Envie uma mensagem
Fale
via chat
Fale via whatsapp
BLOG

8 considerações para não errar ao comprar imóvel

03/12/2019
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Sabemos que comprar imóvel é uma opção de investimento muito próspero. Especialmente nos últimos anos, a estabilidade e o fortalecimento do mercado imobiliário têm contribuído para o crescimento desse cenário positivo.

No entanto, antes de adquirir o imóvel ideal é importante prestar atenção em alguns fatores para garantir o sucesso desse investimento. Afinal, trata-se de uma negociação que envolve altos valores.

Então, você está em busca de um imóvel, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto? Não se preocupe! Neste artigo, veremos as principais dicas que devem ser observadas para você não cometer erros ao comprar imóvel. Continue lendo e confira!

1. Conheça o seu orçamento disponível

Antes de qualquer coisa, é necessário saber o montante de reserva financeira que você tem disponível e reservado para investir em um imóvel. Acima de tudo, é importante escolher uma propriedade que seja condizente com a sua realidade.

Existem hoje várias opções de pagamento e financiamento, caso você ainda não tenha a quantia integral para efetuar a compra. Ainda assim, as prestações mensais devem caber no seu bolso. O recomendado é que você comprometa cerca de 30% de sua renda total com o valor destinado ao pagamento dessas parcelas, para manter-se seguro.

2. Defina o tipo de imóvel que você deseja comprar

Você pretende investir em imóveis recém-lançados ou ainda da planta? Casa ou apartamento? Qual é a metragem ideal? Deve haver quantos quartos? Você precisa de vaga de garagem? Todas essas questões são essenciais e interferem diretamente no conforto, na praticidade e na qualidade de vida do morador. Portanto, devem ser analisadas com cautela antes da compra!

3. Confira a localização e as opções de acesso

A boa localização de um imóvel vai muito além de um bairro seguro e de alto padrão. Ela abrange a análise de vários outros fatores — proximidade de centros comerciais, existência de transporte público, condições do asfalto das ruas e rodovias etc.

Além disso, é importante avaliar a distância percorrida entre o imóvel desejado e os principais locais que você frequenta no seu dia a dia, como trabalho, academia ou a escola dos filhos. Assim, você terá uma noção melhor sobre o tempo diário que vai gastar entre esses deslocamentos.

4. Avalie a taxa de valorização

Convenhamos: quando uma pessoa investe em um imóvel, ela sempre espera que ele se torne mais valorizado com o tempo ou, ao menos, que mantenha a sua média de valores. Portanto, antes de realizar esse tipo de negociação, é muito importante avaliar as reais chances de esse imóvel se valorizar ao longo dos anos.

Para isso, observe os seguintes elementos: bairro de localização, diferenciais e serviços oferecidos, segurança personalização e a infraestrutura da propriedade. Desse modo, é possível ter uma noção sobre a possibilidade de se obter uma alta rentabilidade e lucros futuros.

5. Verifique a segurança

O alto índice de criminalidade, tão presente nos grandes centros urbanos brasileiros, faz com que a segurança seja um dos principais requisitos a serem avaliados antes de se comprar imóvel.

Muitos moradores têm buscado driblar a sensação se insegurança e acabam por reforçar o imóvel com a instalação de câmeras de vigilância, alarmes, portaria 24 horas e outras formas. E essa, de fato, é uma boa estratégia para se proteger. Então, não deixe de verificar a existência dessas funcionalidades no imóvel desejado.

Além disso, verifique mais de perto o bairro onde está localizada a propriedade. Ele é considerado violento ou seguro? Você ouve falar de assaltos e roubos pela região? Se puder, converse com vizinhos e tire as suas dúvidas. Não há ninguém melhor do que o próprio morador para passar essas informações, certo?

6. Pesquise o histórico da construtora

Diante de tudo o que vimos, é importante contratar os serviços de uma construtora para auxiliá-lo durante esse processo. E isso implica uma empresa de fama positiva no mercado, idoneidade e bom atendimento. Portanto, não deixe de checar o seu histórico antes de fechar o negócio.

Quantos anos essa empresa tem no mercado, qual é o nível de satisfação dos seus clientes? Já houve atrasos na entrega das chaves? Qual é a legalidade de toda sua documentação? Você pode perguntar para conhecidos que fizeram negócios com a construtora e pesquisar a reputação da marca na internet, em sites e fóruns especializados do ramo imobiliário.

7. Analise as alternativas de pagamento

A maioria dos imóveis disponíveis para negociação costuma oferecer diversas opções de pagamento para os clientes, dependendo da condição financeira de cada um — as mais comuns atualmente sendo o pagamento à vista e o financiamento.

A primeira opção costuma ser vantajosa para quem já dispõe da quantia suficiente para fechar o contrato. Isso porque é possível a concessão de descontos que tornam o negócio bastante vantajoso. Essa, porém, não é a realidade da maioria dos brasileiros. Assim, grande parte deles costuma financiar o imóvel junto a bancos e instituições financeiras.

8. Conte com o apoio de uma construtora especializada

Sem dúvida, a construtora é melhor empresa para ajudá-lo nesse momento tão especial. Os profissionais que trabalham nesse estabelecimento reúnem todo o conhecimento sobre os trâmites legais para efetivar a negociação, além de terem um entendimento bem aprofundado sobre o mercado imobiliário.

É a partir da análise do perfil do cliente, por exemplo, que ela buscará os imóveis que melhor se encaixam nesse padrão, de acordo com suas necessidades e preferências. Com certeza, a construtura contribuirá de maneira inigualável para que você consiga fazer a melhor escolha e adquirir o imóvel dos seus sonhos! Então, considere os serviços desse tipo de profissional como um investimento essencial, e não apenas uma despesa.

Enfim, como você pôde notar, comprar imóvel não é uma tarefa tão simples assim. Existem muitos detalhes que devem ser avaliados antes de se decidir pelo fechamento do contrato. Portanto, não se esqueça de tirar todas as suas dúvidas com o corretor capacitado e experiente no ramo imobiliário!

Gostou da leitura? Agora, se deseja investir em imóveis, entre em contato com a Construtora Sudoeste e conheça as nossas opções de empreendimento que estão disponíveis para o seu perfil!


ASSINE NOSSA NEWSLETTER: