Envie uma mensagem
Fale
via chat
Fale via whatsapp
BLOG

Afinal, comprar imóveis para revender é um bom negócio?

15/07/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Você conhece a expressão “comprar na baixa e vender na alta”? Essa máxima do mercado imobiliário nos remete ao propósito de qualquer investidor: lucro. Comprar para revender pode ser a opção que faltava na sua carteira de investimentos. Para tanto, é sempre oportuno cercar-se de informações, não é mesmo?

E será que essa é uma boa opção? Para ajudá-lo a analisar essa possibilidade com cautela, reunimos algumas informações essenciais, a fim de que seu processo decisório seja realizado de maneira consistente. Ficou interessado pelo assunto? Então, acompanhe a leitura do texto.

Vantagens de comprar imóveis como investimento

Educadores financeiros recomendam que 60% do patrimônio líquido seja destinado à aplicações financeiras (renda fixa ou variável) e 40% em imóveis. Isso permitirá que você tenha mais segurança e rentabilidade. Uma vez observada essa proporção, precisamos avaliar as vantagens dos investimentos imobiliários. Vamos destacar algumas delas a seguir.

Segurança

Está pacificado no mercado que a construção de um patrimônio sólido requer uma convivência harmônica entre segurança e rentabilidade. Sabemos que investir em ações, por exemplo, pode ser rentável. Porém, precisamos garantir a segurança patrimonial com investimentos mais estáveis, como é o caso da aquisição de imóveis de alto padrão para revenda.

Por se tratar de um bem cuja posse é permanente, poderá ser empregado como garantia perante qualquer situação imprevista. Além disso, você poderá optar pela locação até que o mercado apresente um cenário econômico favorável para uma venda efetiva.

Portanto, seu investimento não só será mais seguro, como também poderá proporcionar um bom retorno financeiro. Basta que você se cerque das informações certas e adote as medidas adequadas ao iniciar a investir no mercado imobiliário.                                      

Rentabilidade

A rentabilidade consiste no ganho financeiro sob o valor investido. Nesse sentido, investidores pesquisam, avaliam e comparam as opções mais rentáveis antes de decidir onde empregar seu capital. Investir no mercado imobiliário, sobretudo em razão do atual cenário econômico, poderá trazer resultados interessantes em termos de rentabilidade.

Isso ocorre porque os preços ainda estão mais baixos em face da pouca procura por imóveis. Tal fenômeno decorreu da crise financeira enfrentada pelo Brasil nos últimos quatro anos. Todavia, há previsões de que os preços voltem a subir, pois estamos iniciando um processo de recuperação da economia. Certamente, nos próximos meses, ocorrerá um crescimento na procura por esse tipo de bem.

Por isso, a fim de potencializar seu ganhos, sobretudo no médio prazo, adquirir imóveis neste momento é recomendável. Sua rentabilidade será ainda maior caso você invista em vários lotes de imóveis ainda na planta. Para que seus ganhos atinjam resultados melhores, procure por construtoras com tradição no mercado, como a Construtora Sudoeste.

Liquidez moderada

Além da rentabilidade, a liquidez deve ser considerada antes de optarmos por um investimento. Ela consiste na possibilidade do investidor converter facilmente uma ativo em dinheiro sem que ocorra uma perda significativa no seu valor. No contexto do mercado imobiliário, via de regra, imóveis são investimentos com liquidez moderada.

Em razão dessa característica, recomenda-se a aquisição desse tipo de investimento para quem tem um perfil mais conservador, ou seja, prima por ganhos maiores no longo prazo. Tal perfil costuma ter uma carteira diversificada que permite ter a confiança para apostar em imóveis para revenda no momento mais favorável do mercado — esse posicionamento estratégico costuma maximizar os ganhos.

Sendo assim, você não vai errar em apostar na aquisição de imóveis para revenda, desde que seus objetivos sejam projetados para o médio e longo prazo. Apostar em imóveis de alto padrão pode ser uma escolha adequada, uma vez que o mercado de luxo não sofre grandes impactos das crises econômicas e costuma ter uma grande valorização ao longo do tempo.

Avalie se optar por comprar para revender é um bom negócio

No tópico anterior descrevemos algumas vantagens de se investir no mercado imobiliário. Agora, vamos apresentar algumas considerações que devem ser analisadas antes de fechar negócio.

A primeira consideração a ser feita diz respeito ao seu perfil de investidor. Nesse contexto, é importante retomar que o investimento em imóveis se caracteriza por ser seguro e rentável no longo prazo. Isso significa que se trata de uma aposta para quem tem meios de deixar seu capital investido para obter ganhos significativos em dois ou três anos — por exemplo, a aquisição de vários imóveis na planta.

Uma vez superada a primeira etapa, precisamos fazer um levantamento detalhado de todos os custos envolvidos no processo. Comprar imóveis para revender, como qualquer investimento, costuma ter custos que podem reduzir o retorno financeiro. Por isso, conhecê-los é muito importante para que o investidor adote medidas preventivas que contribuirão para que o plano seja bem-sucedido.

Por exemplo, ao adquirir um imóvel na planta para revenda, precisamos ter atenção às taxas que recaem sobre o preço total do imóvel. Algumas são obrigatórias, como impostos e gastos com escritura e registros. Todavia, aquelas estipuladas no contrato, ou seja, não obrigatórias, podem ser negociadas ou suprimidas, aumentando a rentabilidade do investimento.

Portanto, se você estiver por dentro das características do investimento, conhecer o seu perfil de investidor e os custos envolvidos tanto na compra quanto na venda de imóveis, estará apto para multiplicar seus ganhos.

Dicas para aumentar as chances de ter lucro na revenda de imóveis

Até aqui, destacamos vantagens de investir no mercado imobiliário e apresentamos considerações que devem ser analisadas antes de fechar negócio. Agora, receba dicas para aumentar as chances de ter lucro na revenda de imóveis.

Observe o cenário econômico

Investidores iniciantes ou veteranos sabem que uma das premissas para obter sucesso com investimentos consiste em ter atenção ao cenário econômico. Conforme a dinâmica dos mercados, podemos ter impactos significativos nos investimentos. Por isso, ter atenção a tais indicadores norteará as decisões sobre o momento oportuno de comprar ou vender ativos. Essa postura, consequentemente, repercutirá nos rendimentos.

Sabemos que o Brasil está, aos poucos, se recuperando de uma forte recessão, e esse otimismo causa efeitos no mercado imobiliário. Com a taxa Selic em torno de 6,5%, sabemos que obter o crédito imobiliário está favorável. Do mesmo modo, o controle da inflação em torno de 3 a 4%, faz com que o poder de compra da população seja fortalecido. Esses dois indicadores impactarão diretamente no crescimento da procura por imóveis para os próximos meses.

Aposte nas melhores parcerias

Apostar no mercado imobiliário requer não só uma avaliação criteriosa sobre o cenário econômico e os custos operacionais do investimento, mas também exige que observemos quem serão nossos parceiros. Por isso, antes de escolher a construtora, adote as seguintes cautelas:

  • verifique o portfólio de empreendimentos;
  • pesquise o nível de satisfação dos clientes;
  • conheça os projetos em andamento;
  • verifique se a empresa costuma cumprir os prazos;
  • apure se há demandas judiciais em relação a construtora.

De posse de todas essas informações, você poderá fechar negócio com a tranquilidade de quem está apostando seu capital em um empreendimento que proporcionará os rendimentos esperados.

Compare entre a opção de investir em imóvel na planta ou usado

Fazer um levantamento detalhado dos custos envolvidos tanto na compra quanto na venda de imóveis permite que você adote a melhor opção. Para descobrir se a aquisição de imóveis na planta ou já construídos é a mais rentável, você precisa colocar tudo na ponta do lápis.

Finalmente, depois de levantados todos os dados, você pode tentar negociar com a construtora as melhores taxas. Somente após essa tentativa é que você estará pronto para escolher em qual tipo de empreendimento aplicará o seu dinheiro.

Por meio deste texto, procuramos destacar que comprar para revender imóveis pode ser uma excelente opção para diversificar seus investimentos. Nesse sentido, apontamos alguns benefícios, verificamos que a revenda é uma opção vantajosa e, por fim, apresentamos quatro dicas essenciais para potencializar seus lucros.

Agora, chegou o momento de você amadurecer as informações adquiridas buscando outras fontes, seja contratando uma consultoria profissional. O importante é não perder tempo para começar a investir. Se as dúvidas persistirem, considere a possibilidade de contratar suporte profissional. Para tal, entre em contato com um de nossos consultores, certamente a Construtora Sudoeste tem a solução de que você necessita!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: