APLICAÇÃO DE SEU DINHEIRO

A compra de imóveis é uma forma de diversificar seus investimentos e, assim, reduzir os riscos de perder dinheiro com aplicações erradas. Quem investe no mercado de ações, por exemplo, pode direcionar uma parte de suas finanças para o mercado imobiliário, pois se ele apostar todas as fichas na bolsa, pode ter sérios prejuízos.

Com a compra de imóveis, isso não acontece, pois não há riscos de perda. Então, mesmo que você seja aquele investidor que gosta de retorno alto e rápido, pode comprar bens para ter mais segurança em suas aplicações.

Quais as vantagens do investimento imobiliário?

Adquirir bens dessa natureza traz diversos benefícios ao investidor, pois esse é um investimento super seguro. Mesmo que você tenha a intenção de vender o bem e esse processo demore um pouco, o retorno é certo. Além disso, comprar imóveis é construir patrimônio, acumular riqueza.

Não é à toa que várias celebridades nacionais e internacionais investem nesse mercado quando começam a ganhar dinheiro. É uma garantia de ganhos futuros, caso a carreira entre em decadência. Com uma boa quantidade de imóveis, é possível viver de renda para o resto da vida.

Vejas algumas das principais vantagens de investir nesse mercado.

IMÓVEIS SÃO UM INVESTIMENTO SEGURO

Investimentos em imóveis são considerados muito seguros. Isso porque, ao comprar uma casa, um lote, um apartamento ou uma sala comercial você está adquirindo um patrimônio físico. É muito diferente de investir no mercado de ações, por exemplo, pois, nesse caso, você compra uma cota de uma empresa, mas não tem nada físico, apenas um contrato afirmando que possui aquele bem.

Além disso, quando você assina o contrato de compra e venda de um imóvel, não há a possibilidade de ele ser tomado ou roubado de você, como acontece com outros bens, como carros e joias, por exemplo.

Porém, então, você se pergunta: e se o Brasil sofrer outra crise, como em 2015, eu não vou perder dinheiro? Não seria melhor eu deixar meu dinheiro guardado na poupança? A resposta é não, pois mesmo em tempos de turbulências econômicas, imóveis não podem ser confiscados, como já aconteceu com a caderneta de poupança.

IMÓVEIS OFERECEM ÓTIMAS CHANCES DE RENTABILIDADE

A rentabilidade é um bom motivo para investir em imóveis. Quando você compra um produto em uma área com altos índices de valorização, a tendência é que, com o tempo, o valor do bem aumente de forma constante e significativa.

Se você compra uma casa, lote ou apartamento hoje, depois de alguns anos pode ter um bom lucro com a venda do bem. Porém, não é somente a venda que gera um bom retorno, mas a locação também.

Em cidades universitárias, a procura de imóveis por estudantes é grande, o que oferece uma boa oportunidade de ter uma renda fixa mensal. Mesmo que o valor não seja tão alto, o dinheiro cai na conta todos os meses e pode ser usado para pagar a escola das crianças, comprar um presente para os netos, pagar uma viagem, enfim, pode ter várias utilidades.

Além de ter um dinheiro extra todos os meses, com o imóvel alugado, você não precisará se preocupar com despesas como condomínio e IPTU.

OPORTUNIDADE DE VIVER DE RENDA

Como falamos no início deste tópico, investir na compra de imóveis pode oferecer a oportunidade de você viver de renda. Isso mesmo! Se você possui uma boa quantidade de propriedades alugadas, poderá viver exclusivamente dos ganhos provenientes das locações.

Imagine não ter que se preocupar em ficar desempregado ou em caso de você ter uma empresa e ela venha a falir, a renda fixa já é garantida mensalmente. É como se fosse uma aposentadoria antecipada, mas mais lucrativa.

UM IMÓVEL NUNCA PERDE SEU VALOR

Quando você compra um carro, depois que ele sai da concessionária, ele já perde uma boa parte de seu valor. Por isso, é muito comum que pessoas que têm um automóvel vendam por um montante significativamente abaixo do que quando compraram o bem.

Automóveis se depreciam muito rápido e, depois de alguns anos, seu valor de venda fica bem abaixo do preço o qual foi adquirido. Essa desvalorização não acontece no mercado imobiliário.

Muito pelo contrário, você pode comprar um lote hoje, em um bairro novo, com pouca infraestrutura e, quando houver melhorias no local, como instalação de escolas, comércio, hospitais e outras benfeitorias, o terreno pode valer bem mais do que quando foi adquirido. Isso acontece também com imóveis prontos, inclusive usados, pois depois de uma boa reforma, sua valorização aumenta consideravelmente.

O que avaliar ao fazer investimento no mercado de imóveis?

Mesmo que comprar imóveis seja um investimento seguro é preciso ponderar alguns pontos antes de entrar no mercado. Para adquirir um apartamento ou casa, por exemplo, não é preciso entender tudo sobre o setor imobiliário, mas você precisa estudar um pouco sobre o assunto para não cair em armadilhas e aplicar seu dinheiro em algo que não dará retorno.

Você pode aprender sobre o mercado imobiliário até mesmo pela internet. Não é preciso se tornar um especialista no assunto, apenas entender o suficiente para conseguir fazer bons negócios e ter noção dos valores praticados no mercado. Veja o que avaliar antes de investir no setor imobiliário.

VERIFIQUE SE CONSTRUIR PODE TRAZER MAIS LUCRO DO QUE COMPRAR PRONTO

Construir dá bastante trabalho. É preciso tirar licença na prefeitura, pagar engenheiros para fazer os projetos, contratar pessoal para a obra, comprar materiais, enfim, resolver todos os aspectos burocráticos e operacionais referentes a uma construção. Para quem é leigo no assunto, isso não é nada fácil.

Embora comprar um imóvel pronto deixe você livre de todo esse trabalho, talvez seja melhor para o seu bolso obter um terreno e construir uma casa ou apartamento. Para quem deseja adquirir uma propriedade para vender, a construção pode oferecer uma rentabilidade melhor do que fechar negócio com opções que já estão prontas para serem ocupadas.

Porém, se sua intenção é alugar, comprar pronto pode ser a melhor escolha, pois além de poupar seu tempo, você terá rendimentos mais rapidamente. Depois da assinatura do contrato, poderá alugar seu bem para terceiros.

VERIFIQUE SE OS IMÓVEIS EM VISTA SERÃO LUCRATIVOS

Esse é um ponto muito importante na hora de fazer investimentos imobiliários. Como o objetivo do investidor é ter lucratividade com o bem, ele precisa analisar o imóvel para ter certeza de que ele pode ter lucros com a venda ou locação dele. Não adianta comprar uma propriedade de altíssimo luxo se ela não oferece um bom retorno financeiro.

Nesse caso, investir em imóveis de médio padrão, mas que tenham uma boa liquidez, é uma opção melhor. Claro que casas e apartamentos de luxo também oferecem boa rentabilidade, mas se o valor a ser investido for muito alto, talvez seja melhor comprar mais de uma propriedade com preços mais acessíveis, pois, assim, o retorno será muito mais rápido.

LEMBRE-SE DE QUE VENDER FINANCIADO NOS PERMITE GANHAR JUROS

Receber uma venda à vista é muito bom, não é mesmo? Quando você vende um imóvel financiado pelo banco, a instituição já repassa o valor integral do que foi financiado para você, o que é muito bom, pois você pode investir na compra de outra propriedade para vender.

Nesse caso, o banco tem um grande lucro, pois ele ganha juros em cima do financiamento concedido ao comprador. Então, por que não vender seus imóveis parcelados? As construtoras, principalmente as loteadoras, comercializam seus produtos dessa forma.

As empresas pedem uma pequena entrada e parcelam o restante do valor em diversos anos, o que permite que elas ganhem um bom dinheiro com juros. Você também pode comercializar seus imóveis dessa forma, pois, embora vá receber em parcelas, com a incidência de juros, seu lucro será maior do que com a venda à vista.

VEJA SE PREFERE ALUGAR E ADMINISTRAR DO QUE APENAS ALUGAR

Ao adquirir um bem para locação você tem duas opções: ou administra seu bem ou contrata uma imobiliária para cuidar de todo o processo. Se você optar por entregar os serviços para uma empresa especializada, ficará livre do trabalho de ter que divulgar o imóvel, cobrar e receber de inquilinos, fazer contratos e todos os pontos burocráticos que envolvem a locação.

Por outro lado, é necessário pagar uma taxa de administração para a imobiliária. Então, se você quer economizar nesses serviços, você mesmo pode fazer a administração dos aluguéis.

Nesse caso, todo o trabalho de divulgação, mostrar o imóvel para possíveis inquilinos, atender pessoas interessadas, cobrar e receber aluguéis será por sua conta. Em contrapartida, terá um rendimento maior, pois não precisará pagar profissionais para realizar o serviço.

É importante que você já tenha em mente como será esse processo antes de comprar o imóvel, pois esse fator pode influenciar no valor do aluguel.

Vale a pena investir em imóvel na planta?

Essa é uma dúvida que pode ser bastante comum para investidores, principalmente de primeira viagem. Uma casa ou apartamento na planta ainda é uma possibilidade, pois ele demora um tempo para ser entregue. Para quem pensa em alugar um imóvel, essa pode não ser a melhor opção, afinal, terá que esperar as obras terminarem para depois começar a ter rendimentos.

Contudo quem deseja comprar o imóvel para vender é uma excelente opção. Quando uma casa ou apartamento é vendido na planta, o valor é mais baixo do que quando a propriedade está pronta. Quem investe em lançamentos ainda em fase de projeto se beneficiará da valorização que aquele bem terá depois da finalização das obras.

Além disso, as condições de pagamento para imóveis na planta são facilitadas, o que é um atrativo para quem não tem condições de fazer a compra à vista. Durante a construção, somente um percentual do valor do imóvel será pago — que geralmente oscila entre 25% e 40%.

O restante só é pago depois da entrega das chaves. Esse fator oferece uma oportunidade para você comprar um imóvel de qualidade com preço atrativo e ainda juntar uma grana para quitar a dívida posteriormente, enquanto as obras estão em andamento.

Quais as melhores dicas para quem deseja fazer esse investimento?

Por mais que os investimentos imobiliários ofereçam diversas opções e sejam interessantes, é preciso fazer uma análise cuidadosa para fazer as escolhas certas. Os investimentos devem render bons frutos para sua carreira de investidor, afinal de contas, essa é sua intenção ao se lançar nesse mercado.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre como investir em imóveis com segurança, separamos algumas dicas básicas. Confira!

ESCOLHA UM NICHO

Uma grande vantagem de investir nesse mercado é que você pode escolher entre diversas opções. É possível comprar propriedades para vender, adquirir terrenos e construir casas para vender ou alugar, investir em imóveis novos, em usados, na planta ou prontos.

Porém, antes de decidir qual tipo comprar é necessário escolher seu propósito. Você quer viver de aluguel ou prefere adquirir o imóvel para vender posteriormente? Há investidores no mercado que compram lotes e constroem casas para vender. Outros preferem fazer aquisições de apartamentos para alugar.

Para que você consiga direcionar melhor seus investimentos, é preciso escolher um nicho de mercado. Não dá para atirar para todos os lados, pois, assim, você perde o foco e não alcança seus objetivos.

FAÇA UM PLANEJAMENTO DE INVESTIMENTOS

Planejamento é uma das peças-chave para o sucesso de qualquer empreendimento. No mercado de investimento imobiliário, isso não é diferente. Se você deseja ter bons lucros com a venda ou locação de imóveis, precisa fazer um planejamento da aplicação de seu dinheiro.

Antes de comprar o bem, planeje com antecedência como será feito o pagamento, em quanto tempo o imóvel será quitado e estabeleça um prazo para ter retorno sobre o investimento.

MANTENHA-SE RACIONAL

Quando uma pessoa compra seu primeiro imóvel, ela está realizando um sonho de muitos anos. Por isso, muitas vezes, a escolha é baseada na emoção, e não na razão. Contudo, investidores devem pensar diferente, pois a intenção com o negócio é ganhar dinheiro.

Um bom investidor é aquele que deixa as emoções de lado e enxerga as oportunidades de negócio que aquele bem pode oferecer. Não importa a situação que ele está hoje, mas o que ele representará no futuro. Enxergar as possibilidades de valorização é o que difere o investidor excelente de um mediano.

DOMINE TODAS AS ETAPAS DE NEGOCIAÇÃO

A arte de negociar deve ser uma habilidade de um bom investidor. Se você não domina essa técnica, dificilmente terá sucesso em sua carreira, pois seus ganhos dependem dessa habilidade. Você precisa dominar todas as etapas da negociação, desde a compra do imóvel até sua venda, mesmo que seja assessorado.

Lembre-se de que a parte mais interessada em fazer um bom negócio é você. Se a negociação for ruim, você será o maior prejudicado da história.

BUSQUE BOAS PARCERIAS

Investidores imobiliários precisam de bons parceiros, daqueles que sempre o procuram quando aparecem boas oportunidades de negócio. Existem diversas imobiliárias e corretores no mercado, mas, para conseguir fazer uma boa parceria, é preciso passar um “pente fino”, pois há muitos profissionais medíocres, dispostos a vender a qualquer preço.

E você não quer ser assessorado por esses profissionais, certo? Então, procure ter parceiros honestos, que ajudem sua carreira de investidor a ter sucesso. Assim, ambas as partes serão beneficiadas.

Como você viu, fazer investimentos imobiliários não é nenhum bicho de sete cabeças. Na verdade, o principal cuidado a ser tomado consiste em uma avaliação do comportamento do mercado a longo prazo. Esse fator vai influenciar na capacidade de produzir renda com o bem adquirido. Por isso é importante saber a hora de investir e conseguir identificar imóveis que ofereçam rentabilidade.

Se você está procurando imóveis para investir na cidade de Belo Horizonte, a Construtora Sudoeste tem excelentes opções para você. Entre em contato com nosso consultores e agente uma visita.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: