Envie uma mensagem
Chat
online
Fale com um consultor
Fale via whatsapp
BLOG

7 filmes para investidores que você precisa assistir

26/12/2018
ASSINE NOSSA NEWSLETTER:

Conhecer esses 7 filmes para investidores fará você assimilar aspectos importantes do mercado financeiro de uma maneira leve, agradável e eficiente. Afinal, nem só de manuais, e-books e diversos outros materiais importantes para quem investe se consegue obter conhecimento.

O teor de entretenimento dos bons longas-metragens não impede que eles tenham um conteúdo bem fundamentado e que seja passado ao espectador de forma fluida, sobretudo para quem é investidor e assistirá a essas produções com um olhar clínico.

Se quiser saber quais são os 7 filmes mais úteis para você, continue lendo e descubra com as informações a seguir!

1. Wall Street

Wall Street é um clássico de 1987, estrelado por um elenco de ponta: Charlie Sheen, interpretando o corretor emergente Buddy Fox, e Michael Douglas, no papel de Gordon Gekko.

Gekko é uma grande inspiração para Buddy por conta da sua frieza e ambição ao lidar com o mercado financeiro. A grande fortuna que fez nesse meio e o estilo de vida luxuoso e badalado que leva são os grandes objetivos de seu aspirante, que, por fim, as consegue atingir.

Porém tal ascensão meteórica de Buddy teve um preço, tanto para a sua consciência quanto para a sua liberdade: para enriquecer rapidamente, ele acessou informações privilegiadas e perigosas e cometeu crimes.

Ainda que o filme tenha um caráter dramático por conta dessas histórias excepcionais e desfechos problemáticos, serve não só como alerta das consequências sobre as más práticas existentes no mercado, como também ressalta a importância de ser racional no momento de lidar com dinheiro. Afinal, como diz a célebre frase de Gekko em Wall Street: “o dinheiro nunca dorme”.

2. Moneyball

O longa Moneyball, também conhecido aqui no Brasil como Jogada de Risco ou O Homem que Mudou O Jogo, é um filme estrelado por Brad Pitt e que mostra a genialidade de um técnico de futebol americano que usa um método inovador para contratar jogadores e formar uma equipe de sucesso.

O grande detalhe aqui é que o time que ele coordena não tem muito dinheiro, e a forma como usa os números e analisa o desempenho de jogadores talentosos, porém subvalorizados no mercado, faz toda a diferença.

A grande lição que fica para quem é investidor é a forma de enxergar as coisas e como oportunidades podem estar escondidas em situações que desvalorizamos. Mais uma vez, a racionalidade do protagonista e sua habilidade com os números desponta como o diferencial para o sucesso. Percebe algo em comum com o mercado de investimentos? Pois é!

3. Becoming Warren Buffett

Becoming Warren Buffet é um documentário que deve estar na lista de todo investidor. Afinal, Warren pode ser considerado um papa da área, por conta de sua trajetória inspiradora de sucesso no mercado financeiro

Esse longa se destaca por mostrar a história de vida de Buffet desde a infância, seu gosto por números, sua rotina e a forma disciplinada como gere sua empresa Berkshire Hathaway.

As suas atividades filantrópicas também são um show à parte no documentário, ressaltando que a maior doação já feita na história foi realizada por esse magnata estadunidense.

4. A Grande Aposta

A famosa crise de 2008 que afetou a economia americana, impactando boa parte da economia global, é a temática do filme A Grande Aposta. O enredo foca na iniciativa de investidores que conseguiram prevê-la e se beneficiaram lucrando com a crise.

Com elenco formado por grandes nomes da atuação, como Brad Pitt, Christian Balle e Steve Carrel, é uma ótima pedida para quem quer entender melhor não só o que aconteceu naquele momento emblemático, mas também compreender alguns termos técnicos do mercado financeiro — por meio de análises divertidas baseadas em experiências cotidianas. 

5. Fome de Poder

Estrelado por Michael Keaton e disponível na Netflix, o filme Fome de Poder conta a história de ascensão da rede de fast food McDonald’s por conta da visão visionária do investidor Ray Kroc.

O destaque do enredo é justamente a forma como Kroc viu potencial em uma pequena lanchonete americana gerida pelos irmãos McDonald, mas que não tinha qualquer expressão para além dos limites da cidade na qual estava.

Mudando o modelo de gestão e apostando alto, Kroc conseguiu transformar o McDonald’s na rede que conhecemos, famigerada mundialmente e em ascensão por décadas no mercado financeiro.

6. Banco ou Bitcoin

Outro documentário essencial para quem quer ter uma visão mais apurada sobre o mercado financeiro, e abrir a mente para novas possibilidades, é o Banco ou Bitcoin. Contendo diversas entrevistas com especialistas e entusiastas dessa moeda digital que tem chamado bastante atenção nos últimos anos, é uma ótima fonte de informação para ter maior discernimento sobre essa nova tendência.

7. Jogo do Dinheiro

O filme Jogo do Dinheiro é imperdível, tanto pela maravilhosa atuação de George Clooney, como pela presença do apresentador Lee Gates, do programa de televisão “Money Monster”, que dá dicas sobre o mercado financeiro em forma de entretenimento. É interessantíssimo o aspecto filosófico contido no drama vivido pelo protagonista, que é ameaçado por um sequestrador, portando uma arma de fogo, em um programa transmitido ao vivo.

A questão central proposta pelo enredo é que a ameaça de morte de Lee Gates ao vivo para todo o país e a plateia presente acabam contribuindo para o recorde de audiência do programa. O desconhecido que invade a gravação ao vivo e ameaça o apresentador com uma arma, obrigando a produtora do programa Patty Flenn (interpretada por Julie Roberts) a manter o show no ar, faz com que o perigo se torne o grande espetáculo.  

Tanto pelas dicas dadas pelo personagem Lee Gates, quanto pela reflexão proposta no filme, Jogo do Dinheiro é um excelente longa para se ver e ter um bom momento em frente à tela.

Procure sempre se atualizar sobre o mercado financeiro para encontrar as melhores opções de investimento e utilizar essas informações de acordo com o seu perfil de investidor. Afinal, conforme dissemos na introdução, nem todo o conhecimento está apenas nos livros, manuais, e-books e tantas outras fontes de informação disponíveis sobre o mercado financeiro.

Se você gostou de conhecer esses 7 filmes para investidores que precisa assistir, aproveite para nos seguir nas redes sociais — Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube e Twitter  e continuar por dentro do nosso conteúdo!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER: