Envie uma mensagem
Fale
via chat
BLOG

Animais de estimação em apartamento: quais cuidados devo ter?

03/09/2021
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Está cada vez maior o número de pessoas com animais de estimação em apartamento, resultado da flexibilização do modelo de trabalho atual. Isso porque os pets terão a presença de seus donos diariamente e, em contrapartida, também se tornarão uma companhia especial em um momento tão delicado.

É o que aponta a recente pesquisa, desenvolvida no início da pandemia na Espanha e publicada pela revista Journal of Veterinary Behavior. Ela evidencia o impacto positivo na saúde física, mental e emocional das pessoas que a relação entre os humanos e os animais de estimação proporcionou.

No Brasil não é diferente. Os números apontam que 44,3% dos domicílios possuem ao menos um cachorro e 17,7% possuem ao menos um gato. Em casos de famílias que ainda não possuem um pet, 100% delas afirmam o desejo de ter, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP).

Portanto, se você está em busca de um animal de estimação, mas não sabe qual é o mais indicado para apartamento e quais cuidados deve tomar, confira as nossas dicas:

Quais animais de estimação são mais indicados para apartamento?
Muitas dúvidas surgem ao cogitar escolher um animal de estimação, principalmente quando se trata do relacionamento com os demais moradores, o bem-estar do animal, se o espaço comporta o tamanho dele, entre outras questões.

Por isso, é indicado analisar a qualidade de vida que será proporcionada ao pet, entendendo quais os tipos que se adaptam melhor ao espaço disponível. Fizemos uma lista com os animais de estimação que são permitidos em apartamento e que se acostumam rápido em um novo lar:
– Cachorro (de porte compatível ao tamanho do apartamento);
– Coelho;
– Chinchila;
– Gato;
– Hamster;
– Pássaros (calopsitas estão entre os mais usuais);
– Pequenos répteis (lagartos, iguanas, etc);
– Porquinho-da-Índia;
– Tartaruga.

Cuidados com o seu pet
Após escolher o pet que mais combina com você e com o seu estilo de vida, é hora de saber quais os cuidados essenciais para manter a saúde do seu novo amigo. Independente da espécie, manter a água sempre limpa e oferecer a ração ideal, obedecendo a periodicidade e a quantidade, são imprescindíveis.

Além disso, é fundamental manter o ambiente sempre limpo e organizado. Se a sua escolha for uma calopsita ou um porquinho-da-Índia, por exemplo, é necessário manter a gaiola ou jaula higienizada para evitar a proliferação de bactérias causadoras de problemas graves à saúde dos animais.

Ademais, é primordial dedicar um tempo para os passeios habituais, sobretudo com os cachorros. Seja qual for o tamanho, os caninos possuem mais energia e as saídas regulares favorecem o alívio desse vigor e de suas necessidades fisiológicas.

Portanto, ao se mudar ou adquirir um apartamento, a sugestão é pensar na adaptação do seu pet. Escolha um empreendimento com hospitais veterinários, lojas pet friendly e praças por perto, como o Be Savassi.

Localizado próximo à “praça dos cachorros”, é uma excelente opção para quem deseja um passeio tranquilo. 


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: