Envie uma mensagem
Fale
via chat
Fale via whatsapp
BLOG

9 vantagens de comprar um imóvel na planta

01/08/2018
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Comprar um imóvel na planta é uma excelente opção para quem deseja investir no mercado imobiliário. Seja para morar ou para simplesmente aumentar seu patrimônio, muitas vezes, essa opção pode ser a mais viável, devido à flexibilidade que ela oferece.

Se você está pensando em comprar um imóvel na planta, mas ainda não sabe se é bom negócio, não precisa ter medo, pois este é um investimento muito seguro, desde que você escolha com cuidado a construtora responsável pelo empreendimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste post!

Quais são as vantagens de comprar um imóvel na planta?

São diversas as vantagens, mas serão listadas apenas as principais e mais relevantes. Acompanhe!

1. INSTALAÇÕES MODERNAS

A compra de um imóvel na planta garante que você receba um produto totalmente novo, com instalações modernas, pois tudo começou a ser construído do zero. Então, os materiais utilizados para fazer a parte hidráulica e elétrica serão o que há de mais novo no mercado, garantindo que o apartamento novo não precise de reforma por alguns anos.

Além da garantia de qualidade e bom funcionamento, o comprador vai encontrar o que há de mais moderno no que diz respeito a instalações e acabamento.

No mais, com a crescente preocupação da população e das construtoras com a sustentabilidade, é cada vez mais comum que novos empreendimentos sejam desenvolvidos dentro desse conceito.

A tendência é que os imóveis mais novos sejam adaptados para oferecer mais conforto com o mínimo impacto ambiental. Além de conservar o meio ambiente, essas construções ainda reduzem os custos dos moradores com despesas de água e luz, por exemplo.

2. POSSIBILIDADE DE PERSONALIZAÇÃO

Quem é que não quer morar em um ambiente que combine com sua personalidade, estilo ou gosto? É muito mais fácil conseguir isso na fase de projeto da casa ou apartamento do que nos casos de residências prontas. As construtoras oferecem a possibilidade ao comprador para que ele possa alterar algumas características do imóvel, para que ele se adapte melhor às suas necessidades.

Essa personalização do imóvel pode incluir desde detalhes do acabamento, como pisos diferentes do que estão no projeto ou até mesmo o tamanho de determinados espaços da casa.

Embora essas alterações custem um valor à parte, ainda saem mais em conta do que reformar um apartamento pronto. Além dos altos custos de uma reforma, ainda tem o fato de ser bem mais trabalhoso reformar uma casa pronta do que mudar algumas características de um imóvel em construção.

3. PREÇO ACESSÍVEL

É comum que imóveis na planta tenham menor custo que os prontos, o que já é uma boa vantagem para o consumidor. Isso porque, naturalmente, um empreendimento que ainda está sendo construído não pode ser comercializado pelo mesmo valor de um imóvel já pronto.

No mais, no atual cenário econômico, as construtoras, muitas vezes, oferecem excelentes oportunidades para quem deseja comprar um imóvel na planta.

Além disso, nos casos de imóveis em construção, o comprador, geralmente, realiza parte do pagamento durante a construção e o restante é pago após a entrega. Isso pode garantir um bom desconto, caso cliente decida realizar a compra à vista ou antecipar as parcelas.

4. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO FLEXÍVEIS

Outro grande benefício de comprar um imóvel na planta é flexibilidade de pagamento. Quando você compra um apartamento pronto, normalmente, precisa dar uma entrada entre 30% e 40% do valor do imóvel, pois, dessa forma, as prestações ficam mais suaves.

A entrada de um imóvel pronto precisa ser paga à vista, na maioria dos casos. Em caso de espaços em construção, a entrada pode ser parcelada e há mais flexibilidade para o pagamento restante, permitindo que o comprador escolha a condição que mais se adeque à sua realidade.

Por exemplo: se o empreendimento vai ficar pronto em 36 meses, a entrada pode ser paga até o término da obra, o que deixa o pagamento bem mais tranquilo.

5. MELHORES CHANCES DE VALORIZAÇÃO

Pra quem está em busca de um investimento, comprar um imóvel na planta pode ser uma boa opção. O produto final costuma ser muito valorizado, comparado ao preço pago no início. Após a obra, o valor das unidades pode aumentar em até 30%. Lembrando que ele é adquirido com um valor abaixo do mercado, pois ele ainda está em fase de construção.

Essa valorização acontece por diversos fatores, desde o crescimento da região de localização do imóvel, pois quando há construção de escolas, parques, hospitais e shopping centers e comércios, aquele local tende a valer bem mais do que quando não havia tanta infraestrutura.

Outro fator que aumenta as chances de valorização de um imóvel na planta é o aquecimento do mercado imobiliário. Se o bem foi adquirido em um período o qual a economia estava em recessão e ficou pronto quando a situação do país estava bem melhor, suas chances de valorização serão maiores do que o previsto no início das obras.

Então, ao final da construção, você conta com uma opção de moradia e uma excelente garantia de investimento.

6. MUDANÇA MAIS ORGANIZADA

Essa forma de aquisição de imóvel acontece muitas vezes antes mesmo das obras se iniciarem. O fato do comprador investir em um bem que será entregue no futuro permite que ele organize melhor a mudança, que é um fator que dá bastante trabalho. É preciso resolver muita coisa antes de se mudar para a casa nova, principalmente quando os membros da família trabalham ou quando as crianças estão na escola.

Então, é preciso verificar a escola das crianças, a nova rota de trabalho, disponibilidade de transporte público etc. Essas coisas levam tempo e, com a compra de um imóvel na planta, você terá a oportunidade de verificar e planejar tudo isso com calma.

Além disso, é necessário comprar móveis e eletrodomésticos para a casa nova e ainda contratar uma transportadora para levar a mudança. Com a previsão de entrega das chaves da nova casa, você tem a oportunidade de pesquisar bastante esses itens, o que pode gerar uma boa economia para seu bolso.

7. DOCUMENTAÇÃO DESCOMPLICADA

A compra de um imóvel antigo pode gerar muitas dores de cabeça, pois os documentos podem vir com registros incompletos, além de possíveis atrasos nos pagamentos e taxas como o IPTU, entre outros problemas.

Com a compra de um imóvel na planta, esse tipo de problema tem menos chances de acontecer, pois o bem nunca foi habitado. Então, todas as questões serão tratadas entre a construtora e o novo proprietário, sem o envolvimento de terceiros.

Além disso, a documentação nesse tipo de compra tende a ser menos burocrática, uma vez que a assinatura envolve a promessa de compra e venda, e não um contrato definitivo.

8. CONSTRUÇÃO DE PATRIMÔNIO

Quando você escolhe comprar um imóvel na planta, além de todos os benefícios citados, você ainda tem a oportunidade de criar seu próprio patrimônio, investindo em um bem que só trará rentabilidade ao longo dos anos. O retorno da compra de um imóvel é garantido, seja a curto, médio ou longo prazo.

Quem deseja comprar para vender, pode se beneficiar da valorização que o produto adquire para obter um bom lucro com a venda. Mas quem quer locar seu imóvel também tem a oportunidade de ter uma renda extra, que pode ser usado para aquisição de outros bens, para fazer uma viagem em família ou pagar os estudos dos filhos.

9. ALTA LIQUIDEZ

Ao comprar um imóvel na planta, você tem a chance de adquirir um bem moderno, que além de confortável, ainda proporciona economia em contas de água e luz, como citamos em um dos tópicos acima.

Então, esse produto terá uma boa liquidez no mercado e você não terá grandes dificuldades em vender o bem por um valor justo. Além disso, se o imóvel for construído em um local privilegiado e ainda ter uma planta diferenciada, as chances de venda ainda serão boas mesmo em casos de imprevistos financeiros, como desaceleração da economia.

Como comprar um imóvel na planta de forma segura?

Mesmo que comprar um apartamento na planta seja uma boa opção, essa opção oferece riscos como em qualquer outro tipo de investimento. Por isso, é bom ficar atento a alguns pontos para fazer um investimento seguro.

A primeira coisa a ser observada é o histórico da construtora, pois obras podem sofrer atrasos e, se ele for muito grande, vai atrapalhar seus planos para aquele imóvel. Outro ponto a ser observado é a qualidade dos materiais que serão utilizados na obra. Essas informações ficam disponíveis no material descritivo e você deve ter acesso a ele antes da assinatura do contrato.

A localização é um dos pontos mais importantes, pois esse é um fator que pode tanto valorizar muito o imóvel quanto desvalorizá-lo. Então, observe os bairros vizinhos e veja quais comodidades têm por perto. Quanto melhor for a infraestrutura do local, melhores serão as chances de valorização.

Se você está comprando um imóvel em um bairro novo, procure informações junto à prefeitura de sua cidade sobre os planos de construção de melhorias, como escolas e postos de saúde.

Observando todos esses pontos, você vai conseguir comprar um imóvel na planta com total segurança e ainda tem a chance de ganhar um bom dinheiro no futuro, com a venda ou locação daquele bem.

Se você está procurando imóveis de boa qualidade em Belo Horizonte, a Construtora Sudoeste tem excelentes opções para você. Entre em contato com nossa equipe de profissionais e agende uma visita!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: