Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

Afinal, é melhor comprar imóvel para alugar ou fazer um investimento financeiro?

16/01/2019

Muitas pessoas têm como objetivo realizar o sonho da casa própria e embarcam no mercado imobiliário em busca de algo bom para adquirir. Porém outros querem comprar imóvel para alugar ou fazer um investimento financeiro, duas opções que trazem ótimos retornos para o investidor.

O investimento em si nada mais é do que uma preparação para o futuro, de modo que o seu próprio dinheiro vai lhe trazer algum lucro ao ser bem aplicado. Mas muitos não sabem o melhor caminho a seguir na hora de fazer um investimento.

A dúvida está entre comprar imóvel para alugar ou fazer um investimento financeiro, seja uma aplicação em produtos de renda fixa ou em papéis de renda variável.

Sendo assim, antes de escolher a melhor opção, faz-se necessário avaliar os fatores que envolvem os investimentos, para saber sobre a rentabilidade e os riscos que os investidores podem correr.

Continue por aqui e conheça um pouco mais sobre como funciona a compra de imóveis para aluguel, bem como fazer um investimento financeiro, a fim de que você saiba quais fatores devem ser considerados em ambos os investimentos.

Quais fatores devem ser considerados para comprar imóvel para alugar ou fazer investimento financeiro?

Todo tipo de investimento envolve o pagamento de um valor muito alto, então, para que você não tenha problemas quanto à escolha e a realização do investimento, é importante levar alguns fatores em consideração.

Segurança no investimento

Não dá para negar que a compra de um imóvel é considerado um dos tipos de investimentos mais seguros que existem, uma vez que com a aquisição de uma casa ou apartamento, e até mesmo uma sala comercial ou terreno, você está lidando com um bem físico, que pode ser utilizado, mas que, ao mesmo tempo, não é facilmente roubado ou tomado.

No caso das formas de pagamento para esse tipo de aquisição, os financiamentos oferecidos pelas instituições financeiras trazem muita segurança para o comprador. A negociação é feita de forma tranquila, de acordo com as possibilidades da pessoa, levando em conta a renda familiar.

Como na maioria dos casos sempre tem uma imobiliária envolvida, o comprador tem certa segurança de estar fazendo um bom negócio, dentro da lei, e sem a possibilidade de ser passado para trás.

E, após a aquisição do bem ou propriedade, essa pode ser facilmente utilizada como fonte de renda, principalmente no caso de uma locação, afinal de contas, todos os meses você terá um retorno fixo sobre o uso daquele imóvel.

Já no caso do investimento financeiro em renda fixa, eles trazem bons resultados por conta dos índices de CDI ou IPCA, que continuam atraentes mesmo que ocorra queda da taxa básica de juros, uma vez que a rentabilidade pode ser acumulada dentro dos doze meses de investimento, resultando em um ótimo retorno financeiro para o investidor.

Mas, nesses casos, faz-se necessário aplicar o seu dinheiro em uma instituição de confiança, para ter segurança no investimento a ser realizado.

Rentabilidade

A compra de um imóvel para investimento envolve muita pesquisa e estudo, bem como um planejamento financeiro para não ter problemas durante esse processo. Afinal de contas, essa é uma aquisição importante e você não vai fazê-la com um imóvel qualquer, em qualquer localização, nem de uma hora pra outra.

A rentabilidade é um dos fatores mais importantes a serem analisados nessa compra. Quando você escolhe investir em uma área que tem altos índices de valorização, a tendência é que o valor do imóvel aumente significativamente com o tempo, e de forma constante.

Para os investimentos em renda fixa, a rentabilidade não é diferente, mas a única coisa a ser observada são as taxas de juros. Quando a taxa está em alta, o retorno financeiro é bem maior, se comparado ao valor recebido pelo aluguel.

Assim, esse investimento chega a ter rentabilidade bem mais alta no curto prazo, já que os imóveis costumam demorar mais para oferecer bons retornos.

Por exemplo, um investimento financeiro de médio ou longo prazo, que tenha uma taxa fixada em 10% ao ano, cujo valor investido foi de 250 mil reais, retorna para você 275 mil reais em um ano, um lucro difícil de conseguir apenas com o aluguel do imóvel.

Entretanto, com o passar do tempo, as chances de que você tenha um bom lucro com a compra do imóvel são altíssimas, visto que, com a valorização do bem, esse retorno pode superar os 100%.

Liquidez

Já com a questão da liquidez, no caso da compra de imóveis para alugar, esse é um aspecto que está em baixa. A liquidez é o nome dado ao tempo necessário para que um investimento seja transformado em lucro e, levando em conta o cenário atual do mercado imobiliário, esse tempo pode ser longo.

Isso se dá, principalmente, quando a compra de um imóvel é feita por financiamento, algo que requer um processo mais demorado para pagar todas as parcelas e quitar a dívida. Dessa forma, você acaba demorando mais para ter lucro por meio do imóvel que adquiriu.

Porém, nos investimentos financeiros de renda fixa, como já foi dito, é possível ter um lucro bem mais rápido, em até 12 meses, dependendo da forma como o contrato foi firmado. Sendo assim, a liquidez é bem mais alta.

No fundo de renda fixa, você consegue ainda vender uma das partes do investimento ou fazer um resgate do dinheiro investido. Coisa que é impossível na compra de imóveis, pois você não consegue vender uma das partes do bem para resgatar qualquer valor que seja.

Valorização do ativo

Pensando nesse fator, ambas as opções são benéficas para o investidor. No caso da compra do imóvel, mesmo que o retorno venha em um prazo mais longo, se o imóvel for valorizado, o lucro que ele terá com a venda desse bem pode ultrapassar o preço da aquisição.

Nos investimentos em renda isso também pode acontecer, visto que, se houver uma valorização das taxas de juros, você pode conseguir um retorno superior ao esperado.

Mas é importante ressaltar que os dois tipos de investimentos são distintos e que devem ser feitos de acordo com o que vai dar melhores resultados para o investidor.

A compra de um imóvel, além de ser um bom investimento, também garante uma moradia, uma renda fixa futura e certa segurança e estabilidade para o comprador. Por outro lado, nos fundos de renda fixa, o dinheiro aumenta gradualmente e pode ser resgatado com facilidade, embora isso possa reduzir o seu lucro.

Gostou de entender um pouco sobre os pontos que devem ser observados ao comprar imóvel para alugar ou fazer um investimento financeiro? Ficou interessado em ver mais conteúdos como esse ou em conhecer os nossos serviços? Então entre em contato com a nossa empresa que iremos lhe ajudar naquilo que você precisa!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: